Ir para o conteúdo principal
Foregon.comConteúdos
Acesse sua conta

Conta de luz alta: veja se vale a pena investir em energia solar

Por Camila SilveiraPublicado em

Com o aumento da inflação e a baixa reserva de água nas usinas hidrelétricas, inúmeras famílias passaram a buscar novas alternativas para diminuir os gastos com a energia. Dentre as opções, os destaques foram as fontes renováveis. Mas, afinal, vale a pena investir em energia solar? Quais são seus benefícios? Descubra agora mesmo!

Energia solar: entenda como funciona

A energia solar funciona a partir de placas solares que são responsáveis por captar luz, empregando o calor dos raios solares para a geração de eletricidade. Dessa forma, são geradas correntes elétricas contínuas, que são convertidas para correntes alternadas pelo inversor solar, tornando a eletricidade pronta para ser distribuída no local.

Após a instalação do sistema solar, o seu relógio de luz antigo é substituído por um relógio de luz novo que é "bidirecional" e que mede a entrada e saída de energia.

Esse relógio mede a energia da luz que é consumida quando não tem sol e a energia gerada em excesso quando há uma produção maior que o consumo e que é injetada na rede da distribuidora.

A energia solar que vai para a rede torna-se créditos de energia. Eles são medidos em kWh e, para cada kWh gerado em excesso pelo seu sistema solar fotovoltaico, você recebe 1 crédito de kWh para ser consumido nos próximos 60 meses.

Homem desconfiado com a mão no queixo

Com o seu score calculado, você descobre o produto financeiro ideal para você!

Calcule o seu score de forma gratuita, rápida e segura e tenha acesso a centenas de cartões de crédito e outros produtos financeiros.
+ 1.267.543 milhões de pessoas já consultaram

Ao criar uma conta você aceita nossos termos de uso política de privacidade. Aceita também receber notificações por e-mail e SMS, que podem ser canceladas quando quiser.

Ou seja, no final do mês, quando você receber a sua conta de luz, verá o quanto de energia consumiu da rede e quanta injetou na rede. Caso injete mais na rede do que consuma, você terá créditos de energia, garantindo mais economia na sua conta de luz!

Vantagens da energia solar

  • A energia solar não polui, é renovável, limpa e sustentável;
  • Fácil de instalar e barata para manter;
  • Necessidade mínima de manutenção;
  • Vida útil de mais de 25 anos, pagando-se em até sete anos;
  • Economia de até 95% da conta de luz;
  • Ocupa pouco espaço e valoriza o imóvel;
  • Placas solares resistentes;
  • Fonte de energia gratuita.

Desvantagens da energia solar

  • Alto custo de aquisição;
  • Não gera energia à noite;
  • Falta de incentivos no Brasil.

E aí, o que achou?

Levar em consideração as vantagens e desvantagens dessa tecnologia é extremamente importante para tomar a decisão correta. Ainda assim, é mais que essencial estabelecer um orçamento que esteja de acordo com as suas condições, para que seja possível aproveitar ao máximo a energia solar.

Descomplicamos?

Esperamos ter ajudado você com esse conteúdo. Em casos de dúvidas ou sugestões, deixe o seu comentário para nós e até a próxima!

Gostou? Deixe seu curtir
Compartilhe
Camila Silveira

Redatora e Especialista em Produtos e Serviços Financeiros na Foregon, adora descomplicar os cartões de crédito, empréstimos, financiamentos, seguros, contas digitais, entre outros. Boa parte do seu trabalho é acompanhar a movimentação dos bancos e instituições financeiras para trazer as principais notícias do mercado.

Ver todos os posts

Deixe seu comentário

Leia também

BBB22: quanto custa e como assinar o pay-per-view?

Aprenda organizar seu dinheiro com o Finanças+ do BTG+

IPTU 2022: saiba quais são os aumentos e descontos para algumas capitais do país

Como saber se estão usando o meu CPF indevidamente? O que fazer?

Conheça o Visa Checkout: um jeito rápido e seguro de pagar online

O que é taxa de manutenção de conta corrente?

CPF Protegido: tudo sobre o monitoramento de CPF da Foregon

Marketplace ou e-commerce: por onde devo começar a vender?