Ir para o conteúdo principal
Foregon.comConteúdos
Acesse sua conta

Conta salário: dúvidas frequentes

Por Sabrina VansellaPublicado em

A conta salário continua sendo utilizada por diversas empresas para enviar a remuneração ao colaborador, mesmo que já existam opções de contas correntes que não aplicam muitas tarifas. Por ser um serviço específico, é normal apresentar dúvidas sobre o assunto. Pensando nisso, escrevemos esse artigo para te ajudar a sanar todas elas!

Conta salário: dúvidas frequentes

1. O que é e para que serve a conta salário?

Como o próprio nome indica, a conta salário é utilizada apenas para receber o salário. O que muitas pessoas não sabem, é que com esse tipo de conta também é possível receber diversos benefícios, como:

  • Pensões;
  • Aposentadorias;
  • Pagamento de proventos;
  • Benefícios similares.

2. Como abrir uma conta salarial?

Ao se tornar colaborador, a empresa ficará responsável por abrir uma conta salário para você, geralmente com um banco que ela já tenha parceria.

Mas caso você esteja com dúvidas, deverá entrar em contato com a área de recursos humanos do seu local de trabalho para receber um direcionamento dos próximos passos para a abertura da sua conta. Veja os documentos essenciais:

  • RG e CPF;
  • Comprovante de residência;
  • Carta de solicitação da empresa.

3. Qual a diferença entre a conta salário e a conta corrente?

Na conta salário, só é possível acessar a sua remuneração, sacar o dinheiro ou utilizar o cartão na função débito. Já na conta corrente, você tem mais liberdade e acesso a outros serviços que te dão permissão para fazer movimentações nas suas finanças.

Antigamente, a conta salário era vista como uma opção mais barata, já que ela não cobrava pelas suas funções, mas agora a maioria das instituições financeiras não fazem cobrança de mensalidade por uso da conta corrente, o que torna o uso da conta salário irrelevante.

Homem desconfiado com a mão no queixo

Com o seu score calculado, você descobre o produto financeiro ideal para você!

Calcule o seu score de forma gratuita, rápida e segura e tenha acesso a centenas de cartões de crédito e outros produtos financeiros.
+ 1.267.543 milhões de pessoas já consultaram

Ao criar uma conta você aceita nossos termos de uso política de privacidade. Aceita também receber notificações por e-mail e SMS, que podem ser canceladas quando quiser.

4. Consigo usar Pix na conta salário?

Em 2021, o Banco Central havia sinalizado uma possível inclusão desse tipo de conta para o sistema Pix. No entanto, ainda não foi definido nenhum prazo para passar a permitir a utilização do Pix na conta salário.

5. Quais as principais vantagens e desvantagens da conta salário?

Como citamos anteriormente, a conta salário não tem taxas de manutenção, permite a realização de saques em bancos e caixas eletrônicos 24 horas, não faz análises no SPC ou Serasa e te entrega um cartão de débito para ser utilizado.

No entanto, é preciso ficar atento às desvantagens desse tipo de conta, afinal, ela é limitada e oferece menos serviços que a conta corrente regular.

6. Como faço para consultar a conta salário?

A conta salário pode ser consultada presencialmente nos caixas eletrônicos e através da internet. Para entrar, basta ter esse acesso liberado pelo banco e acessar o Internet Banking ou aplicativo da instituição financeira.

7. Como fazer a portabilidade de salário?

Basicamente, a portabilidade de salário acontece quando o cliente deseja transferir o recebimento do seu salário de uma conta bancária para outra.

Costumamos recomendar que você faça a portabilidade de salário para aumentar as chances de ser visto como um bom pagador pelo banco que você deseja solicitar algum produto financeiro.

Com isso, é normal surgir a dúvida de como realizar essa alteração. Mas fique tranquilo, pois basta fazer requisição, dessa forma:

  1. Entre em contato com o banco que você deseja receber o seu salário;
  2. Solicite um termo de transferência;
  3. Preencha os dados e entregue ao banco que você recebe o salário no momento.

Agora, basta aguardar a efetivação da portabilidade e você começará a receber seu salário no banco escolhido.

8. Quanto tempo uma conta salário pode ficar ativa?

Enquanto você estiver recebendo os pagamentos pela conta salário, ela continuará ativa. Caso não esteja mais na empresa, ela ficará responsável por encerrar a sua conta, se não acontecer, o próprio banco encerrará depois de três meses.

9. Consigo fazer transferências na minha conta salário?

Não. A conta salário não permite que você faça transferências ou depósitos para terceiros e vice-versa. Nesse tipo de conta, apenas o empregador consegue fazer a movimentação.

10. Posso transformar a minha conta salário em conta corrente?

Isso pode variar de acordo com cada instituição financeira, mas a maioria dos bancos não permitem que essa transformação aconteça. Geralmente, é necessário abrir uma conta corrente paralela a sua conta salário.

Descomplicamos?

Restou alguma dúvida? Se sim, faça um comentário que nós descomplicamos para você. Se gostou, não esqueça de curtir esse artigo. Até a próxima!

Gostou? Deixe seu curtir
Compartilhe
Sabrina Vansella

Redatora e Especialista em Produtos e Serviços Financeiros na Foregon, se identifica com conteúdos noticiosos e sobre dicas financeiras. Procura simplificar e melhorar a qualidade de vida dos usuários e, para isso, preza por uma pesquisa assídua e uma escrita clara.

Ver todos os posts

Deixe seu comentário

Leia também

Conheça 5 aplicativos que enviam dinheiro para o exterior

Quais mudanças o Open Banking traz para a nossa vida financeira?

BRL: entenda o que essa sigla significa na sua fatura do cartão

Corte 17 despesas mensais que podem se transformar em renda extra

Aplicativos para aumentar score de crédito: verdade ou mito?

Tag Itaú de passe livre em pedágios e estacionamentos: conheça e veja como solicitar

Pagar passagem de ônibus com cartão de débito ou crédito: veja como

Prêmio de 1,5 milhão do BBB: saiba quanto rende na poupança e em outros investimentos