Ir para o conteúdo principal
Foregon.comConteúdos
Acesse sua conta

Consórcio de veículos: perguntas frequentes

Por Sabrina VansellaPublicado em

É normal ter vontade de adquirir um bem e não possuir o valor à vista. Para te ajudar nisso, existem diversas formas de atingir o seu objetivo e uma delas é o consórcio de veículos. Diferente do financiamento, essa opção não faz cobrança de juros. Continue a leitura e tire suas dúvidas.

O que é um consórcio de veículos?

Basicamente, o consórcio de veículos é uma modalidade de crédito onde mais pessoas com o mesmo objetivo se unem para criar uma espécie de "poupança" programada com parcelas mensais. Assim, mês a mês, o saldo desse caixa conjunto será responsável pela aquisição de um determinado número de carros.

Ou seja, no caso do consórcio, você é responsável por pagar as parcelas antes de adquirir o bem. No entanto, também há a opção de conseguir ser contemplado no primeiro sorteio e receber o veículo antes de terminar o contrato.

Essa modalidade de crédito foi criada no Brasil e é uma boa opção para conseguir evitar as taxas de juros cobradas pelos bancos e instituições financeiras em financiamentos de veículos.

Como funciona o consórcio de veículos?

Para que o consórcio de veículos funcione, é preciso contar com uma boa administradora. Ela será responsável por formar os grupos de pessoas com o mesmo interesse, neste caso, a aquisição de um veículo.

Homem desconfiado com a mão no queixo

Com o seu score calculado, você descobre o produto financeiro ideal para você!

Calcule o seu score de forma gratuita, rápida e segura e tenha acesso a centenas de cartões de crédito e outros produtos financeiros.
+ 1.267.543 milhões de pessoas já consultaram

Ao criar uma conta você aceita nossos termos de uso política de privacidade. Aceita também receber notificações por e-mail e SMS, que podem ser canceladas quando quiser.

Ao entrar em contato com a administradora, você deverá escolher qual o plano de consórcio vai atender suas necessidades. Nesse momento, será definido o valor que todos vão receber (carta de crédito), os números de parcelas e qual será a duração do contrato.

Durante o período, os participantes devem pagar mensalmente suas parcelas para formar o saldo de caixa e, assim, conseguir contemplar um ou mais consorciados do grupo naquele mês.

Até o fim do contrato, todos são contemplados, mas a ordem dessa contemplação pode variar por conta dos sorteios ou lances entre os participantes.

Quais são as formas de contemplação existentes?

Existem duas formas de ser contemplado no consórcio: por sorteio ou lance. As duas formas exigem que você esteja em dia com as parcelas.

Sorteio

O sorteio é responsável por definir qual vai ser a ordem de recebimento dos participantes do grupo. Portanto, mesmo que o consorciado não tenha terminado de pagar todas as parcelas, ele ainda pode adquirir o bem, caso seja sorteado.

Lance

O lance é semelhante à antecipação de parcelas, onde o consorciado faz o pagamento do maior número de parcelas que consegue antecipar e, com isso, aumenta as chances de ser contemplado.

O lance deve ocorrer após os sorteios e as ofertas devem ser enviadas com certa antecedência.

Vantagens e desvantagens do consórcio de veículos

O lado bom

  • Sem incidência de juros: diferente do financiamento, o consórcio de veículos possui somente custos com taxas de administração, seguros, entre outros;
  • Parcelamento flexível: você que decide qual será o valor das parcelas a serem pagas;
  • Permite compras à vista: ao ser contemplado, a carta de crédito pode ser utilizada como forma de pagamento à vista, o que aumenta chances de fazer boas negociações.

O lado não tão bom

  • Riscos de inadimplência: caso a administradora não tenha feito um fundo de inadimplência, existem chances de alguém sair no prejuízo se muitas pessoas desistirem do consórcio;
  • Prazo de contemplação: assim como você pode ser sorteado no início do consórcio, também existem chances de só conseguir a carta de crédito no final do contrato.

Como as parcelas são cobradas?

Existe a cobrança de taxas sobre as parcelas, que podem variar de cada administradora, mas todas cobram por essa administração. Por outro lado, ainda existem outros valores atribuídos às parcelas, veja as principais:

  • Taxa de administração: cada administradora cobra pelo seu serviço de gerenciar todas as etapas do processo. Geralmente, essa taxa é uma porcentagem do valor contratado pelo integrante, dividida em todas as prestações;
  • Fundo comum: é um valor pago por cada participante para que a poupança possa ser formada destinada à compra do veículo;
  • Fundo de reserva: esse fundo existe para proteger os envolvidos de situações de inadimplência dos consorciados;
  • Seguro: o investidor também está sujeito a pagar por uma taxa de seguro. Essa porcentagem também garante a quitação do saldo devedor.

As parcelas do consórcio de veículos podem sofrer reajuste?

Sim, caso o veículo escolhido mude o seu preço de tabela, você poderá ter algum reajuste no valor do consórcio.

O dinheiro cai na minha conta?

Não, no caso do consórcio de veículo você não recebe a quantia em dinheiro ou o veículo quando é contemplado. Em vez disso, recebe a carta de crédito.

Ou seja, para adquirir o bem é preciso ir até a loja escolhida, escolher o modelo que deseja e apresentar a carta de crédito para efetuar o pagamento.

Desisti da compra, o que posso fazer?

Se você foi sorteado, mas mudou de ideia em relação à compra, é possível ter duas abordagens:

  • Receber o valor em dinheiro: caso suas obrigações com o grupo tenham sido quitadas e você não tenha utilizado o crédito após 180 dias da contemplação, é possível conseguir o valor da carta de crédito em dinheiro;
  • Vender sua carta contemplada: se mudou de ideia, você pode transferir seu contrato a outra pessoa interessada, desde que tenha o consentimento da administradora.

Fui contemplado, devo continuar pagando as parcelas do consórcio de veículos?

As parcelas do consórcio de veículos devem ser pagas do início ao fim do contrato, independentemente de quando você foi contemplado. Portanto, caso tenha conseguido ser sorteado, ainda deverá efetuar os pagamentos restantes.

Consórcio de veículos ou financiamento?

Caso você esteja com pressa, o consórcio não é a forma mais rápida de conseguir um bem. Por isso, é preciso avaliar o tempo que você está disposto a esperar para adquirir o veículo antes de assinar qualquer contrato.

Se quiser esclarecer essa questão, escrevemos um artigo especialmente para você, confira:

Descomplicamos?

A Foregon descomplica sua vida financeira! Esperamos que você tenha tenha tirado todas as suas dúvidas. Se restou alguma, faça um comentário. Até a próxima!

Gostou? Deixe seu curtir
Compartilhe
Sabrina Vansella

Redatora e Especialista em Produtos e Serviços Financeiros na Foregon, se identifica com conteúdos noticiosos e sobre dicas financeiras. Procura simplificar e melhorar a qualidade de vida dos usuários e, para isso, preza por uma pesquisa assídua e uma escrita clara.

Ver todos os posts

Deixe seu comentário

Leia também

A procura por consórcios imobiliários cresceu 45% em 2021

Consórcio: entenda as diferenças entre os principais tipos

Principais administradoras para consórcio de carros

Consórcio Itaú: tudo o que você precisa saber

Consórcio de veículos: perguntas frequentes

Como recuperar dinheiro de consórcio cancelado

Consórcio Chevrolet: dúvidas sobre parcelas e boleto

Qual a diferença entre carta de crédito e consórcio?