Ir para o conteúdo principal
Foregon.comConteúdos
Acesse sua conta

Conta de luz alta: veja se vale a pena investir em energia solar

Por Camila SilveiraPublicado em

Com o aumento da inflação e a baixa reserva de água nas usinas hidrelétricas, inúmeras famílias passaram a buscar novas alternativas para diminuir os gastos com a energia. Dentre as opções, os destaques foram as fontes renováveis. Mas, afinal, vale a pena investir em energia solar? Quais são seus benefícios? Descubra agora mesmo!

Energia solar: entenda como funciona

A energia solar funciona a partir de placas solares que são responsáveis por captar luz, empregando o calor dos raios solares para a geração de eletricidade. Dessa forma, são geradas correntes elétricas contínuas, que são convertidas para correntes alternadas pelo inversor solar, tornando a eletricidade pronta para ser distribuída no local.

Após a instalação do sistema solar, o seu relógio de luz antigo é substituído por um relógio de luz novo que é "bidirecional" e que mede a entrada e saída de energia.

Esse relógio mede a energia da luz que é consumida quando não tem sol e a energia gerada em excesso quando há uma produção maior que o consumo e que é injetada na rede da distribuidora.

A energia solar que vai para a rede torna-se créditos de energia. Eles são medidos em kWh e, para cada kWh gerado em excesso pelo seu sistema solar fotovoltaico, você recebe 1 crédito de kWh para ser consumido nos próximos 60 meses.

Homem desconfiado com a mão no queixo

Com o seu score calculado, você descobre o produto financeiro ideal para você!

Calcule o seu score de forma gratuita, rápida e segura e tenha acesso a centenas de cartões de crédito e outros produtos financeiros.
+ 1.267.543 milhões de pessoas já consultaram

Ao criar uma conta você aceita nossos termos de uso política de privacidade. Aceita também receber notificações por e-mail e SMS, que podem ser canceladas quando quiser.

Ou seja, no final do mês, quando você receber a sua conta de luz, verá o quanto de energia consumiu da rede e quanta injetou na rede. Caso injete mais na rede do que consuma, você terá créditos de energia, garantindo mais economia na sua conta de luz!

Vantagens da energia solar

  • A energia solar não polui, é renovável, limpa e sustentável;
  • Fácil de instalar e barata para manter;
  • Necessidade mínima de manutenção;
  • Vida útil de mais de 25 anos, pagando-se em até sete anos;
  • Economia de até 95% da conta de luz;
  • Ocupa pouco espaço e valoriza o imóvel;
  • Placas solares resistentes;
  • Fonte de energia gratuita.

Desvantagens da energia solar

  • Alto custo de aquisição;
  • Não gera energia à noite;
  • Falta de incentivos no Brasil.

E aí, o que achou?

Levar em consideração as vantagens e desvantagens dessa tecnologia é extremamente importante para tomar a decisão correta. Ainda assim, é mais que essencial estabelecer um orçamento que esteja de acordo com as suas condições, para que seja possível aproveitar ao máximo a energia solar.

Descomplicamos?

Esperamos ter ajudado você com esse conteúdo. Em casos de dúvidas ou sugestões, deixe o seu comentário para nós e até a próxima!

Gostou? Deixe seu curtir
Compartilhe
Camila Silveira

Redatora e Especialista em Produtos e Serviços Financeiros na Foregon, adora descomplicar os cartões de crédito, empréstimos, financiamentos, seguros, contas digitais, entre outros. Boa parte do seu trabalho é acompanhar a movimentação dos bancos e instituições financeiras para trazer as principais notícias do mercado.

Ver todos os posts

Deixe seu comentário

Leia também

Como saber se meu celular foi clonado?

Como descobrir CPF pelo nome? Veja se é possível

O que é portabilidade? Conheça todas as modalidades

Emissão cartão CNPJ: entenda o que é e como fazer

Saiba como gerar boleto bancário: para depósito em conta e empresas

Conta inativa do FGTS: o que é, como consultar e sacar?

Bradesco: renegociação de dívidas, como fazer?

Portabilidade de salário: tudo o que você precisa saber