Ir para o conteúdo principal
Foregon.comConteúdos
Acesse sua conta

Conta digital e carteira digital: entenda a diferença

Por Camila SilveiraPublicado em

Com o avanço da pandemia, as formas de pagamentos digitais tornaram-se cada vez mais populares entre as pessoas do mundo inteiro e essa mudança gerou a abertura de milhares de contas e carteiras digitais.

Outro fator que impulsionou essa mudança foi o pagamento do Auxílio Emergencial, que incluiu milhares de pessoas no sistema bancário. Além dos 105 milhões de downloads do aplicativo Caixa Tem, aumentaram os downloads de carteiras e contas digitais, graças à agilidade de todo o processo.

Apesar do grande número de clientes, muitos ainda têm dúvidas sobre a diferença entre as contas e carteiras digitais. Se você faz parte deste grupo de pessoas, entenda como cada uma funciona, neste artigo.

Conta digital e carteira digital: entenda a diferença

Conta digital

A conta digital, ou conta pagamento, é um produto financeiro que oferece os mesmos serviços que uma conta tradicional e que pode ser aberto e encerrado de forma digital. Com ela, seus usuários podem fazer pagamentos, recebimentos e demais operações bancárias, sem precisar sair de casa.

A empresa que oferece a conta pagamento não precisa ser necessariamente um banco. Ela pode ser uma Instituição de Pagamento (IP), tornando as exigências e regulações mais brandas que as dos bancos tradicionais.

Essa modalidade de conta oferece um cartão de débito. Caso o cliente tenha um bom histórico financeiro e score de crédito alto, ele também tem acesso a um cartão de crédito.

As contas digitais podem ser excelentes opções para quem quer ter acesso a serviços financeiros do dia a dia e não precisa de serviços muito sofisticados, como seguros, consórcios, financiamentos, entre outros.

Neste caso, o cliente não tem um gerente à disposição dele. Em casos de problemas com a conta, a própria empresa resolve tudo, através dos canais de atendimento disponíveis.

Carteiras digitais

Também conhecida como wallet, a carteira digital é um aplicativo ou serviço que armazena dados de cartões de crédito e débito e, em alguns casos, dinheiro também. Com ela, seus usuários conseguem realizar transações em lojas físicas e virtuais, usando o celular, o smartwatch ou algum outro dispositivo digital.

Na prática, a carteira digital conecta o lojista ao comprador no momento de realizar o pagamento. Funciona assim: em vez de pagar usando cartão ou dinheiro físico, a pessoa paga com a carteira digital, seja por aproximação ou QR Code.

No entanto, para que isso seja possível, o lojista deve aceitar pagamentos por aproximação ou QR Code. Além disso, o usuário precisa ter um cartão de débito ou de crédito cadastrado na carteira digital ou dinheiro depositado nela para que a transação seja concluída.

Algumas carteiras digitais também funcionam em lojas virtuais que aceitam essa forma de pagamento. Neste caso, o cliente só precisa selecionar a carteira digital no momento de pagar e utilizar o PIN (senha da carteira) para aprovar a operação.

A grande vantagem é que essa opção é muito mais acessível. Pessoas que não têm o histórico financeiro bom, que são desbancarizadas ou negativadas, podem recorrer às carteiras digitais, afinal, basta depositar o dinheiro para utilizá-lo nos estabelecimentos físicos e online.

Além disso, não são cobradas taxas dos consumidores, o que ajuda a reduzir os riscos de inadimplência.

Descomplicamos?

Esperamos ter ajudado você com esse conteúdo. Em caso de dúvidas ou sugestões, deixe o seu comentário para nós e até a próxima!

Gostou? Deixe seu curtir
Compartilhe
Camila Silveira

Redatora e Especialista em Produtos e Serviços Financeiros na Foregon, adora descomplicar os cartões de crédito, empréstimos, financiamentos, seguros, contas digitais, entre outros. Boa parte do seu trabalho é acompanhar a movimentação dos bancos e instituições financeiras para trazer as principais notícias do mercado.

Ver todos os posts

Deixe seu comentário

Leia também

Original Store: conheça a nova loja virtual do Banco Original

Como se defender de um vazamento de dados

BTG+ business: conheça todas as soluções para sua empresa

Conta PJ do BTG+ business: vantagens e como solicitar

4 contas digitais que rendem mais que a poupança

A inovação de processos tradicionais por meio da tecnologia

Conta digital e carteira digital: entenda a diferença

iti Itaú ou next: qual conta digital é melhor para você?