Ir para o conteúdo principal
Foregon.comConteúdos
Acesse sua conta

Controle Financeiro: 3 tarefas para deixar o financeiro da sua empresa em ordem

Por CeleroPublicado em

É muito difícil encontrar empresas que realmente saibam o que é gestão financeira e que levem a sério as tarefas da administração do negócio.

O SEBRAE aponta que 85% das pequenas e médias empresas não sabem o que é e não realizam a gestão financeira.

Para a maioria delas, gerir as finanças se resume a duas tarefas: a primeira é registrar — sem muito rigor — o que entra no caixa, e a segunda é pagar as contas da empresa.

Quando muito, algumas empresas vão mais longe: buscam entender o que aconteceu no caixa e fazer análises olhando para o passado dos seus gastos e receitas.

Mas gestão financeira tem muito menos a ver com passado do que com o futuro do negócio. Uma administração bem feita e saudável garante que o empreendedor saiba quanto ele deverá gastar e quando irá receber nas próximas semanas e até nos próximos meses. Porém, novamente: isso só é possível quando a gestão financeira recebe a devida atenção.

Homem desconfiado com a mão no queixo

Com o seu score calculado, você descobre o produto financeiro ideal para você!

Calcule o seu score de forma gratuita, rápida e segura e tenha acesso a centenas de cartões de crédito e outros produtos financeiros.
+ 1.267.543 milhões de pessoas já consultaram

Ao criar uma conta você aceita nossos termos de uso política de privacidade. Aceita também receber notificações por e-mail e SMS, que podem ser canceladas quando quiser.

Confira 3 dicas de tarefas que vão deixar o seu financeiro em ordem:

Controle total das suas finanças

É necessário que você saiba exatamente quanto entra e quanto sai das suas contas, e que isso esteja representado corretamente no seu controle financeiro.

Um conceito chave para esse tema é a conciliação bancária, que deve ser feita para garantir que os dados financeiros do seu controle batem com os valores reais do seu banco. Para uma análise de fluxo de caixa mais ágil e mais segurança nas informações, considere usar uma plataforma de gestão financeira em vez de trabalhar manualmente.

Previsibilidade dos lançamentos

É fundamental ser capaz de prever como o seu financeiro deverá se comportar nas próximas semanas e nos próximos meses.

Prever é projetar tudo para frente: ter consciência e controle não apenas sobre o presente, mas sobre o futuro. Para isso, é essencial ter um sistema ou planilha que permita uma visualização mais fácil das suas contas. Listas, que são um método muito comum para acompanhar os pagamentos futuros, são extremamente complicadas de aplicar.

Planejamento financeiro

Você sabe para onde a sua empresa está caminhando e quais são as suas expectativas em relação a ela?

Não dá para planejar e controlar as finanças sem saber o propósito de cada investimento. Planejar auxilia o empreendedor garantindo boas noites de sono, eliminando a ansiedade e tornando o trabalho mais produtivo.

Se você pensa que a sua empresa é pequena demais para cumprir todas essas tarefas, ou se imagina que está conseguindo crescer sem atender a todas essas demandas, cuidado: essa paz não vai durar para sempre!

As dicas acima não vão tornar completa a sua gestão financeira — elas são apenas o básico para uma gestão financeira minimamente profissional.

Gostou? Deixe seu curtir
Compartilhe
Celero

A Celero é uma empresa que ajuda pequenos & médios empreendedores a descomplicar a rotina do setor financeiro empresarial através de um software para gestão financeira fácil de usar.

Ver todos os posts

Deixe seu comentário

Leia também

Corretoras de Criptomoeda: Como evitar ciladas? Veja algumas dicas

Descubra como se proteger de cobranças indevidas nas suas contas de telefone

O que é pró-rata e como calculá-lo?

5 dicas para viver com um salário mínimo

5 dicas de como ganhar dinheiro sendo estudante

Cheque: entenda o que é e conheça suas variações

Lei do Superendividamento: saiba como renegociar suas dívidas sem extrapolar seu orçamento

Como se organizar para comprar sua casa própria em 2022