Ir para o conteúdo principal
Foregon.comConteúdos
Acesse sua conta

CPF: como consultar e regularizar sua situação cadastral pela internet

Por Thais SouzaPublicado em

O Cadastro de Pessoas Físicas (CPF) é um dos principais documentos do cidadão. Ele é solicitado para basicamente tudo o que você for fazer. Contudo, quem está com suspenso ou pendente de regularização pode acabar se prejudicando. Por isso, neste artigo você vai conferir como consultar e regularizar a situação cadastral do seu CPF. Vamos lá?

CPF: situação cadastral

Existem cinco situações cadastrais na Receita Federal para o seu CPF. Confira o que significa cada uma delas:

CPF regular

A situação regular no CPF quer dizer que você não possui nenhuma pendência com o documento e, portanto, está tudo em ordem.

É importante ressaltar que estar com o CPF regular não significa que você não tenha débitos junto à Receita Federal. A situação cadastral é diferente de situação fiscal, sendo assim, para verificar se há débitos, você terá que emitir a fazer uma pesquisa de situação fiscal ou emitir a Certidão Negativa de Débitos.

CPF suspenso

O seu CPF pode ficar com a situação cadastral suspensa caso eles esteja incompleto ou se houver algo de errado com o seu cadastro.

Homem desconfiado com a mão no queixo

Com o seu score calculado, você descobre o produto financeiro ideal para você!

Calcule o seu score de forma gratuita, rápida e segura e tenha acesso a centenas de cartões de crédito e outros produtos financeiros.
+ 1.267.543 milhões de pessoas já consultaram

Ao criar uma conta você aceita nossos termos de uso política de privacidade. Aceita também receber notificações por e-mail e SMS, que podem ser canceladas quando quiser.

O mais comum nesses casos são inconsistências no nome, data de nascimento, nome da mãe ou Título Eleitoral, já que a Receita Federal cruza os dados com as informações da Justiça Eleitoral.

CPF cancelado

Caso você tenha tido o CPF furtado ou perdido, terá que solicitar um novo. Portanto, o seu CPF antigo fica cancelado. Também acontece quando ocorre algum erro no processo cadastral, como a emissão de um CPF repetido, por exemplo.

CPF nulo

A única situação que pode deixar o cadastro do seu CPF como nulo é quando é constatada, pela Receita Federal, alguma fraude na inscrição.

CPF de titular falecido

É o caso de CPFs após o falecimento do contribuinte.

CPF pendente de regularização

Significa que o contribuinte deixou de entregar alguma declaração do Imposto de Renda em pelo menos uma ocasião nos últimos cinco anos.

Como consultar a situação cadastral do CPF?

  1. Entre no site da Receita Federal;
  2. Digite seu CPF e data de nascimento;
  3. Faça a verificação de segurança "Não sou um robô";
  4. Clique em "Consultar".

Você verá na tela o comprovante da situação cadastral do seu CPF, junto com outras informações importantes.

Como regularizar a situação cadastral do meu CPF?

A regularização do CPF só poderá ser realizada pela internet nos casos de complementação de dados cadastrais que não constem na base de dados e quando não houver pendência na entrega de declarações de Imposto de Renda para Pessoa Física.

Para regularizar o seu CPF, você terá que entrar no formulário de Pedido de Regularização de CPF, preencher todos os dados solicitados e, em seguida, clicar em "Enviar".

Sugestão de leitura

Descomplicamos?

Ficou com alguma dúvida? Deixe seu comentário que a gente descomplica para você. Não deixe de seguir a Foregon no canal do YouTube e também nas redes sociais, Facebook e Instagram, para ficar por dentro das notícias e novidades em primeira mão.

Gostou? Deixe seu curtir
Compartilhe
Thais Souza

Redatora e Especialista em Produtos e Serviços Financeiros na Foregon, se identifica com conteúdos relacionados a investimentos e empréstimos e acredita que esse tipo de conhecimento pode mudar a vida das pessoas. Busca impactar a vida dos usuários que buscam resolver um problema ou conhecer melhor um produto ou serviço financeiro.

Ver todos os posts

Deixe seu comentário

Leia também

O que é portabilidade? Conheça todas as modalidades

Emissão cartão CNPJ: entenda o que é e como fazer

Saiba como gerar boleto bancário: para depósito em conta e empresas

Conta inativa do FGTS: o que é, como consultar e sacar?

Bradesco: renegociação de dívidas, como fazer?

Portabilidade de salário: tudo o que você precisa saber

O que é INSS? Guia completo sobre o Instituto Nacional do Seguro Social

App Itaucard: como baixar o aplicativo do banco no seu celular