Cooperativa de Seguros ou Proteção Veicular: qual escolher?
Possuir um tipo de seguro para o seu carro é bastante importante, principalmente em momentos de sinistros e afins. No entanto, há dois tipos de empresas que têm essa finalidade, que são a Cooperativa de Seguros e a Associação de Proteção Veicular. Mas e aí, qual é a melhor opção? Confira tudo nesse artigo e esclareça as suas dúvidas.

O que você procura?
Diferença entre Cooperativa de Seguros e Proteção Veicular
Há uma diferença entre as duas categorias, pois a Cooperativa de Seguros é fiscalizada pela Superintendência de Seguros Privados (SUSEP), enquanto a Associação de Proteção Veicular é controlada pelo Código Civil Brasileiro. Melhor dizendo, a primeira opção tem vínculo com o governo e fins lucrativos, enquanto a segunda não.
Para um melhor entendimento, vamos lembrar dos serviços de transporte como o Táxi e o Uber: qual é o serviço mais regulamentado pelo governo? Se a sua resposta for táxi, está correto. Portanto, isso já responde porque essa opção possui o preço mais caro. Ficou mais claro a diferença entre um e outro?
Cooperativa de Seguros: entenda como funciona
A SUSEP possui vínculo com o Ministério da Fazenda e tem como função regulamentar o setor de seguros do país, ou seja, ela estabelece regras para a operação de todos os envolvidos na oferta e comercialização de seguros do Brasil. Além disso, tem a função de fiscalizar o mercado, garantindo que as normas estabelecidas e a cotação de seguro sejam feitas perante a lei.
Ou seja, a principal finalidade da SUSEP é garantir que as seguradoras cumpram o seu compromisso de segurar e arcar com os danos do dono do veículo, quando for necessário. Para isso, a empresa fiscaliza sempre os fundos de reserva das seguradoras e confere se elas possuem recursos suficientes para indenizar os sinistros dos segurados.

Ao criar uma conta você aceita nossos termos de uso e política de privacidade. Aceita também receber notificações por e-mail e SMS, que podem ser canceladas quando quiser.
Associação de Proteção Veicular: entenda como funciona
Funciona como um sistema de rateio, no qual você pode dividir os custos dos sinistros como roubo, furto, colisão, entre outros. De maneira que, caso alguma pessoa enfrente um contratempo coberto pela Proteção Veicular, tenha o seu problema resolvido de forma rápida e sem burocracias.
Exemplo: imagine que você e mais 10 pessoas decidem juntar um dinheiro para que, caso ocorra algum problema com o seu veículo, existam recursos suficientes para o conserto ou compra de um novo automóvel. Para isso, será necessário calcular o valor médio mensal dos custos dos possíveis sinistros, contratar mecânicos de confiança e muito mais.
Qual é a melhor opção?
Se formos levar em consideração a confiança, o consumidor deve fazer uma boa pesquisa sobre a empresa em questão e os relatos que se propagam pela internet, antes de decidir qual é a melhor opção. Portanto, procure o nome da empresa, mantenha-se informado e evite qualquer tipo de problema ao contratar esse tipo de serviço.
5 dicas para não cair em golpes
- Leia o contrato com atenção antes de assiná-lo;
- Procure saber sobre a história da cooperativa de seguros;
- Cheque a reputação da cooperativa;
- Busque saber a quantidade de sócios que a empresa tem;
- Identifique os procedimentos necessários para a contratação do serviço.
Conteúdos relacionados
- Cotar seguro para carros online: saiba como;
- Como e quando cancelar o seguro do carro?;
- Dicas para contratar Seguro Auto sem medo!
Restou alguma dúvida? Deixe um comentário e até a próxima!

Redatora e Especialista em Produtos e Serviços Financeiros na Foregon, adora descomplicar os cartões de crédito, empréstimos, financiamentos, seguros, contas digitais, entre outros. Boa parte do seu trabalho é acompanhar a movimentação dos bancos e instituições financeiras para trazer as principais notícias do mercado.
Deixe seu comentário