Ir para o conteúdo principal
Foregon.comConteúdos
Acesse sua conta

Contatos de celular poderão ser integrados ao Pix: saiba mais

Por Camila SilveiraPublicado em

A partir do dia 1 de abril, os usuários Pix poderão integrar ao sistema suas agendas de contatos do celular. Essa mudança no regulamento foi anunciada pelo Banco Central e publicada na segunda-feira, 22, no Diário Oficial da União. De acordo com o BC, a finalidade é facilitar a identificação de quem cadastrou o número de celular como chave.

Sendo assim, todas as instituições bancárias participantes do sistema de pagamentos Pix devem informar aos clientes sobre a possibilidade de outros usuários terem conhecimento sobre a existência de suas chaves. A funcionalidade de verificação de chaves registradas se aplica ao número de celular e ao endereço de e-mail.

De acordo com a resolução, a informação deve ser passada em tempo hábil para que os usuários possam solicitar a exclusão de sua chave Pix, caso desejarem.

Imperdível
Sua chance de ter um cartão de crédito sem anuidade78.477 pessoas já pediram
Ver cartão
Encerra em 16:20

O que é Pix?

O sistema de pagamentos instantâneos do Banco Central, também conhecido como Pix, permite a transferência de dinheiro entre contas bancárias 24 horas por dia, nos sete dias da semana. As operações são realizadas em apenas dez segundos, sem custo para Pessoas Físicas.

Para usar esse recurso, o interessado deve instalar o aplicativo da instituição financeira em que tem conta e cadastrar suas chaves, que podem ser o número do celular, o e-mail, o CPF para Pessoas Físicas ou o CNPJ para Pessoas Jurídicas.

O usuário também pode criar uma chave aleatória, com um código de até 32 dígitos ou usar os dados bancários, caso queira. Cada chave está associada a uma conta bancária. Pessoas Físicas podem ter até cinco chaves, enquanto as jurídicas podem ter até 20.

Alteração dos dados cadastrais

A outra novidade que entrará em funcionamento em abril é que os usuários poderão solicitar alteração das informações, como nome completo, nome empresarial e título do estabelecimento, sem a necessidade de excluir e registrar novamente a chave. 

De acordo com o Banco Central, isso facilita o ajuste quando, por exemplo, uma pessoa altera o nome após o casamento ou uma empresa altera o nome fantasia do estabelecimento. Além dessa vantagem, o usuário poderá solicitar o vínculo de seu nome social à chave Pix.

Gostou do conteúdo?

Em caso de dúvidas ou sugestões, deixe o seu comentário para nós e até a próxima!

Gostou? Deixe seu curtir
Compartilhe
Camila Silveira

Redatora e Especialista em Produtos e Serviços Financeiros na Foregon, adora descomplicar os cartões de crédito, empréstimos, financiamentos, seguros, contas digitais, entre outros. Boa parte do seu trabalho é acompanhar a movimentação dos bancos e instituições financeiras para trazer as principais notícias do mercado.

Ver todos os posts

Deixe seu comentário

Leia também

Pix: pagamento via WhatsApp é uma ameaça?

Confira o passo a passo de como agendar um Pix no Nubank

Pesquisa aponta que Pix é o 2º meio de pagamento preferido dos brasileiros

Confira 4 benefícios do Pix para e-commerces

Banco Central deve lançar o Cartão Pix para pagamentos offline

Pix: como gerar QR Code pelo aplicativo da Caixa

Golpe do Pix Agendado é falso; entenda

Pix: sistema pode ser utilizado para pagamento de impostos e tributos