Ir para o conteúdo principal
Foregon.comConteúdos
Acesse sua conta

Conheça os principais interesses de compra no Dia do Consumidor

Por Jennifer FigueiredoPublicado em

Em 15 de março foi celebrado o Dia do Consumidor 2020. A data já alcança a sexta edição no Brasil com aumento nas pesquisas, nos últimos anos. Devido ao novo coronavírus, que acometeu o país poucos dias depois, fechando o comércio físico, a semana do consumidor pôde ser considerada uma oportunidade para o aquecimento das vendas, antes da recessão. Neste momento, as lojas online são o meio de compra mais seguro, preservando o isolamento social. 

O questionamento deste artigo é: o que despertou o interesse de compra no Dia do Consumidor entre homens e mulheres de todo o país? Quais categorias de produtos o público pretendia adquirir nesta data? Acompanhe os detalhes a seguir, com dados apurados na pesquisa realizada pela Foregon.

Pesquisa de Intenção de Compras no Dia do Consumidor 2020

A pesquisa feita para compreender as intenções de compra no Dia do Consumidor 2020, entrevistou 1.500 pessoas de todas as regiões do país, de todas as faixas etárias e gêneros, entre os dias 10 e 19 de fevereiro, deste ano. Considerando, desta forma, um nível de confiança de 95%, com margem de erro de 2.5 pontos percentuais.

Imperdível
Sua chance de ter um cartão de crédito sem anuidade78.477 pessoas já pediram
Ver cartão
Encerra em 16:20

A apuração realizada pela equipe de Data Science da Foregon identificou, além das categorias de interesse de compra mais escolhidas entre homens e mulheres, suas preferências de busca por ofertas, meios de adquirir o produto desejado e outras especificações que iremos detalhar a seguir. 

Mulheres lideram o interesse de compra em Dia do Consumidor 2020

As mulheres representam 51.4% do público com pretensões de compra no Dia do Consumidor. Entre as categorias de produtos mais escolhidas por elas, destacamos as três mais votadas:

Categoria de produtos Porcentagem
Eletrodomésticos 31.6%
Alimentos e Bebidas 29.5%
Roupas e acessórios 28.7%

Para a aquisição desses produtos, o público feminino considerava investir uma média de R$ 794.30. Mas, antes de ir às compras, perguntamos a principal fonte de busca pela melhor oferta.

A resposta obtida foi que as lojas online são as ferramentas de pesquisa de preço mais escolhidas (21.1%), seguida pelas tradicionais lojas físicas com 16% da preferência. Os estabelecimentos físicos também lideram entre os locais para efetuar a compra do bem desejado, com 39.4% dos votos. 

Pretensão de gastos é superior entre homens

Em relação ao interesses de compra no Dia do Consumidor 2020, 47.9% do público são homens. No entanto, estes pretendiam gastar mais que as mulheres. O valor médio reservado para essas aquisições é de R$ 918.20. Porém, a questão é: o que buscavam comprar nessa data? Confira as porcentagens apuradas:

Categoria de produtos Porcentagem
Celulares/Smartphones 31.1%
Eletrônicos 28.3%
Roupas e acessórios 26.6%

Como forma de pesquisa mais utilizada para identificar os preços e ofertas, os sites de lojas online estão em primeiro lugar, com 23.3% dos votos, enquanto os comparadores de preço como Zoom, Buscapé, entre outros, são a segunda opção mais escolhida (16,5%) por eles. No momento de efetuar a compra, o público masculino escolhe ambas as opções (38.4%) para lojas físicas e online. 

Para as mulheres que não tinham interesse em fazer compras no Dia do Consumidor, o principal motivo foi a falta de dinheiro, enquanto que para os homens, economizar foi a principal razão.

Gostou? Deixe seu curtir
Compartilhe
Jennifer Figueiredo

Graduanda em Jornalismo pela Universidade do Oeste Paulista e Redatora na Foregon, gosta de falar sobre os produtos financeiros que oferecem as melhores vantagens. Nas horas vagas, procura a companhia de amigos para descontrair.

Ver todos os posts

Deixe seu comentário

Leia também

Pix: saiba o que você já pode pagar utilizando esse sistema

Viagem dos sonhos: como se organizar e juntar dinheiro?

Instagram como ferramenta de negócios: guia completo

Como recarregar Bilhete Único pelo celular?

PicPay: como fazer cobranças pelo aplicativo?

Caixa abre 10 mil vagas de emprego para concursados, estagiários e aprendizes

Open Banking ou Open Finance: o que você precisa saber sobre esses sistemas

Não consegue guardar dinheiro? Conheça a “poupança por assinatura”