Contas para Pessoas Jurídicas: saiba como regularizar o CNPJ
Para um estabelecimento funcionar corretamente, é necessário que o proprietário esteja com todas as pendências do negócio em dia. Na maioria dos casos, a irregularidade nas contas para Pessoas Jurídicas se dá por débitos em aberto com a Receita Federal.

Se você é Microempreendedor Individual (MEI) e não sabe como regularizar seu CNPJ, preparamos um conteúdo para te ajudar nesse momento. Continue a leitura e saiba como tornar seu CNPJ regular.
O que você procura?
Como regularizar o MEI
Primeiramente, para seu MEI estar regularizado é preciso pagar os débitos em aberto. É possível consultar as pendências que existem em seu nome pelo Portal PGMEI. Confira o passo a passo a seguir:
- Acesse o Portal PGMEI e informe o seu CNPJ;
- Clique no botão "Emitir Guia de Pagamento (DAS)";
- Selecione o ano-calendário desejado e clique em "OK";
- Selecione o período de apuração (PA) e clique em "Apurar/Gerar DAS". Nessa área você verá os meses em aberto, identificados como "Devedor";
- Clique em "Imprimir/Visualizar PDF" para imprimir o DAS.
O valor indicado após a consulta pode ser pago de uma vez ou parcelado, em até 60 vezes. Vale lembrar que a parcela mínima é de R$ 50. Outra forma de regularizar seu MEI é por meio da renegociação da dívida.
CNPJ não regularizado
Não regularizar o CNPJ costuma trazer grandes prejuízos ao MEI, que não envolvem apenas o lado financeiro. Além da multa aplicada, que tem um aumento de 0,33% por dia de atrasado no pagamento, também existe a possibilidade de perder o vínculo com o INSS.
Nesse caso, são cancelados os benefícios de previdência, e ainda pode ocorrer a exclusão do Sistema de Recolhimento em Valores Fixos Mensais do Tributos do Simples Nacional (Simei).
O CNPJ pode ser cancelado?
A curto prazo, o CNPJ não pode ser cancelado, no entanto, se você estiver há dois anos sem pagar os devidos impostos e sem entregar a Declaração Anual Simplificada (DASN) o documento pode sim ser cancelado.
Vale frisar que além de ter o CNPJ cancelado após os dois anos sem efetuar o pagamento, há também a possibilidade de cobrança judicial do valor, o que acaba aumentando ainda mais o valor com os encargos aplicados.
Dica Foregon
Estar em dia com suas finanças é essencial para sua vida pessoal e também para o crescimento do seu negócio. No portal da Foregon você encontra diversos conteúdos relacionados a MEI e CNPJ, que podem te ajudar a organizar seu estabelecimento ou empresa.
- Contribuição do MEI: valor mudará a partir de fevereiro de 2022
- Microempreendedor Individual: como fazer o cadastro MEI
- Como fazer Cartão de Crédito para MEI
Deixe seu comentário