Ir para o conteúdo principal
Foregon.comConteúdos
Acesse sua conta

Cooperativa de Seguros ou Proteção Veicular: qual escolher?

Por Camila SilveiraPublicado em

Possuir um tipo de seguro para o seu carro é bastante importante, principalmente em momentos de sinistros e afins. No entanto, há dois tipos de empresas que têm essa finalidade, que são a Cooperativa de Seguros e a Associação de Proteção Veicular. Mas e aí, qual é a melhor opção? Confira tudo nesse artigo e esclareça as suas dúvidas. 

Diferença entre Cooperativa de Seguros e Proteção Veicular

Há uma diferença entre as duas categorias, pois a Cooperativa de Seguros é fiscalizada pela Superintendência de Seguros Privados (SUSEP), enquanto a Associação de Proteção Veicular é controlada pelo Código Civil Brasileiro. Melhor dizendo, a primeira opção tem vínculo com o governo e fins lucrativos, enquanto a segunda não. 

Para um melhor entendimento, vamos lembrar dos serviços de transporte como o Táxi e o Uber: qual é o serviço mais regulamentado pelo governo? Se a sua resposta for táxi, está correto. Portanto, isso já responde porque essa opção possui o preço mais caro. Ficou mais claro a diferença entre um e outro?

Imperdível
Sua chance de ter um cartão de crédito sem anuidade78.477 pessoas já pediram
Ver cartão
Encerra em 16:20

Cooperativa de Seguros: entenda como funciona

A SUSEP possui vínculo com o Ministério da Fazenda e tem como função regulamentar o setor de seguros do país, ou seja, ela estabelece regras para a operação de todos os envolvidos na oferta e comercialização de seguros do Brasil. Além disso, tem a função de fiscalizar o mercado, garantindo que as normas estabelecidas e a cotação de seguro sejam feitas perante a lei

Ou seja, a principal finalidade da SUSEP é garantir que as seguradoras cumpram o seu compromisso de segurar e arcar com os danos do dono do veículo, quando for necessário. Para isso, a empresa fiscaliza sempre os fundos de reserva das seguradoras e confere se elas possuem recursos suficientes para indenizar os sinistros dos segurados.

Associação de Proteção Veicular: entenda como funciona

Funciona como um sistema de rateio, no qual você pode dividir os custos dos sinistros como roubo, furto, colisão, entre outros. De maneira que, caso alguma pessoa enfrente um contratempo coberto pela Proteção Veicular, tenha o seu problema resolvido de forma rápida e sem burocracias. 

Exemplo: imagine que você e mais 10 pessoas decidem juntar um dinheiro para que, caso ocorra algum problema com o seu veículo, existam recursos suficientes para o conserto ou compra de um novo automóvel. Para isso, será necessário calcular o valor médio mensal dos custos dos possíveis sinistros, contratar mecânicos de confiança e muito mais.

Qual é a melhor opção?

Se formos levar em consideração a confiança, o consumidor deve fazer uma boa pesquisa sobre a empresa em questão e os relatos que se propagam pela internet, antes de decidir qual é a melhor opção. Portanto, procure o nome da empresa, mantenha-se informado e evite qualquer tipo de problema ao contratar esse tipo de serviço.  

5 dicas para não cair em golpes

  • Leia o contrato com atenção antes de assiná-lo;
  • Procure saber sobre a história da cooperativa de seguros;
  • Cheque a reputação da cooperativa;
  • Busque saber a quantidade de sócios que a empresa tem;
  • Identifique os procedimentos necessários para a contratação do serviço.

Conteúdos relacionados

Restou alguma dúvida? Deixe um comentário e até a próxima! 

Gostou? Deixe seu curtir
Compartilhe
Camila Silveira

Redatora e Especialista em Produtos e Serviços Financeiros na Foregon, adora descomplicar os cartões de crédito, empréstimos, financiamentos, seguros, contas digitais, entre outros. Boa parte do seu trabalho é acompanhar a movimentação dos bancos e instituições financeiras para trazer as principais notícias do mercado.

Ver todos os posts

Deixe seu comentário

Leia também

Caixa abre 10 mil vagas de emprego para concursados, estagiários e aprendizes

Open Banking ou Open Finance: o que você precisa saber sobre esses sistemas

Não consegue guardar dinheiro? Conheça a “poupança por assinatura”

Golpe da revisão do INSS: veja como se proteger

Quer mudar de carreira? Confira essas dicas para trocar de profissão

Next: veja como contribuir com causas sociais ao pagar com seu cartão

Pinterest como ferramenta de negócios: guia completo

Compra de supermercado: mensal ou semanal? Saiba qual vale mais a pena