Foregon.comConteúdos

Conta poupança: escolha o melhor banco

Por Claudia BorgesPublicado em
Compartilhe

Quando falamos em guardar dinheiro é comum que nosso primeiro pensamento seja a conta poupança. Mas você sabe qual a melhor conta para você? Iremos te passar algumas opções e assim você pode escolher a que mais se encaixa no seu perfil. Vamos lá?

A caderneta de poupança é um dos investimentos mais seguros e tradicionais do Brasil. É escolhido por cerca de 70% das pessoas que desejam começar a investir. Isso se deve à facilidade de investimento, liquidez dos valores aplicados, e também ao fato de que a maioria dos bancos não possui taxas de manutenção da conta, ou desconto de imposto de renda. 

Qual o melhor banco para abrir sua conta poupança?

Há diversos fatores que devem ser analisados na hora de abrir sua poupança. Em regra não há diferença no rendimento de um banco para outro, pois a taxa de rendimento é definida pelo Banco Central, então você deve levar em consideração:

Imperdível
Sua chance de ter um cartão de crédito sem anuidade78.477 pessoas já pediram
Ver cartão
Encerra em 16:20
  • Seu relacionamento com o banco;
  • Quantidade de agências;
  • Número de reclamações;
  • Proximidade com sua casa.

Como são calculados os rendimentos da poupança?

Existem três regras para cálculo dos rendimentos da poupança, são elas:

  1. Depósitos feitos até 03 de maio de 2012: rendimento de 0,5% a.m.+ variação da TR (Taxa Referencial);
  2. Depósitos feitos após 03 de maio de 2012: quando a taxa Selic for menor que 8,5% a poupança renderá 70% da Selic + variação TR;
  3. Depósitos feitos após 03 de maio de 2012: quando a taxa Selic for maior que 8,5% a poupança renderá 0,5% a.m. + variação da TR.

A TR (Taxa Referencial) é divulgada todos os dias pelo Banco Central. 

Como abrir uma conta poupança

Depois de escolher o banco que deseja abrir sua conta, você deve ir até ele com seus documentos pessoais em mãos: RG, CPF e comprovante de residência. Os bancos não costumam pedir comprovante de renda, porém caso tenha e queira, pode levá-lo também. 

Assim que abrir a sua conta, você receberá um cartão e senha para movimentação. Qualquer pessoa pode ter uma poupança, inclusive menores de idade, que deve apenas estar acompanhado de um responsável no ato da abertura. 

Conta poupança ainda é um bom investimento?

Hoje existem algumas alternativas que podem render mais para o cliente, como algumas contas digitais por exemplo, ou outros produtos como CDC, Tesouro direto, que também são seguros, e podem ser considerados aplicações de valores baixos. 

Um bom ponto a se levar em consideração é a liquidez do seu investimento. Na poupança o rendimento é atualizado a cada 30 dias, na data de aniversário de abertura da conta, portanto se tirar seu dinheiro antes da data ele não terá rendimentos. 

A decisão de investir ou não em uma poupança é uma coisa muito pessoal, assim como escolher um banco, você deve levar em consideração seu perfil de investidor e o que você espera do dinheiro. 

Para te ajudar, vamos deixar mais alguns conteúdos, assim você toma a melhor decisão para você.

Gostou? Deixe seu curtir
Compartilhe nas suas redes sociais

Claudia Borges

Estudante de Jornalismo e estagiária de Redação na Foregon. Alia seu conhecimento na área administrativa com sua paixão por escrever e sempre busca agregar conhecimento em seus textos.

Ver todos os posts

Leia a seguir

  • Dicas financeiras

    Por que é importante ter o nome limpo?

  • Dicas financeiras

    Relatório Macroeconômico da Boa Vista: como adquirir?

  • Dicas financeiras

    Aviso Eletrônico de Débito da Boa Vista: saiba o que é

Ver mais conteúdos

Veja o que estão comentando

Principais conteúdos

Principais assuntos

  1. Home
  2. Conteúdo
  3. Dicas financeiras