Ir para o conteúdo principal
Foregon.comConteúdos
Acesse sua conta

Conta bancária: conheça os principais tipos

Por Nara LimaPublicado em

Uma conta bancária possui diversas variações, como a conta salário, conta poupança, conta corrente, entre outras. Para escolher a conta ideal, é necessário conhecer as características de cada uma delas.

Principais tipos de conta bancária

Conta corrente

A conta corrente faz parte da conta bancária e disponibiliza diversas funcionalidades ao cliente. Com ela, você pode fazer compras no débito, saques em caixas eletrônicos, transferências via TED, DOC e Pix, depósitos e pagamento de contas.

Além disso, também é possível utilizá-la para ter acesso a talões de cheques, investimentos e muito mais. Entre todos os tipos de conta, inclusive as falemos a seguir, ela é a mais completa e que apresentar mais funcionalidades.

A conta corrente possui pacotes que permitem que sejam feitas determinadas movimentações de forma gratuita. Antes de abrir sua conta, recomendamos que você confira quais os planos oferecidos, para optar por aquele que atenda as suas necessidades da melhor forma.

Conta salário

A conta salário é específica para o pagamento de salário, pensão, aposentadoria, 13º salário e abonos. Apesar de não haver cobranças de taxas nessa modalidade, o Banco Central proíbe sua utilização para o pagamento de contas e para o recebimento com outros fins.

Homem desconfiado com a mão no queixo

Com o seu score calculado, você descobre o produto financeiro ideal para você!

Calcule o seu score de forma gratuita, rápida e segura e tenha acesso a centenas de cartões de crédito e outros produtos financeiros.
+ 1.267.543 milhões de pessoas já consultaram

Ao criar uma conta você aceita nossos termos de uso política de privacidade. Aceita também receber notificações por e-mail e SMS, que podem ser canceladas quando quiser.

Esse tipo de conta bancária é aberta pela empresa contratante e só conta com um titular. Nela, é possível realizar saque com o cartão em um caixa eletrônico ou através da transferência eletrônica para uma conta corrente.

Conta poupança

A conta poupança é a mais simples de todas e serve apenas como uma reserva econômica. A modalidade é isenta de Imposto de Renda, tarifas, Imposto sobre Operações Financeiras (IOF), e também conta com liquidez imediata.

A principal diferença dessa conta bancária é que os serviços disponíveis são mais limitados, ou seja, não é possível solicitar cheques, créditos e nem fazer investimentos.

Conta conjunta

A conta conjunta pode variar entre poupança e corrente, na qual duas ou mais pessoas dividem a mesma conta bancária, seja cônjuges, pais e filhos, sócios e até outros tipos de relacionamento. No entanto, as pessoas envolvidas devem ter mais de 18 anos.

Nessa modalidade, é necessário escolher bem quem serão os titulares, já que após o dinheiro ser depositado, ele pertence a todos os titulares perante a lei. Portanto, se alguém fizer algo que os outros titulares não concordem, não terá muito o que se fazer.

Outro ponto que diferencia essa conta é que ela possui duas outras variações: a conta conjunta solidária e a simples.

Conta conjunta solidária

A conta conjunto solidária permite que qualquer titular faça  movimentações financeiras de forma independente. Geralmente ela é escolhida por casais, pais e filhos.

Conta conjunta simples

Diferente da solidária, na conta conjunta simples é necessário a assinatura de cada titular para fazer movimentações. Geralmente ela é a opção para sócios de empresas e negócios.

Qual o melhor tipo de conta bancária?

Como citamos no decorrer deste artigo, cada conta possui suas particularidades, que atender as mais diversas necessidades.

Por exemplo: se você deseja apenas receber seu salário e sacar para usar dinheiro em espécie, a conta salário é a melhor opção. Agora, se você prefere fazer determinadas movimentações e não pagar taxas, a conta poupança pode ser sua aliada. Para quem prefere contar com um pacote completo de serviços sem se importar em pagar taxas e anuidades, a conta corrente é uma boa pedida.

Para entender qual a melhor conta bancária, o indicado é se atentar às taxas de cada banco e escolher aquela que mais se encaixa com seu perfil.

No Portal da Foregon você encontra diversos produtos e serviços financeiros. Basta consultar seu score de crédito de forma gratuita e pronto, você já começa a receber as ofertas que condizem com suas finanças.

Consulte seu CPF grátis e receba as melhores ofertas!

Mais de 300 opções entre cartões de crédito, contas e empréstimos.

Consultar CPF grátis
+ 1.267.543 milhões de pessoas já consultaram

Gostou? Deixe seu curtir
Compartilhe
Nara Lima

Redatora e Especialista em Produtos e Serviços Financeiros na Foregon, gosta de escrever sobre educação financeira. Preza pela facilidade da leitura e pela checagem das informações, buscando produzir um conteúdo de leitura simplificada e que sane as dúvidas do leitor.

Ver todos os posts

Deixe seu comentário

Leia também

O que é pró-rata e como calculá-lo?

5 dicas para viver com um salário mínimo

5 dicas de como ganhar dinheiro sendo estudante

Cheque: entenda o que é e conheça suas variações

Lei do Superendividamento: saiba como renegociar suas dívidas sem extrapolar seu orçamento

Como se organizar para comprar sua casa própria em 2022

Conta bancária: conheça os principais tipos

Transferência bancária: como funciona a operação?