Ir para o conteúdo principal
Foregon.comConteúdos
Acesse sua conta

Consegui uma renda extra, devo investir ou quitar as dívidas?

Por Sabrina VansellaPublicado em

Mesmo sendo uma boa notícia, conseguir uma renda extra pode gerar um dilema na sua vida financeira: afinal, começar a investir ou quitar as dívidas? Continue a leitura desse artigo e tire suas dúvidas.

Investir ou quitar as dívidas?

Essa dúvida é recorrente na vida de muitas pessoas que conseguem um dinheiro extra, mas não sabem o que priorizar. Afinal, ao quitar as dívidas, você poderá ficar mais aliviado e limpar seu nome. Por outro lado, investir te aproxima de seus objetivos financeiros.

Portanto, não há uma resposta única e cada caso possui singularidades. Apesar disso, quitar suas dívidas pode ser essencial para começar a cuidar corretamente da sua vida financeira.

Tenho débitos: devo quitá-los ou começar investir?

Os juros são responsáveis por duplicar e até mesmo triplicar débitos. Por isso, é muito importante que você pague suas dívidas que estão atrasadas antes de começar a investir.

Em primeiro lugar, saiba qual a situação de cada uma das suas dívidas. Para isso, crie uma lista e coloque como prioridade as dívidas atrasadas, após selecioná-las, você deve negociar com o banco para evitar a incidência de juros altos.

Homem desconfiado com a mão no queixo

Com o seu score calculado, você descobre o produto financeiro ideal para você!

Calcule o seu score de forma gratuita, rápida e segura e tenha acesso a centenas de cartões de crédito e outros produtos financeiros.
+ 1.267.543 milhões de pessoas já consultaram

Ao criar uma conta você aceita nossos termos de uso política de privacidade. Aceita também receber notificações por e-mail e SMS, que podem ser canceladas quando quiser.

As parcelas em aberto dos próximos meses também são consideradas débitos. Caso você tenha algumas, faça uma avaliação do quanto elas comprometem o seu orçamento, se é possível lidar com essa quantia futuramente ou é mais vantajoso adiantar o pagamento.

Se as parcelas comprometem mais de 30% do seu orçamento, fique atento, nesse caso o mais indicado é que você faça a antecipação das dívidas que cobram juros com a sua renda extra, para assim, não contrair novas dívidas sem ter feito o pagamento das antigas.

Não tenho débitos: devo começar a investir?

Mesmo que você tenha alguns débitos, considere fazer uma reserva de emergência para não precisar pedir dinheiro emprestado caso algo aconteça.

A reserva de emergência é essencial para conseguir lidar com imprevistos. A recomendação é de que o valor seja investido em opções com liquidez diária, como: Tesouro Selic, Certificado de Depósito Bancário (CDBs), contas rendeiras, entre outros.

Quando devo quitar dívidas e quando devo investir?

Em resumo, o mais indicado é que você pague suas dívidas antes de investir. Afinal, o rendimento do investimento – principalmente de Renda Fixa – não consegue render mais do que os juros cobrados em contas atrasadas.

Por isso, antes de considerar a começar a investir e conseguir multiplicar seu patrimônio, pague as suas dívidas, tenha um planejamento financeiro e faça uma reserva de emergência.

Após conseguir se organizar, é importante que você entenda mais sobre o seu perfil de investidor antes de começar a investir.

Que tal conferir algumas dicas para deixar as dívidas de lado e iniciar um novo momento na sua vida? Confira algumas dicas que separamos para vocês.

Informamos?

O blog da Foregon te ajuda a sair do vermelho. Fique à vontade para acompanhar todos os artigos disponíveis por aqui! Caso tenha alguma dúvida ou sugestão, faça um comentário. Até mais!

Gostou? Deixe seu curtir
Compartilhe
Sabrina Vansella

Redatora e Especialista em Produtos e Serviços Financeiros na Foregon, se identifica com conteúdos noticiosos e sobre dicas financeiras. Procura simplificar e melhorar a qualidade de vida dos usuários e, para isso, preza por uma pesquisa assídua e uma escrita clara.

Ver todos os posts

Deixe seu comentário

Leia também

C6 Tag: saiba tudo sobre a tag de pedágio do C6 Bank

Por que você deve considerar ter um cartão que pontua por Real?

Milhas Aéreas: O que um iniciante precisa saber?

Como conseguir internet de graça? Saiba como se conectar

Saiba como ganhar dinheiro online rápido

Inflação hoje: entenda como o seu dinheiro é afetado

Golpe do CPF falso: conheça e saiba como se proteger

Conheça 10 cursos de finanças gratuitos para aprender a investir