Ir para o conteúdo principal
Foregon.comConteúdos
Acesse sua conta

Copom eleva Taxa Selic de 2% para 2,75% ao ano

Por Thais SouzaPublicado em

O Comitê de Política Monetária do Banco Central (Copom) elevou a Taxa Selic de 2% para 2,75% ao ano em sua última reunião em 17 de março. A alta nos juros já era esperada pelo mercado, mas ultrapassou todas as expectativas. 

Copom eleva Taxa Selic após seis anos 

Na última reunião do Copom, o comitê decidiu elevar a taxa básica de juros da economia brasileira em 0,75 ponto percentual. É a primeira vez que a Selic está a 2,75% ao ano. Isso porque no ano passado, a taxa passou direto dos 3% para os 2,25% ao ano de maio para junho. 

A última vez que o BC decidiu subir a Selic foi em 29 de junho de 2015, quando passou de 13,75% para 14,25%. Depois dessa alta, o Copom só baixou ou manteve a Selic estável. Com a decisão, torna-se o primeiro aumento em seis anos.

Imperdível
Sua chance de ter um cartão de crédito sem anuidade78.477 pessoas já pediram
Ver cartão
Encerra em 16:20

Apesar do Copom ter superado as expectativas do mercado, em que as apostas eram de um aumento de 0,5% pontos percentuais, este deve ser apenas o início de um novo ciclo, já que segundo o mais recente relatório Focus do Banco Central, o mercado agora projeta que a Selic termine o ano em 4,5%.

Entenda os motivos da decisão em elevar a Taxa Selic

Vários fatores influenciaram na decisão do Copom de elevar a taxa básica de juros da economia. Mas, o principal deles é o disparo da inflação de alimentos, combustíveis e dólar.

Segundo o comitê, em nota, "Uma estratégia de ajuste mais célere do grau de estímulo tem como benefício reduzir a probabilidade de não cumprimento da meta para a inflação deste ano, assim como manter a ancoragem das expectativas para horizontes mais longos".

Além da inflação, o cenário de tensão política dos últimos dias no país, avanço da crise sanitária, o fraco ritmo de vacinação contra o Covid-19 e a dificuldades em conter o aumento de gastos públicos também são fatores decisivos para a alta da Selic. 

A Taxa Selic é definida a cada 45 dias pelo Copom. A próxima reunião do comitê acontecerá nos dias 4 e 5 de maio de 2021.

Leia também 

No blog da Foregon você fica por dentro de todas as notícias sobre o mercado financeiro. Aproveite e leia também:

Até a próxima! 

Gostou? Deixe seu curtir
Compartilhe
Thais Souza

Redatora e Especialista em Produtos e Serviços Financeiros na Foregon, se identifica com conteúdos relacionados a investimentos e empréstimos e acredita que esse tipo de conhecimento pode mudar a vida das pessoas. Busca impactar a vida dos usuários que buscam resolver um problema ou conhecer melhor um produto ou serviço financeiro.

Ver todos os posts

Deixe seu comentário

Leia também

Junção de Open Banking com Pix: tudo o que você precisa saber

Oportunidade: WTK Agro oferece 400 vagas de emprego

banQi pode liberar empréstimo pessoal para negativados e desbancarizados; entenda

Por que o Brasil sofre um aumento no preço do combustível?

Banco Bradesco eleva taxa de juros do financiamento imobiliário: saiba mais

Reforma Tributária: vale-refeição e vale-alimentação estão em risco?

Alto Tietê reúne mais de 480 vagas de emprego; confira

Caern permitirá pagamento e parcelamento de contas no cartão de crédito