Ir para o conteúdo principal
Foregon.comConteúdos
Acesse sua conta

Consulta celular legal: como identificar um aparelho irregular

Por Nara LimaPublicado em

Nem todos os brasileiros compram smartphones de forma convencional, com o produto lacrado e com nota fiscal. Inclusive, adquirir aparelhos usados, que pessoas aleatórias vendem, é um hábito bastante comum. Mas como saber se esse produto é legal? Neste artigo, você confere como realizar a consulta celular legal, ou seja, conferir se o aparelho tem origem duvidosa ou não.

Consulta celular legal: o que é?

Desenvolvido pela Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), o projeto celular legal tem como principal objetivo evitar a comercialização de celulares roubados, adulterados ou extraviados entre os brasileiros.

Por meio de uma plataforma online é possível consultar a situação dos aparelhos móveis e conferir sua legalidade. Além de terem origem de golpistas, aparelhos não regularizados não são seguros e podem até mesmo causar problemas à saúde do consumidor.

Outro pronto importante é que esses smartphones atrapalham e, consequentemente, prejudicam a telefonia móvel no país, já que não seguem os padrões da Anatel.

Realizar essa consulta é muito importante para o consumidor, pois assim que a Agência identifica um celular irregular, é feito o bloqueio do aparelho. Para piorar, após 60 dias da identificação, o consumidor não vai mais poder se conectar ao aparelho dentro do território nacional.

Homem desconfiado com a mão no queixo

Com o seu score calculado, você descobre o produto financeiro ideal para você!

Calcule o seu score de forma gratuita, rápida e segura e tenha acesso a centenas de cartões de crédito e outros produtos financeiros.
+ 1.267.543 milhões de pessoas já consultaram

Ao criar uma conta você aceita nossos termos de uso política de privacidade. Aceita também receber notificações por e-mail e SMS, que podem ser canceladas quando quiser.

Contudo, apesar do bloqueio, o número poderá ser reativado após sua regularização ser efetivada junto à Anatel.

Como saber se o celular está irregular?

Para saber se o aparelho comprado possui algum tipo de impedimento, basta verificar a situação no site da Anatel. Confira como fazer a consulta no passo a passo a seguir:

  1. Acesse o site da Anatel;
  2. Informe o IMEI do seu aparelho;
  3. Insira os caracteres de segurança;
  4. Por fim, clique em "Consultar" e pronto.

Como encontrar o IMEI do meu celular?

Pelo número do IMEI é possível identificar se há algum registro de impedimento no aparelho que você já possui ou que pretende comprar. Você pode encontrar essa numeração das seguintes formas:

  • Na caixa do celular;
  • Em um adesivo que fica por trás da bateria;
  • Digite *#06# no celular e aperte a tecla para ligar.

Vale frisar que celulares que utilizam mais de um SIM Card possuem um IMEI para cada chip, ou seja, é necessário realizar a verificação dos dois números.

O que fazer em caso de irregularidade?

Caso seu celular esteja irregular e você tenha o adquirido em estabelecimento comercial, é possível solicitar troca ou devolução em um prazo de 7 dias úteis, a partir da data de recebimento do produto.

Agora, se você comprou um celular usado e identificou a irregularidade, a Anatel recomenda que seja feito o contato com quem vendeu o aparelho para tentar a regularização.

Se esse não for nenhum dos seus casos, o indicado é entrar em contato com os canais de atendimento da Anatel e solicitar as orientações necessárias para a resolução do problema.

Não consegui regularizar meu aparelho, e agora?

Tentou realizar todas as alternativas anteriores e não conseguiu certificar seu aparelho? Nesse caso será necessário adquirir outro antes do prazo de 75 dias estipulado pela Anatel ou você ficará sem acesso a rede de telefonia, ou seja, o celular ficará inativo.

Informamos?

No Portal da Foregon você encontra diversos conteúdos que podem te ajudar a entender melhor como solucionar problemas do dia a dia. Além disso, você também pode consultar seu score de crédito de forma gratuita e receber ofertas de produtos e serviços financeiros que mais se encaixam com o seu perfil.

Consulte seu CPF grátis e receba as melhores ofertas!

Mais de 300 opções entre cartões de crédito, contas e empréstimos.

Consultar CPF grátis
+ 1.267.543 milhões de pessoas já consultaram

Gostou? Deixe seu curtir
Compartilhe
Nara Lima

Redatora e Especialista em Produtos e Serviços Financeiros na Foregon, gosta de escrever sobre educação financeira. Preza pela facilidade da leitura e pela checagem das informações, buscando produzir um conteúdo de leitura simplificada e que sane as dúvidas do leitor.

Ver todos os posts

Deixe seu comentário

Leia também

Conheça 10 cursos de finanças gratuitos para aprender a investir

ID Jovem: guia completo 2022

Vale a pena parcelar compras no cartão com inflação em alta?

Copa do mundo 2022: quanto custa completar o álbum?

SOS Nu: saiba como proteger sua conta digital Nubank

Saiba como cobrar um amigo sem perder a amizade

Saiba como bloquear o cartão Bolsa Família

Como enviar e receber dinheiro do exterior pelo PicPay?