Ir para o conteúdo principal
Foregon.comConteúdos
Acesse sua conta

Contas de luz terão bandeira amarela no mês de abril

Por Thais SouzaPublicado em

Na sexta-feira, 26 de março, a A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) anunciou que irá manter a bandeira amarela nas contas de luz do mês de abril. Com a decisão, será mantida a cobrança de uma taxa adicional de R$ 1,343 a cada 100 quilowatts-hora consumidores (kWh).

Aneel decide manter contas de luz com bandeira amarela

A bandeira tarifária é um sistema que sinaliza custos reais da geração de energia elétrica. São três cores: verde, amarela e vermelha. Cada cor indica se a energia custará mais ou menos em função das condições de geração de eletricidade.

  • A bandeira verde: quando não há cobrança adicional, significa que o custo para produzir energia está baixo;
  • Bandeiras amarela e vermelha: representa um aumento no custo da geração e a necessidade de acionamento de térmicas, o que está ligado principalmente ao volume dos reservatórios e das chuvas.

Em nota, a Aneel explicou que o motivo de manter a bandeira tarifária amarela é o volume reduzido dos reservatórios das hidrelétricas, mesmo com as chuvas que ocorreram recentemente nas bacias do Sistema Interligado Nacional (SIN).

A cobrança da taxa adicional de R$ 1,343 a cada 100 quilowatts-hora consumidores (kWh) tem o objetivo de arrecadar valores para custear o acionamento das usinas termelétricas, que custam mais para gerar energia. Com a decisão, é o quarto mês consecutivo que o órgão aciona bandeira neste nível.

O mês de abril é um período de transição das chuvas para o período seco, que segundo a Aneel, indica que não deve alterar as tendências de queda na quantidade de água que chega aos reservatórios.

Homem desconfiado com a mão no queixo

Com o seu score calculado, você descobre o produto financeiro ideal para você!

Calcule o seu score de forma gratuita, rápida e segura e tenha acesso a centenas de cartões de crédito e outros produtos financeiros.
+ 1.267.543 milhões de pessoas já consultaram

Ao criar uma conta você aceita nossos termos de uso política de privacidade. Aceita também receber notificações por e-mail e SMS, que podem ser canceladas quando quiser.

A agência orienta que enquanto houver incidência da bandeira amarela nas contas de luz, os consumidores procurem fazer o uso consciente dos aparelhos elétricos e evitem o desperdício de energia.

Leia também:

Deixe seu comentário caso tenha restado alguma dúvida sobre a bandeira tarifária amarela na conta de luz. Até a próxima!

Gostou? Deixe seu curtir
Compartilhe
Thais Souza

Redatora e Especialista em Produtos e Serviços Financeiros na Foregon, se identifica com conteúdos relacionados a investimentos e empréstimos e acredita que esse tipo de conhecimento pode mudar a vida das pessoas. Busca impactar a vida dos usuários que buscam resolver um problema ou conhecer melhor um produto ou serviço financeiro.

Ver todos os posts

Deixe seu comentário

Leia também

Inter oferece 12% de cashback nas compras feitas na Amazon

Banco do Brasil lança financiamento de iPhone em até 60X

Caixa reduz parcelas de financiamento durante licença maternidade

FGTS poderá ser utilizado para compra de casa popular em 2023

Foregon marca presença no StartupON compondo time de empreendedores da região Oeste do Estado de São Paulo

Ganhe 4% de investback com o cartão XP para abastecer seu veículo

Auxílio Brasil cancelado: conheça os principais motivos

Distrito e Foregon promovem um seminário gratuito sobre Educação Financeira para negócios