Foregon.comConteúdos

Por que abrir uma conta no exterior para fazer intercâmbio?

Por Jennifer FigueiredoPublicado em
Compartilhe

Fazer intercâmbio para o exterior é o grande sonho de muitos jovens. Seja para trabalhar, estudar, ou até conciliar as duas opções. Neste artigo vamos abordar uma questão que por vezes pode passar despercebido: quanto custa abrir uma conta no exterior? Acompanhe os detalhes e tire suas dúvidas.

O primeiro passo antes de embarcar é escolher para onde ir, qual empresa trabalhar ou em qual instituição gostaria de estudar no exterior. Depois, é preciso ir atrás de toda a documentação necessária para entrar no país.

Como levar dinheiro para o intercâmbio?

Essa é uma importante questão a ser abordada e por isso, é comum que surjam algumas dúvidas relacionadas às taxas de câmbio. Primeiro você deve ir até uma casa de câmbio de confiança para fazer essa operação. Verifique a lista de estabelecimentos credenciados pelo Banco Central e conheça as formas de levar dinheiro daqui para o seu destino:

Imperdível
Sua chance de ter um cartão de crédito sem anuidade78.477 pessoas já pediram
Ver cartão
Encerra em 16:20
  • Dinheiro em espécie: significa que terá dinheiro em mãos para levar. Esta é a melhor opção para pagar a menor taxa de (IOF), cerca de 1,1%.
  • Cartão pré-pago: algumas casas de câmbio oferecem cartão da própria financeira para que o intercambista o recarregue com a moeda desejada. Este cartão vem com bandeira internacional, portanto, pode ser usado em qualquer país.
  • Cartão de Crédito: se já possui um cartão de crédito internacional, também será possível fazer compras com ele em outro país.

Vale lembrar que para cartões a taxa de IOF é ainda maior, chegando a 6,5%, com a possibilidade de variar a todo momento. Portanto, você pode acabar pagando caro para ter a moeda de outro país.

Foregon dicas: saiba como comprar dólar barato.

Como abrir uma conta no exterior durante o intercâmbio?

Tudo vai depender do tipo de intercâmbio que irá fazer. Se for na modalidade de trabalho (Work and Travel, Au Pair, etc.) é recomendável esperar até que chegue na cidade onde vai morar, já que o seu empregador pode ter um banco de preferência no qual eles queiram depositar seu pagamento. Se abrir uma conta no banco errado, não vai ser muito útil.

Caso seu intercâmbio seja de estudos, ou seja, sem fonte de renda no país, então você pode buscar um banco do exterior com operações no Brasil e abrir a conta antes de viajar. Também é possível buscar por um banco brasileiro que realize operações no exterior.

Procedimentos

Os métodos podem variar de acordo com o país e a instituição, mas na maioria das agências não é necessário ser cidadão, basta apenas abrir como não residente. Lembre-se sempre de analisar com cuidado os produtos e serviços oferecidos pelo banco e ver se eles se encaixam com suas necessidades.

Em muitos bancos, pode ser que você precise ir até a agência. Mas já existem instituições modernas que permitem abrir uma conta à distância.

Documentos necessários

Os documentos exigidos podem variar muito de cada instituição. No entanto, destacamos a documentação que pode ser pedida na maioria dos casos:

  • Passaporte: original e cópia autenticada;
  • Comprovante de endereço: do país de origem e de estadia no país estrangeiro;
  • Comprovante de renda / faturamento: original e cópia;
  • Referência de um banco no país de origem: do qual você seja cliente.

Foregon dicas: Viagem barata para o exterior – veja como!

Quanto custa abrir minha conta?

Mais uma vez, tudo irá depender do local para onde vai e qual instituição financeira escolher para abrir a conta. Assim como no Brasil, podem existir contas com planos sem taxas, ou que tenham mensalidade. Algumas cobram pequenas taxas ao usar o cartão para sacar ou transferir dinheiro para outra conta. Nada que uma boa pesquisa não ajude em sua escolha.  

Algo que pode facilitar muito sua vida durante o intercâmbio é ter uma conta digital. Lembre-se que esta conta deve funcionar no país de destino, ok?

Conheça as opções de conta digitais aqui na Foregon® e solicite a sua.

Qualquer dúvida, deixe nos comentários. Até a próxima!

Gostou? Deixe seu curtir
Compartilhe nas suas redes sociais

Jennifer Figueiredo

Graduanda em Jornalismo pela Universidade do Oeste Paulista e Redatora na Foregon, gosta de falar sobre os produtos financeiros que oferecem as melhores vantagens. Nas horas vagas, procura a companhia de amigos para descontrair.

Ver todos os posts

Leia a seguir

  • Cartão de crédito

    Cartão Dafiti: produto criado em parceria com Banco PAN e Visa

  • Cartão de crédito

    Cartão Besni: conheça as vantagens

  • Cartão de crédito

    Conheça o cartão Di Santinni

  • Cartão de crédito

    Segunda via fatura do cartão Di Santinni: como emitir

Ver mais conteúdos

Veja o que estão comentando

Principais conteúdos

Principais assuntos

  1. Home
  2. Conteúdo
  3. Cartão de crédito