Ir para o conteúdo principal
Foregon.comConteúdos
Acesse sua conta

Conta salário: confira as principais dúvidas

Por Camila SilveiraPublicado em

Já ouviu falar na conta salário, mas não sabe exatamente quais são as funcionalidades que ela possui? Fique tranquilo. Neste artigo, você vai finalmente entender como ela funciona e conhecer as vantagens que ela pode oferecer.

Conta salário: confira as principais dúvidas

1. O que é a conta salário?

A conta salarial serve para as pessoas receberem seus salários e/ou benefícios, como: pensões, aposentadoria, pagamento de proventos, soldos e similares.

2. Como abrir uma conta salário?

A conta salarial só pode ser aberta pela empresa que está te contratando, afinal, é ela que tem parceria com a instituição financeira que disponibiliza os pagamentos.

A empresa pode solicitar que você vá até uma agência física do banco em questão para abrir a conta, ou pedir que a abertura seja realizada através do aplicativo. De toda maneira, é importante que você tenha os seguintes documentos em mãos:

  • RG;
  • CPF;
  • Carta de solicitação da empresa;
  • Comprovante de residência.

3. Qual é a diferença entre uma conta salário e uma conta corrente?

De maneira resumida, a conta salarial é mais usada na função débito e para sacar dinheiro. Por outro lado, a conta corrente é utilizada para movimentações diárias, como transferências, saques, depósitos, recebimentos e pagamentos de valores.

Homem desconfiado com a mão no queixo

Com o seu score calculado, você descobre o produto financeiro ideal para você!

Calcule o seu score de forma gratuita, rápida e segura e tenha acesso a centenas de cartões de crédito e outros produtos financeiros.
+ 1.267.543 milhões de pessoas já consultaram

Ao criar uma conta você aceita nossos termos de uso política de privacidade. Aceita também receber notificações por e-mail e SMS, que podem ser canceladas quando quiser.

4. Quais são as vantagens e desvantagens da conta salário?

Dentre as vantagens da conta salário, estão:

  • Zero taxas de manutenção;
  • Realização de saques em agências e caixas 24 horas;
  • Sem análises no SPC ou Serasa;
  • Utilização do débito para fazer compras.

Por outro lado, as desvantagens estão na limitação em serviços disponíveis, como número reduzido de saques e de emissão de extratos.

5. É possível consultar a conta salário pela internet?

Sim, é possível. Para entrar na conta salarial pela internet, você deve ter o acesso que é liberado pelo banco e usá-lo no Internet Banking ou aplicativo.

6. O que é e como fazer a portabilidade de bancos?

A portabilidade bancária é quando um cliente busca migrar de um banco para outro em busca de mais benefícios, como isenção de anuidade e empréstimos/financiamentos com juros mais baixos.

Para fazer isso, é necessário fazer uma solicitação ao banco atual e seguir os procedimentos necessários. No entanto, é sempre importante lembrar que a portabilidade de bancos é diferente da portabilidade de salário.

7. Como fazer a portabilidade de salário?

Você pode fazer a portabilidade de salário para outro banco, inclusive para uma conta digital, já que o processo pode ser feito para qualquer instituição de sua preferência.

Primeiramente, entre em contato com o banco em questão e solicite um termo de transferência. Em seguida, preencha os dados e entregue ao banco em que você recebe o seu salário atualmente.

Pronto! Nos próximos meses, você começará a receber o seu salário no novo banco.

É importante ressaltar que para fazer a portabilidade salarial, o titular da conta original deverá ser o mesmo da nova conta.

8. É possível receber o meu salário em conta digital?

Sim, é possível. Para isso, o processo é o mesmo da portabilidade de salário. A única diferença é que, no termo de transferência, você deve colocar os dados da sua conta digital.

Informamos?

E aí, a conta salário é uma opção ideal para você no momento? Se sim, conte para a gente aqui nos comentários. Se você gostou do conteúdo, deixe a sua curtida também. 

No Portal da Foregon você encontra diversos conteúdos sobre produtos e serviços financeiros. Acesse já e aproveite!

Gostou? Deixe seu curtir
Compartilhe
Camila Silveira

Redatora e Especialista em Produtos e Serviços Financeiros na Foregon, adora descomplicar os cartões de crédito, empréstimos, financiamentos, seguros, contas digitais, entre outros. Boa parte do seu trabalho é acompanhar a movimentação dos bancos e instituições financeiras para trazer as principais notícias do mercado.

Ver todos os posts

Deixe seu comentário

Leia também

Carteiras Digitais: conheça tudo sobre

Quais são os documentos necessários para abrir conta em banco? Veja agora

Indique e Ganhe: conheça os Apps que pagam usuários por indicação

Beblue: conheça a nova conta digital com novidades

Banco Inter: saiba como investir no Tesouro Direto pelo Inter Invest

Carteira digital Bitz: saiba como ganhar dinheiro com ela

C6 Bank lança programa com recompensas extras para quem completar missões no App

Inter Duo Gourmet: quem pode fazer o upgrade para o cartão Inter Black?