Ir para o conteúdo principal
Foregon.comConteúdos
Acesse sua conta

Consumidores preferem usar cartão de crédito nas compras de fim de ano

Por Janaína TavaresPublicado em

Qual é a forma de pagamento escolhida por você na hora de comprar algo? Conforme uma pesquisa da Foregon, 67.8% dos brasileiros entrevistados vão fazer as compras de fim de ano com o cartão de crédito. Entenda mais a respeito, logo a seguir.

Cartão de crédito é o preferido para as compras de fim de ano

A Foregon ouviu 1.192 pessoas entre os dias 12 a 19 de dezembro de 2019. Vale destacar que a pesquisa possui um nível de confiança de 95% com uma margem de erro de 2,8 pontos percentuais.

Conforme dados da pesquisa, 38.6% dos consumidores compraram algum item na Black Friday 2019 e 61,5% deles aproveitaram as ofertas em novembro para adiantar as compras de fim de ano. Contudo, neste mesmo público, 86.6% afirmaram que pretendem fazer mais compras.

Imperdível
Sua chance de ter um cartão de crédito sem anuidade78.477 pessoas já pediram
Ver cartão
Encerra em 16:20

Portanto, em relação às formas de pagamento que os brasileiros planejam usar para realizar estas novas aquisições, podemos destacar as seguintes:

Cartão de crédito 67,8%
Dinheiro 16,8%
Boleto bancário 10,5%
Cartão de débito 4,4%
Transferência bancária 0,4%

Como você viu na tabela, a modalidade crédito foi a mais escolhida, sendo que 57,3% dos entrevistados vão usar o crédito parcelado. Apenas 10,5% desejam fazer a compras com cartão de crédito à vista, ou seja, parcela única.

Outro fato que chama a atenção é se os brasileiros estão dispostos a utilizar o 13° salário nas compras de fim de ano: 50,5% disseram que sim, mas 49,5% afirmaram que não.

O público também ficou bem dividido ao responder se deseja fazer as aquisições utilizando as próprias economias. Desse modo, 51.4% respondeu que sim, contra 48,6% que não pretendem.

Entenda a pesquisa da Foregon

O questionário da Foregon buscou compreender se a Black Friday interfere ou não no comportamento dos entrevistados, assim como fatores que influenciam suas decisões de
compra, dentre outros aspectos.

Dentre os que participaram da pesquisa, a faixa etária de 25 a 44 anos foi a maioria, somando 53,1%. Já a região do Brasil que mais teve representatividade foi o Sudeste porque concentrou 31,3% dos entrevistados, acompanhado pelo Nordeste com 28,4% e Sul, com 17,1%.

Em relação ao perfil das pessoas, o destaque fica por conta do público feminino que teve 52,2% de participação. Logo em seguida, os homens com 47,8%.

Você vai gostar de ler

Para fazer as compras de fim de ano, ou em qualquer outro período, você precisa usar o cartão de crédito com muita cautela e consciência.

Ele pode ser muito útil para sua vida, mas se você não souber utilizá-lo pode contrair dívidas e prejudicar suas finanças pessoais. Por isso, preparamos alguns conteúdos que podem te ajudar:

Descomplicamos?

Fale pra gente, qual sua forma de pagamento preferida? Acha que o cartão de crédito é o ideal para as compras de fim de ano? Até a próxima!

Gostou? Deixe seu curtir
Compartilhe
Janaína Tavares

Jornalista e Especialista em Produtos e Serviços Financeiros na Foregon, a Janaína (ou Jana). Como redatora, ama os conteúdos sobre dicas financeiras. Preza pela checagem de todas as informações e o conteúdo perfeito para ela, é aquele que ajuda o leitor a resolver um problema, ensinando e orientando o leitor a tomar a melhor decisão.

Ver todos os posts

Deixe seu comentário

Leia também

85% das pessoas que instalam apps dos bancos digitais não viram clientes, diz pesquisa

Consumidor busca banco digital pela baixa burocracia, diz pesquisa

Conheça 15 aplicativos que vão te ajudar a economizar

Mais brasileiros montaram reserva de emergência durante a pandemia

Comparativo: Nubank Ultravioleta ou C6 Carbon?

Pesquisa aponta que número de jovens que se tornaram MEIs na pandemia aumentou

Gig economy: conheça o novo modelo de trabalho

Como o aumento do dólar pode impactar sua vida em 2021?