Ir para o conteúdo principal
Foregon.comConteúdos
Acesse sua conta

Correção monetária: entenda de uma vez por todas o que significa

Por Sabrina VansellaPublicado em

Provavelmente você já se deparou com o termo "correção monetária", principalmente em noticiários, não é mesmo? Em resumo, a correção monetária existe com o objetivo de encontrar um equilíbrio em variações de diferentes moedas. Apesar de parecer algo complicado, já adiantamos que o termo é simples.

Para entender mais sobre a importância da correção monetária, quais são os índices que a compõem e como é feito o cálculo, recomendamos a leitura do artigo!

Correção monetária: o que é?

Basicamente, a correção monetária nada mais é do que um ajuste financeiro anual do valor do Real em relação às moedas utilizadas em outros países, em busca de ajustar o poder de compra da população.

No Brasil, o Banco Central é responsável por realizar os cálculos da correção, seguindo as taxas de juros aplicadas pelos bancos do país e os índices inflacionários com o objetivo de compensar a perda do valor da moeda brasileira.

Principais índices de correção monetária no Brasil

A correção monetária brasileira utiliza alguns índices conhecidos por influenciar o mercado financeiro. Cada índice impacta determinado setor, confira os três principais:

Homem desconfiado com a mão no queixo

Com o seu score calculado, você descobre o produto financeiro ideal para você!

Calcule o seu score de forma gratuita, rápida e segura e tenha acesso a centenas de cartões de crédito e outros produtos financeiros.
+ 1.267.543 milhões de pessoas já consultaram

Ao criar uma conta você aceita nossos termos de uso política de privacidade. Aceita também receber notificações por e-mail e SMS, que podem ser canceladas quando quiser.

  • IPCA: o Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo diz respeito à taxa oficial da inflação;
  • IGP-M: o Índice Geral de Preços do Mercado faz uma análise da economia nacional e impacta o mercado imobiliário;
  • CDIo Certificado de Depósito Interbancário varia diariamente e nada mais é do que um tipo de empréstimo realizado entre bancos para terminar o dia positivo.

Como calcular a correção monetária?

Para calcular a correção monetária, é necessário consultar qual o fator acumulado do índice de atualização monetária no período de análise.

Por exemplo: caso a atualização monetária de determinado período for de 15% o valor inicial aumentará de acordo com o percentual.

Se você deseja calcular a correção do Real com base em diversos índices, acesse a Calculadora do Cidadão. Dessa forma, você será capaz de reajustar o preço de um serviço ou produto ou até mesmo conseguir economizar, visto que os valores podem variar para cada índice.

Descomplicamos?

Esperamos que você tenha gostado de entender como funciona a correção monetária. Caso tenha restado alguma dúvida, faça um comentário. Até mais!

Gostou? Deixe seu curtir
Compartilhe
Sabrina Vansella

Redatora e Especialista em Produtos e Serviços Financeiros na Foregon, se identifica com conteúdos noticiosos e sobre dicas financeiras. Procura simplificar e melhorar a qualidade de vida dos usuários e, para isso, preza por uma pesquisa assídua e uma escrita clara.

Ver todos os posts

Deixe seu comentário

Leia também

Vale Gás: como consultar pelo CPF e saber se fui aprovado?

Veja como rastrear a entrega da sua CNH pela internet

Consulta celular legal: como identificar um aparelho irregular

O que é órgão expedidor? Entenda e saiba onde encontrar

Itaú Uniclass: quais são as vantagens e como ser cliente?

App Itaú: conheça os serviços online e saiba como baixar e utilizar!

Como saber se meu celular foi clonado?

Como descobrir CPF pelo nome? Veja se é possível