Ir para o conteúdo principal
Foregon.comConteúdos
Acesse sua conta

Consumo: o que é e quais os tipos?

Por Thais SouzaPublicado em

O consumo é algo que está presente no dia a dia de todos os indivíduos. Mas você sabe o que esse termo significa e quais os tipos de consumo existentes? Neste artigo vamos explicar em detalhes para você. 

O que é consumo? 

O consumo é o termo utilizado para referir-se à prática econômica de adquirir e usufruir de bens e serviços, sejam eles materiais, econômicos, culturais, de saúde, educação, alimentação, dentre outras categorias. 

Todo produto passa pelas etapas de produção e distribuição, sendo que a última é o consumo, estágio realizado pelos consumidores.

Imperdível
Sua chance de ter um cartão de crédito sem anuidade78.477 pessoas já pediram
Ver cartão
Encerra em 16:20

Portanto, o consumo é a última etapa do ciclo econômico, em que os bens e serviços chegam até o consumidor final, que pode adquiri-los por necessidade ou por satisfação individual. 

Quais são os tipos de consumo?

Existem sete principais tipo de consumo. Eles são classificados de acordo com as necessidades de cada indivíduo ou de um grupo de pessoas. Confira:

  • Consumo individual: quando um indivíduo adquire um bem usufrui de um serviço para benefício próprio;
  • Consumo coletivo: quando um grupo de pessoas usufrui de um bem ou serviço em conjunto. Por exemplo: serviços de saúde, justiça e educação; 
  • Consumo essencial: tudo aquilo que é indispensável para o ser humano, ou seja, suas necessidades primárias, como por exemplo: alimentação e vestuário; 
  • Consumo supérfluo: o consumo supérfluo diz respeito aos bens e serviços que usufruímos que não não necessários para nossa existência;
  • Consumo intermediário: tudo que é adquirido para a produção de outros bens, como matéria prima, por exemplo;
  • Consumo final: bens ou serviços destinados ao consumidor final, algo que já está pronto para o consumo;
  • Consumo sustentável: tudo aquilo que é fabricado ou consumido respeitando o meio ambiente, sem prejudicar a natureza. Por exemplo: embalagens recicláveis, roupas e calçados de brechós.

Descomplicamos? 

Gostou de conhecer um pouco mais sobre o termo consumo e seus tipos? Caso tenha ficado com alguma dúvida, deixe seu comentário que a gente descomplica para você. Até a próxima!

Gostou? Deixe seu curtir
Compartilhe
Thais Souza

Redatora e Especialista em Produtos e Serviços Financeiros na Foregon, se identifica com conteúdos relacionados a investimentos e empréstimos e acredita que esse tipo de conhecimento pode mudar a vida das pessoas. Busca impactar a vida dos usuários que buscam resolver um problema ou conhecer melhor um produto ou serviço financeiro.

Ver todos os posts

Deixe seu comentário

Leia também

Instagram como ferramenta de negócios: guia completo

Como recarregar Bilhete Único pelo celular?

PicPay: como fazer cobranças pelo aplicativo?

Caixa abre 10 mil vagas de emprego para concursados, estagiários e aprendizes

Open Banking ou Open Finance: o que você precisa saber sobre esses sistemas

Não consegue guardar dinheiro? Conheça a “poupança por assinatura”

Golpe da revisão do INSS: veja como se proteger

Quer mudar de carreira? Confira essas dicas para trocar de profissão