Ir para o conteúdo principal
Foregon.comConteúdos
Acesse sua conta

Corte 17 despesas mensais que podem se transformar em renda extra

Por Sabrina VansellaPublicado em

Economizar não é uma tarefa fácil, mas se tornou ainda mais necessário em períodos de alta da inflação. Pensando nisso, escrevemos esse artigo para que você corte 17 despesas mensais e otimize o seu orçamento sem grandes esforços. Algumas medidas simples são capazes de te ajudar a garantir uma renda extra no fim do mês. Continue a leitura e conheça!

Corte 17 despesas mensais que podem se transformar em renda extra

1. Elimine hábitos nocivos
2. Faça você mesmo
3. Cozinhe em casa
4. Faça uma lista antes de ir para o supermercado
5. Cancele serviços não utilizados
6. Compartilhe e divida planos de streaming
7. Reveja planos de saúde e seguros
8. Pratique exercícios físicos ao ar livre
9. Reavalie seu plano de celular e internet
10. Não deixe de ir em lugares gratuitos
11. Planeje suas viagens
12. Use menos transporte particular
13. Evite juros e taxas de atrasos de pagamentos
14. Tenha cuidado com gastos em manutenção
15. Compre só o necessário
16. Não deixe aparelhos em stand-by
17. Aguarde um dia para efetuar uma compra não essencial

1. Elimine hábitos nocivos

Não é nenhum segredo que os vícios são capazes de influenciar no orçamento. Tabagismo, refrigerantes e o consumismo exacerbado são uns dos hábitos nocivos capazes de te fazer gastar dinheiro com o que não precisa.

Um vício não é simples de ser cortado. Portanto, em determinadas situações indicamos a busca de um profissional qualificado que te ajude a adaptar a sua rotina e cortar alguns hábitos. A partir disso, uma parcela do seu dinheiro poderá ser usada para alcançar suas metas e objetivos.

2. Faça você mesmo

O imediatismo é capaz de te convencer que não é possível fazer alguma coisa com suas próprias mãos. Saiba que é possível aproveitar o processo de algumas situações e conseguir economizar nas pequenas tarefas do dia a dia, como: faxina, fazer as próprias unhas e serviços de costura, por exemplo.

Apesar de não ser a forma mais cômoda e exigir que você saia da sua zona de conforto, talvez essa alternativa seja a ideal para te ajudar a economizar no orçamento.

Homem desconfiado com a mão no queixo

Com o seu score calculado, você descobre o produto financeiro ideal para você!

Calcule o seu score de forma gratuita, rápida e segura e tenha acesso a centenas de cartões de crédito e outros produtos financeiros.
+ 1.267.543 milhões de pessoas já consultaram

Ao criar uma conta você aceita nossos termos de uso política de privacidade. Aceita também receber notificações por e-mail e SMS, que podem ser canceladas quando quiser.

3. Cozinhe em casa

Uma das principais coisas que você pode fazer para economizar é cozinhar em casa. Se nem sempre a sua rotina consegue te garantir um tempo extra para cozinhar, considere diminuir os gastos com delivery depois do trabalho.

Durante a pandemia os gastos com delivery aumentaram consideravelmente, mas o que deveria ter sido uma ação excepcional acabou se instalando na rotina de muitas famílias.

4. Faça uma lista antes de ir ao supermercado

Com a alta da inflação, muitas famílias estão ficando assustadas com os preços dos alimentos nos supermercados. Em momentos como este, é ainda mais indicado que você faça uma lista de compras quando for ao supermercado, dessa forma você compra apenas o essencial e não se deixa ser levado pela fome. 

Se você deseja economizar de outra forma quando for ao supermercado, não faça suas compras próximo ao 5º dia útil. Normalmente, alguns mercados aproveitam essa data de pagamento de salários e aumentam os preços das mercadorias. 

5. Cancele serviços não utilizados

Todos os serviços de assinatura mensal costumam retirar uma parcela do orçamento, mesmo que você não utilize. Portanto, deixe a preguiça de lado e finalmente cancele os serviços que não são mais utilizados.

6. Compartilhe e divida planos de streaming 

Se você não utiliza com frequência alguns streamings, mas não deseja cancelá-los, pode ser uma boa ideia dividir alguns planos com os amigos ou conhecidos. Dessa maneira, alguém pode utilizar o serviço em algum período que você não consegue. 

7. Reveja planos de saúde e seguros

Os planos e seguros são essenciais para aqueles que prezam por uma estabilidade e não gostam de surpresas. O seguro auto é uma das principais opções que valem o pagamento. No entanto, é sempre válido realizar pesquisas e buscar taxas mais atrativas.

