Ir para o conteúdo principal
Foregon.comConteúdos
Acesse sua conta

Conta corrente e conta bancária é a mesma coisa? Descubra

Por Camila SilveiraPublicado em

Apesar da conta bancária ser um serviço financeiro bastante popular entre os brasileiros, muitas pessoas possuem dúvidas sobre suas modalidades. Afinal, conta corrente e conta bancária é a mesma coisa? Entenda tudo, neste artigo, e esclareça todas as suas dúvidas a respeito desse assunto!

O que é conta corrente

A conta corrente é um serviço financeiro oferecido por bancos tradicionais e digitais, que disponibiliza serviços, como: transferências de valores, pagamentos de contas, cartão de débito e crédito (sujeito à aprovação), saques, depósitos e cheque especial.

Apesar disso, cada serviço pode ser cobrado, caso você ultrapasse o limite de serviços oferecidos de forma gratuita pelo banco. Vale lembrar, também, que o valor das tarifas pode mudar de acordo com a instituição financeira.

Conta corrente e conta bancária é a mesma coisa?

A conta corrente, na verdade, é um tipo de conta bancária, assim como também acontece com as contas poupança e salário, por exemplo. Ou seja, apesar de todas representarem o mesmo serviço financeiro, elas possuem características e benefícios diferentes.

Tipos de conta corrente

A conta corrente pode ser gratuita, com mensalidade, digital, conjunta ou voltada para universitários. Conheça detalhadamente cada uma delas e veja qual faz mais sentido para você.

Homem desconfiado com a mão no queixo

Com o seu score calculado, você descobre o produto financeiro ideal para você!

Calcule o seu score de forma gratuita, rápida e segura e tenha acesso a centenas de cartões de crédito e outros produtos financeiros.
+ 1.267.543 milhões de pessoas já consultaram

Ao criar uma conta você aceita nossos termos de uso política de privacidade. Aceita também receber notificações por e-mail e SMS, que podem ser canceladas quando quiser.

1. Conta corrente gratuita

Todos os bancos autorizados pelo BC oferecem aos correntistas um pacote gratuito de serviços bancários, que inclui:

  • Duas transferências entre contas da mesma instituição;
  • Dez folhas de cheque por mês e consultas pela internet;
  • Fornecimento de cartão com função de débito;
  • Dois extratos bancários por mês;
  • Quatro saques por mês.

Sendo assim, caso o correntista utilize o total de serviços disponível dentro de um mês, e precise realizar mais movimentações dentro daquele período, o banco passa a cobrar por cada serviço, já que o limite foi excedido.

É importante lembrar também que, apesar dos serviços serem gratuitos, você ainda poderá arcar com juros e multas em caso de conta negativa, principalmente se utilizar o cheque especial.

2. Conta corrente com mensalidade

A conta com mensalidade, por sua vez, é uma modalidade que, apesar de cobrar uma taxa mensal de manutenção, oferece um maior número de serviços, dentre outros benefícios, como programas de recompensa e cheque especial sem juros por determinados dias.

Normalmente, para ser aprovado nessa conta, é necessário ter um saldo diário mínimo que prova ao banco que você pode honrar com todos os pagamentos. No entanto, isso varia de acordo com cada instituição. Em algumas, por exemplo, basta ter o saldo para pagar a taxa de manutenção todos os meses e pronto.

3. Conta digital

A conta digital oferece os mesmos serviços de uma conta corrente normal, como: transferências de valores, pagamentos de contas, saques, depósitos, entre outros, e ainda pode fazer o seu dinheiro render de forma automática.

A principal diferença está nas contas oferecidas por bancos digitais, que não possuem agências, fazendo com que os usuários usem somente o aplicativo e os caixas eletrônicos para realizarem as movimentações.

Além disso, por não terem agências físicas, os bancos digitais tendem a não cobrar por serviços bancários, como transferências e saques, já que não precisam desembolsar um valor significativo para manter uma estrutura.

