Ir para o conteúdo principal
Foregon.comConteúdos
Acesse sua conta

Como consultar o resultado da perícia do INSS?

Por Nara LimaPublicado em

A perícia do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) é o procedimento responsável por liberar benefícios por incapacidade. Quando solicitada, o médico-perito fica responsável por identificar a presença de doenças ou se ocorreu algum acidente que possa ter tornado o trabalhador incapacitado de realiza suas atividades laborais temporária ou permanentemente.

É com esse resultado que o INSS informa se o trabalhador está apto para a concessão, prorrogação ou interrupção do pagamento de auxílios, aposentadoria ou benefício assistencial. Neste artigo, você confere como consultar o resultado da perícia do INSS.

Como consultar o resultado da perícia do INSS?

A consulta da perícia do INSS pode ser realizada pelo site Gov.br com seu login e senha para o acesso. Depois de entrar no site ou no aplicativo, o trabalhador deve acessar o serviço "Resultado de Benefício por Incapacidade". O resultado da perícia só fica disponível às 21h do dia em que foi realizada.

Uma outra maneira de verificar o resultado de uma perícia médica do INSS, é pela central de atendimento do INSS, ligando para o número 135. Neste caso, será necessário informar o seu CPF e o número do seu benefício. Como também, o nome completo do trabalhador e data de nascimento.

Agendamento de perícia médica

O agendamento da perícia médica pode ser realizado pelo Meu INSS (Android e iOS), basta seguir o passo a passo abaixo:

Homem desconfiado com a mão no queixo

Com o seu score calculado, você descobre o produto financeiro ideal para você!

Calcule o seu score de forma gratuita, rápida e segura e tenha acesso a centenas de cartões de crédito e outros produtos financeiros.
+ 1.267.543 milhões de pessoas já consultaram

Ao criar uma conta você aceita nossos termos de uso política de privacidade. Aceita também receber notificações por e-mail e SMS, que podem ser canceladas quando quiser.

  • Acesse o Meu INSS;
  • Faça o login com CPF;
  • Informe o CPF para fazer login e clique em "Continuar";
  • Na seção "Outros serviços", clique em "Resultado de Benefício por Incapacidade".
  • Clique no número da sua solicitação para visualizar o resultado da perícia médica.

Uma outra maneira de consultar o resultado de uma perícia médica do INSS, é pelo número 135, a central de atendimento do INSS. Neste caso, será necessário informar o seu CPF, o número do seu benefício, o nome completo do trabalhador e data de nascimento.

Benefícios

Como dissemos anteriormente, após o perito comprovar a incapacidade do trabalhador, ele terá direito ao auxílio-doença ou aposentadoria por invalidez.

Caso deseja solicitar a última opção, será necessário comprovar que está incapacitado de forma permanente e não tem mais condições de exercer sua profissão ou outra atividade qualquer.

Perguntas frequentes

Como faço para saber se meu auxílio-doença foi aprovado?

Para consultar se o seu auxílio-doença foi aprovado, basta acessar a plataforma Meu INSS, clicar em "Serviços do INSS". Em seguida, clique no link "Consulta de situação de benefício" e pronto.

Como consultar o valor do auxílio-doença?

Basta acessar o site ou a plataforma Meu INSS, se cadastrar e pronto. Você tem acesso a todas as informações necessárias pelo App.

Como consultar resultado de perícia INSS pelo CPF?

Para isso, o cidadão deve ligar para o número 135 e informar CPF, número do benefício, nome completo e data de nascimento.

Quanto tempo demora para sair o resultado da perícia online?

O resultado da perícia do INSS sai no mesmo dia da consulta médica.

Gostou do conteúdo?

No Portal da Foregon você encontra diversos conteúdos relacionados a benefícios do governo e educação financeira. Além disso, você também consegue visualizar seu score de crédito e descobre quais os produtos e serviços financeiros que mais se encaixam com o seu perfil.

Consulte seu CPF grátis e receba as melhores ofertas!

Mais de 300 opções entre cartões de crédito, contas e empréstimos.

Consultar CPF grátis
+ 1.267.543 milhões de pessoas já consultaram

Gostou? Deixe seu curtir
Compartilhe
Nara Lima

Redatora e Especialista em Produtos e Serviços Financeiros na Foregon, gosta de escrever sobre educação financeira. Preza pela facilidade da leitura e pela checagem das informações, buscando produzir um conteúdo de leitura simplificada e que sane as dúvidas do leitor.

Ver todos os posts

Deixe seu comentário

Leia também

Lei do Superendividamento: saiba como renegociar suas dívidas sem extrapolar seu orçamento

Como se organizar para comprar sua casa própria em 2022

Conta bancária: conheça os principais tipos

Transferência bancária: como funciona a operação?

CPF pendente de regularização, o que fazer?

Emissão do comprovante CNPJ: como fazer

Trabalhei 2 anos, quanto vou receber? Aprenda a calcular

Como consultar o resultado da perícia do INSS?