Ir para o conteúdo principal
Foregon.comConteúdos

Coronavírus: como estreitar relação com clientes na crise?

Por Camila SilveiraPublicado em

Ninguém estava esperando que a crise do coronavírus fosse afetar tantos segmentos do mercado de trabalho, no entanto, foram necessárias muitas adaptações do modelo de negócios e mudanças nas estratégias de vendas. O propósito sempre foi buscar soluções para superar os desafios do dia a dia.

De acordo com o empreendedor, consultor de negócios e membro da Organização de Empreendedores em Nashville, Andy Bailey, existem cinco dicas que podem ser aplicadas em empresas e que poderão ser muito convenientes no futuro. São orientações que reforçam e garantem o legado de um proprietário como um bom líder. 

Coronavírus: como estreitar relações com clientes na crise?

1. Estabeleça uma força-tarefa para se comunicar com o cliente

Para manter um bom relacionamento com os seus consumidores, convide uma equipe de até sete pessoas, constituídas por vendedores, profissionais de atendimento, marketing, relações públicas, jurídico e financeiro. Feito isso, determine suas melhores estratégias e sempre esteja aberto a ouvir opiniões e disposto a mudar de ideia. 

Imperdível
Sua chance de ter um cartão de crédito sem anuidade78.477 pessoas já pediram
Ver cartão
Encerra em 16:20

Possuir uma visão a partir de todas as áreas da empresa é fundamental no momento de estabelecer estratégias de relacionamento com clientes.

2. Classifique as mensagens dos clientes e priorize os problemas

Após formar a sua equipe, determine um canal para os consumidores se comunicarem com a sua empresa. Você pode criar um e-mail específico que reúna as principais dúvidas e reclamações provocadas pela crise do coronavírus e garantir que todas essas questões sejam controladas e respondidas.

Além disso, é importante classificar essas mensagens em escala de urgência. Por exemplo, coloque as pessoas mais impactadas no topo da lista e os que tiverem problemas menores, para o final. Dessa forma, você conseguirá oferecer suporte aos clientes de maneira correta e eles saberão que a sua equipe estará disposta para ajudar.

3. Converse com os seus clientes

A empresa não pode se preocupar somente com o lucro, mas também com os seus clientes. Afinal, o consumidor é o fator principal do negócio. Portanto, é super interessante mostrar o quanto ele é importante para você, respondendo e-mails de forma rápida, fazendo ligações, perguntando sobre quais os problemas ele tem enfrentado ultimamente, entre outros exemplos. 

Caso o seu negócio esteja enfrentando dificuldades financeiras, procure maneiras de oferecer novas formas de pagamento ou serviços mais baratos para os seus clientes. Busque formas de economizar dinheiro, mesmo que isso atrapalhe os seus lucros a curto prazo. O importante é fidelizar o cliente para que ele sempre volte a fazer negócios com você.

4. Acompanhe os seus clientes

A partir do momento em que você fizer o primeiro contato com o seu cliente, não deixe ele escapar pelas suas mãos. Acompanhe o seu cliente e procure estabelecer uma relação de confiança. Ao realizar essa ação, você conseguirá entender todas as dificuldades que ele está enfrentando e isso ajudará você estabelecer melhores estratégias.

5. Faça reuniões e estabeleça novas metas

Reúna a sua equipa novamente e identifique todos os aprendizados que vocês tiveram durante a crise de coronavírus. A partir de então, estabeleça novas medidas e trace estratégias para aprimorar os seus produtos e serviços e, como resultado, garanta novas posições no mercado de trabalho.

Descomplicamos?

Esperamos que tenha gostado do conteúdo sobre como estreitar relações com clientes durante a crise do coronavírus. Deixe um comentário para nós e até a próxima!

Gostou? Deixe seu curtir
Compartilhe
Camila Silveira

Redatora e Especialista em Produtos e Serviços Financeiros na Foregon, adora descomplicar os cartões de crédito, empréstimos, financiamentos, seguros, contas digitais, entre outros. Boa parte do seu trabalho é acompanhar a movimentação dos bancos e instituições financeiras para trazer as principais notícias do mercado.

Ver todos os posts

Deixe seu comentário

Leia também

Trabalhador que recusar tomar vacina pode ser demitido por justa causa

PF deflagra operações contra fraudes no Auxílio Emergencial

Fase emergencial da quarentena no estado de SP: o que muda?

3 coisas que as empresas estão fazendo para superar a crise do Covid-19

5 princípios que devemos aprender em momentos de crise

O Auxílio Emergencial vai voltar em 2021?

Conheça o ‘Auxílio Emergencial’ para moradores da cidade de Belém

O que é necessário para receber a vacina contra o coronavírus?