Ir para o conteúdo principal
Foregon.comConteúdos

Copom eleva Taxa Selic de 2% para 2,75% ao ano

Por Thais SouzaPublicado em

O Comitê de Política Monetária do Banco Central (Copom) elevou a Taxa Selic de 2% para 2,75% ao ano em sua última reunião em 17 de março. A alta nos juros já era esperada pelo mercado, mas ultrapassou todas as expectativas. 

Copom eleva Taxa Selic após seis anos 

Na última reunião do Copom, o comitê decidiu elevar a taxa básica de juros da economia brasileira em 0,75 ponto percentual. É a primeira vez que a Selic está a 2,75% ao ano. Isso porque no ano passado, a taxa passou direto dos 3% para os 2,25% ao ano de maio para junho. 

A última vez que o BC decidiu subir a Selic foi em 29 de junho de 2015, quando passou de 13,75% para 14,25%. Depois dessa alta, o Copom só baixou ou manteve a Selic estável. Com a decisão, torna-se o primeiro aumento em seis anos.

Imperdível
Sua chance de ter um cartão de crédito sem anuidade78.477 pessoas já pediram
Ver cartão
Encerra em 16:20

Apesar do Copom ter superado as expectativas do mercado, em que as apostas eram de um aumento de 0,5% pontos percentuais, este deve ser apenas o início de um novo ciclo, já que segundo o mais recente relatório Focus do Banco Central, o mercado agora projeta que a Selic termine o ano em 4,5%.

Entenda os motivos da decisão em elevar a Taxa Selic

Vários fatores influenciaram na decisão do Copom de elevar a taxa básica de juros da economia. Mas, o principal deles é o disparo da inflação de alimentos, combustíveis e dólar.

Segundo o comitê, em nota, "Uma estratégia de ajuste mais célere do grau de estímulo tem como benefício reduzir a probabilidade de não cumprimento da meta para a inflação deste ano, assim como manter a ancoragem das expectativas para horizontes mais longos".

Além da inflação, o cenário de tensão política dos últimos dias no país, avanço da crise sanitária, o fraco ritmo de vacinação contra o Covid-19 e a dificuldades em conter o aumento de gastos públicos também são fatores decisivos para a alta da Selic. 

A Taxa Selic é definida a cada 45 dias pelo Copom. A próxima reunião do comitê acontecerá nos dias 4 e 5 de maio de 2021.

Leia também 

No blog da Foregon você fica por dentro de todas as notícias sobre o mercado financeiro. Aproveite e leia também:

Até a próxima! 

Gostou? Deixe seu curtir
Compartilhe
Thais Souza

Redatora e Especialista em Produtos e Serviços Financeiros na Foregon, se identifica com conteúdos relacionados a investimentos e empréstimos e acredita que esse tipo de conhecimento pode mudar a vida das pessoas. Busca impactar a vida de pessoas que buscam resolver um problema ou conhecer melhor um produto ou serviço financeiro.

Ver todos os posts

Deixe seu comentário

Leia também

Vira-Lata Finance perde mais de 80% do seu valor: entenda

Nubank lança função para parcelar compras pagas à vista

20 filmes indicados ao Oscar 2021 para ver em plataformas de streaming

Visa permite o uso de criptomoedas em sua rede de pagamentos

Visa e Mastercard podem usar o WhatsApp para pagamentos

Auxílio Emergencial 2021: confira os calendários de pagamentos

Gravvity: nova rede social pagará usuários para verem publicidade

Serasa Experian oferece curso gratuito para empreendedores

  1. Home
  2. Conteúdo
  3. Notícias sobre economia e finanças