Correção monetária: entenda de uma vez por todas o que significa
Provavelmente você já se deparou com o termo "correção monetária", principalmente em noticiários, não é mesmo? Em resumo, a correção monetária existe com o objetivo de encontrar um equilíbrio em variações de diferentes moedas. Apesar de parecer algo complicado, já adiantamos que o termo é simples.

Para entender mais sobre a importância da correção monetária, quais são os índices que a compõem e como é feito o cálculo, recomendamos a leitura do artigo!
O que você procura?
Correção monetária: o que é?
Basicamente, a correção monetária nada mais é do que um ajuste financeiro anual do valor do Real em relação às moedas utilizadas em outros países, em busca de ajustar o poder de compra da população.
No Brasil, o Banco Central é responsável por realizar os cálculos da correção, seguindo as taxas de juros aplicadas pelos bancos do país e os índices inflacionários com o objetivo de compensar a perda do valor da moeda brasileira.
Principais índices de correção monetária no Brasil
A correção monetária brasileira utiliza alguns índices conhecidos por influenciar o mercado financeiro. Cada índice impacta determinado setor, confira os três principais:
- IPCA: o Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo diz respeito à taxa oficial da inflação;
- IGP-M: o Índice Geral de Preços do Mercado faz uma análise da economia nacional e impacta o mercado imobiliário;
- CDI: o Certificado de Depósito Interbancário varia diariamente e nada mais é do que um tipo de empréstimo realizado entre bancos para terminar o dia positivo.
Como calcular a correção monetária?
Para calcular a correção monetária, é necessário consultar qual o fator acumulado do índice de atualização monetária no período de análise.
Por exemplo: caso a atualização monetária de determinado período for de 15% o valor inicial aumentará de acordo com o percentual.
Se você deseja calcular a correção do Real com base em diversos índices, acesse a Calculadora do Cidadão. Dessa forma, você será capaz de reajustar o preço de um serviço ou produto ou até mesmo conseguir economizar, visto que os valores podem variar para cada índice.
Descomplicamos?
Esperamos que você tenha gostado de entender como funciona a correção monetária. Caso tenha restado alguma dúvida, faça um comentário. Até mais!
Deixe seu comentário