Contas de luz terão bandeira amarela no mês de abril
Na sexta-feira, 26 de março, a A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) anunciou que irá manter a bandeira amarela nas contas de luz do mês de abril. Com a decisão, será mantida a cobrança de uma taxa adicional de R$ 1,343 a cada 100 quilowatts-hora consumidores (kWh).

O que você procura?
Aneel decide manter contas de luz com bandeira amarela
A bandeira tarifária é um sistema que sinaliza custos reais da geração de energia elétrica. São três cores: verde, amarela e vermelha. Cada cor indica se a energia custará mais ou menos em função das condições de geração de eletricidade.
- A bandeira verde: quando não há cobrança adicional, significa que o custo para produzir energia está baixo;
- Bandeiras amarela e vermelha: representa um aumento no custo da geração e a necessidade de acionamento de térmicas, o que está ligado principalmente ao volume dos reservatórios e das chuvas.
Em nota, a Aneel explicou que o motivo de manter a bandeira tarifária amarela é o volume reduzido dos reservatórios das hidrelétricas, mesmo com as chuvas que ocorreram recentemente nas bacias do Sistema Interligado Nacional (SIN).
A cobrança da taxa adicional de R$ 1,343 a cada 100 quilowatts-hora consumidores (kWh) tem o objetivo de arrecadar valores para custear o acionamento das usinas termelétricas, que custam mais para gerar energia. Com a decisão, é o quarto mês consecutivo que o órgão aciona bandeira neste nível.
O mês de abril é um período de transição das chuvas para o período seco, que segundo a Aneel, indica que não deve alterar as tendências de queda na quantidade de água que chega aos reservatórios.

Ao criar uma conta você aceita nossos termos de uso e política de privacidade. Aceita também receber notificações por e-mail e SMS, que podem ser canceladas quando quiser.
A agência orienta que enquanto houver incidência da bandeira amarela nas contas de luz, os consumidores procurem fazer o uso consciente dos aparelhos elétricos e evitem o desperdício de energia.
Leia também:
Deixe seu comentário caso tenha restado alguma dúvida sobre a bandeira tarifária amarela na conta de luz. Até a próxima!

Redatora e Especialista em Produtos e Serviços Financeiros na Foregon, se identifica com conteúdos relacionados a investimentos e empréstimos e acredita que esse tipo de conhecimento pode mudar a vida das pessoas. Busca impactar a vida dos usuários que buscam resolver um problema ou conhecer melhor um produto ou serviço financeiro.
Deixe seu comentário