Contas digitais: o que você precisa saber
Você já ouviu falar em conta digital? Essa novidade tomou conta do universo financeiro e está sendo muito procurada devido à sua proposta de ausência de filas, burocracias e serviços totalmente on-line. Hoje, no Brasil, vários bancos já oferecem esse tipo de serviços 100% digitais, que vão desde a criação da conta até a sua manutenção. O relacionamento pessoal também foi transferido para o internet banking e telefone.
Atualmente, essas contas estão disponíveis para qualquer usuário e exigem apenas a apresentação de um CPF válido, dando a possibilidade de substituição da conta física. Vale lembrar que nem todos os serviços estão disponíveis nesse formato digital; portanto, talvez essa não seja a melhor opção para você.
Pensando nisso, separamos as principais e mais promissoras contas digitais existentes no mercado para lhe ajudar na escolha daquela que mais atende às suas necessidades:
iConta – Banco Itaú

O Itaú foi um dos primeiros bancos a oferecer esse serviço. Por ser uma instituição de ampla presença no Brasil, tem diversas agências e caixas eletrônicos espalhados pelo País. A abertura de uma "iConta" é simples: basta se dirigir a uma agência e realizar o procedimento ou substituir a sua conta atual. Só não é permitido manter uma conta física e uma digital.
Feito isso, você receberá um cartão Mastercard® de débito ou múltiplo. Na função de crédito há a cobrança de anuidade. Serviços de transferência entre contas, TED e DOC não possuem limites ou taxas.
Conta Fácil – Banco do Brasil
Um pouco mais limitado do que a concorrência, o Banco do Brasil tem a Conta Fácil como a sua versão de conta digital. No entanto, os serviços são restritos. A dica é: adquira-o apenas quando for inevitável ter uma conta BB, seja para receber pagamentos ou salário.
Digiconta – Bradesco
A conta digital do Bradesco pode ser aberta via internet, com uma ressalva: é preciso se dirigir a uma agência para ativá-la. As vantagens são basicamente as mesmas da concorrência, como transferências e consultas gratuitas. A desvantagem é em relação ao cartão, que é exclusivo de débito e de bandeira Elo, ainda pouco aceita no mercado.
Banco Intermedium
100% digital, a abertura da conta é feita apenas pela internet, site ou aplicativo. Um dos grandes diferenciais é o depósito através de boletos, em que é possível gerar códigos de barras do valor desejado, pagar em qualquer lotérica e logo o dinheiro estará na sua conta. O cartão é múltiplo e da bandeira Mastercard®, já a função crédito possui uma anuidade de R$ 80.
A única desvantagem do Banco Intermedium é a falta de caixas eletrônicos próprios. A realização de saques só é possível em caixas das redes Banco24horas e Cirrus.
Banco Neon
As contas digitais do Banco Neon são feitas exclusivamente através de aplicativo mobile. Porém, é preciso de um depósito de R$100 para ativá-la e receber os cartões: um de débito Visa e um de crédito virtual, ambos internacionais. A vantagem é que não há análise de crédito, o que permite um limite maior aos usuários e é uma boa opção para quem possui dívidas.
O único detalhe é que o cartão de crédito é habilitado apenas para compras pela internet e não permite parcelamento.
–
Como você pôde perceber, as vantagens são bem parecidas, assim como os serviços oferecidos. Por isso, uma comparação em detalhes é essencial para escolher a sua conta e não ter dores de cabeça no futuro.
Deixe seu comentário