Controle de custos: como se organizar em 3 passos
A partir do momento em que as economias de uma pessoa não andam bem, toda a vida dela acaba sendo desestabilizada, podendo até surgir efeitos psicológicos graves. Para evitar que isso aconteça, é necessário monitorar os recursos conforme os gastos vão aparecendo. Aprenda como ter um controle de custos em apenas três passos e organize sua vida financeira!

Como ter controle de custos em apenas três passos?
1. Tome nota de todos os seus gastos
O primeiro passo para controlar todos os seus custos é anotando todos eles. Você pode criar uma planilha, instalar um aplicativo de monitoramento financeiro ou até mesmo utilizar um caderno. O importante é identificar todas as despesas que você teve durante o mês e saber para onde o seu dinheiro foi.
Dessa forma, torna-se possível determinar quais custos poderiam ter sido reduzidos ou cortados do orçamento e aplicar essa estratégia nos próximos meses.
2. Organize os seus custos e alinhe-os por categoria
Para ficar um pouco mais claro, você pode separar todos os seus custos por categorias, como: contas da casa, supermercados, saúde, vestuário, aluguel, diversão, entre outros exemplos. Dessa forma, fica mais fácil visualizar quais valores você pode determinar para cada categoria, mas não se esqueça: essas quantias precisam estar de acordo com as suas necessidades.
3. Pagamento caiu? Pague todas as suas contas
Muitas pessoas acabam comprometendo o salário antes mesmo de receber. É aí que mora o perigo. Entenda que para ter um melhor controle de custos, é preciso priorizar as suas dívidas para depois decidir o que fazer com o restante. Dessa maneira, você organiza suas economias com mais facilidade e evita qualquer situação que cause problemas para o seu bolso.
Principais aplicativos para controle de custos
- Mobilis: controle da conta-corrente e gastos com o cartão de crédito;
- Organizze: categoriza seus orçamentos e te ajuda a atingir suas metas;
- GuiaBolso: visualização da sua conta bancária e situação financeira em tempo real;
- Spendee: opção de adicionar sua conta bancária e controlar os custos manualmente;
- Wallet: possibilidade de tirar fotos de recibos e é ideal para casais e famílias;
- Orçamento Fácil: dedicado ao cartão de crédito e controle de custos manual;
- Fortuno: oferece balanço financeiro mensal, notifica vencimento de contas e mantém informações salvas na nuvem.
Gostou do conteúdo?
Qualquer dúvida sobre controle de custos, deixe um comentário para nós. Continue aproveitando os conteúdos da Foregon e fique por dentro de vários assuntos:
- Super dicas para economizar no supermercado;
- Como manter o controle financeiro pessoal com 3 dicas;
- 10 dicas para controlar o impulso nas compras.
Até a próxima!

Redatora e Especialista em Produtos e Serviços Financeiros na Foregon, adora descomplicar os cartões de crédito, empréstimos, financiamentos, seguros, contas digitais, entre outros. Boa parte do seu trabalho é acompanhar a movimentação dos bancos e instituições financeiras para trazer as principais notícias do mercado.
Deixe seu comentário