Algumas vezes você pode ter assinado um plano ou seguro com uma funcionalidade que não é utilizada. Por isso, reveja o contrato e busque uma opção mais barata.

8. Pratique exercícios físicos ao ar livre

Os exercícios físicos são essenciais para a saúde física e mental. Se você deseja economizar no orçamento mensal, pode ser uma boa opção começar a fazer caminhas e corridas ao ar livre. 

Muitos acreditam que os exercícios só podem ser feitos em academias, mas saiba que existem formas de se exercitar até mesmo na sua própria casa com vídeos no YouTube. 

9. Reavalie seu plano de celular e internet

Se você já possui um plano de dados no celular e deseja economizar, entre em contato com a sua operadora e peça uma opção mais barata que inclua os seus aplicativos mais utilizados no dia a dia.

10. Não deixe de ir em lugares gratuitos

Dependendo da cidade em que você mora existem programas culturais que são gratuitos, como peças de teatros e shows. Basta acompanhar a programação da sua cidade e ficar por dentro de todas as novidades mensais. 

Nem sempre é preciso sair para um lugar pago para conseguir se divertir. Uma tarde no parque, visitas a balneários ou até mesmo utilizar a carteirinha de meia entrada em alguns programas culturais são ações que podem te ajudar a economizar.

11. Planeje suas viagens

O inesperado pode garantir imprevistos e custos mais altos. Ao planejar a sua viagem ou fechar um pacote vantajoso, você tem conhecimento de quanto vai gastar e quais serão os principais planos. Dessa forma, é possível evitar gastar mais do que pode.

12. Use menos transporte particular

Com o preço atual do combustível, tornou-se praticamente inviável utilizar o transporte particular diariamente sem comprometer o orçamento. Mesmo que seja menos confortável, opte por utilizar o transporte público, no mínimo, três vezes por semana.

Se for possível na sua realidade, considere utilizar a bicicleta como um meio de transporte. Além de te levar até os locais desejados, você ainda estará cuidando da própria saúde.

13.  Evite juros e taxas de atrasos de pagamentos 

Os juros bancários são capazes de comprometer grande parte do seu orçamento. Portanto, fique atento às suas contas e evite o máximo possível atrasos de pagamentos, principalmente da fatura do cartão de crédito.

14. Tenha cuidado com gastos em manutenção

Basicamente, esse corte de gasto diz respeito ao famoso ditado "o barato sai caro". Por isso, é melhor avaliar uma compra por outros fatores, antes de fazê-la apenas levando em consideração apenas o preço.

15. Compre só o necessário

Mesmo que pareça óbvio, os gastos supérfluos devem ser evitados em todas as áreas da vida. Um planejamento financeiro pode ser o ideal para ajudar nas economias ou um método de bolso como 50-30-20

Com os métodos de bolso você é capaz de organizar o orçamento mensal e não extrapolar em nenhuma categoria.

16. Não deixe aparelhos em stand-by

Economizar energia pode ser um desafio, mas algumas ações simples como não deixar os aparelhos eletrônicos em stand-by podem garantir uma diferença no seu bolso. Experimente!

17. Aguarde um dia para efetuar uma compra não essencial

Ao fazer compras no calor do momento, as chances de rolar um arrependimento aumentam. Por isso, sempre que estiver quase para efetuar uma compra, na maioria das vezes online, aguarde um dia para finalizá-la.

Dessa forma, algumas compras que pareciam relevantes deixam de ser no próximo dia e algumas delas também são esquecidas. 

E aí, sabe por onde começar a economizar?

Esperamos ter ajudado você a economizar com o corte dessas 17 despesas mensais. Caso tenha alguma sugestão de outra despesa que pode ser cortada, faça um comentário e compartilhe conosco. 

Até mais!

Gostou? Deixe seu curtir
Compartilhe
Sabrina Vansella

Redatora e Especialista em Produtos e Serviços Financeiros na Foregon, se identifica com conteúdos noticiosos e sobre dicas financeiras. Procura simplificar e melhorar a qualidade de vida dos usuários e, para isso, preza por uma pesquisa assídua e uma escrita clara.

Ver todos os posts

Deixe seu comentário

Leia também

Conheça 5 aplicativos que enviam dinheiro para o exterior

Quais mudanças o Open Banking traz para a nossa vida financeira?

BRL: entenda o que essa sigla significa na sua fatura do cartão

Corte 17 despesas mensais que podem se transformar em renda extra

Aplicativos para aumentar score de crédito: verdade ou mito?

Tag Itaú de passe livre em pedágios e estacionamentos: conheça e veja como solicitar

Pagar passagem de ônibus com cartão de débito ou crédito: veja como

Prêmio de 1,5 milhão do BBB: saiba quanto rende na poupança e em outros investimentos