Por outro lado, alguns bancos tradicionais, como o Santander e o Bradesco, que também oferecem contas digitais, permitem a realização de operações financeiras tanto no App quanto na agência física, porém podem cobrar por serviços, já que possuem uma estrutura física para manter.

4. Conta conjunta

A conta conjunta nada mais é do que uma conta corrente ou poupança tradicional com mais de um titular. Ou seja, enquanto nas contas tradicionais, só existe um responsável, na modalidade conjunta, não há limite de titulares, podendo ser parentes ou parceiros de negócios.

5. Conta para estudantes

Por fim, vêm as contas para estudantes, que oferecem os mesmos serviços de uma conta tradicional, porém com taxas mais baratas ou, até mesmo, a isenção total delas.

Normalmente, elas são oferecidas para alunos com idades entre 17 e 24 anos, servindo como uma porta de entrada para o mercado financeiro. Para abrir uma, é necessário fornecer uma prova de matrícula ativa em uma escola secundária, faculdade ou universidade.

Como abrir conta corrente

Para abrir uma conta corrente, você deve ir até a agência do banco de sua preferência, ou baixar o aplicativo em seu celular.

Feito isso, siga as orientações solicitadas pelo atendente ou pela plataforma e finalize o seu pedido.

Os documentos necessários para abrir uma conta corrente são: CPF, documento de identificação original com foto e comprovantes de renda e endereço atualizados, ambos emitidos nos últimos 90 dias.

Negativados podem abrir conta corrente?

Abrir uma conta corrente estando negativado é mais fácil do que ser aprovado em um cartão de crédito.

No entanto, de qualquer forma, é necessário passar por uma análise, que leva em consideração o seu histórico de pagamentos, a sua relação com o crédito e os seus hábitos de consumo.

Isso acontece porque os bancos podem disponibilizar, junto da conta corrente, crédito pré-aprovado, cartão de crédito e cheque especial para os seus correntistas.

Sendo assim, o titular da conta precisa provar que pode arcar com os pagamentos e não apresentar riscos de inadimplência ao banco.

Apesar disso, não é impossível ser aprovado em uma conta estando negativado.

O único ponto a ser ressaltado, é que caso você não seja aprovado no cartão de crédito, terá à disposição somente um cartão de débito para realizar suas movimentações que, inclusive, pode ser vantajoso para você recomeçar!

Quer receber as melhores ofertas de produtos financeiros?

No Portal da Foregon você pode consultar o seu score de crédito de forma totalmente gratuita e receber as melhores ofertas de cartão, conta digital e empréstimo, de acordo com o seu perfil!

Consulte o seu CPF agora mesmo para aproveitar todas as vantagens. É totalmente grátis e seguro!

Consulte seu CPF grátis e receba as melhores ofertas!

Mais de 300 opções entre cartões de crédito, contas e empréstimos.

Consultar CPF grátis
+ 1.267.543 milhões de pessoas já consultaram

Até a próxima!

Gostou? Deixe seu curtir
Compartilhe
Camila Silveira

Redatora e Especialista em Produtos e Serviços Financeiros na Foregon, adora descomplicar os cartões de crédito, empréstimos, financiamentos, seguros, contas digitais, entre outros. Boa parte do seu trabalho é acompanhar a movimentação dos bancos e instituições financeiras para trazer as principais notícias do mercado.

Ver todos os posts

Deixe seu comentário

Leia também

Como abrir uma conta conjunta digital? Veja o passo a passo

Conta corrente e conta bancária é a mesma coisa? Descubra

Qual melhor banco para guardar dinheiro? Ranking atualizado 2022

Qual banco rende mais em 2022; descubra agora

Conheça as três novas funções disponíveis no aplicativo do Nubank

Como abrir conta e solicitar cartão GiraBank em parceria com Carlinhos Maia

C6 Bank ou Nubank: qual é o melhor banco digital?

Conta digital compartilhada: vale a pena para dividir gastos?