Ir para o conteúdo principal
Foregon.com

Crédito Direto ao Consumidor (CDC): o que é e como funciona?

Por Camila SilveiraPublicado em

O Crédito Direto ao Consumidor (CDC) é bastante conhecido entre os brasileiros, embora muitas pessoas não entendam como esta categoria de empréstimo funciona. Por isso, nós, da Foregon, resolvemos explicar os detalhes dessa linha de crédito e apresentar suas vantagens e desvantagens para você saber se é uma boa opção ou não para o seu momento.

O que você procura?

O que é Crédito Direto ao Consumidor (CDC)?

Quando o comprador adquire um bem parcelado, sendo no cartão de crédito ou não, ele se depara com o Crédito Direto ao Consumidor (CDC). Até porque, de forma geral, esse crédito representa o direito que o consumidor possui de pagar por um produto/serviço, sem precisar ter o valor total no ato da compra. 

Além disso, o CDC também é uma das modalidades de empréstimo mais conhecidas entre os brasileiros, para a obtenção de crédito. Apesar disso, muitas pessoas o solicitam porque não conhecem outras opções ou porque as instituições financeiras só oferecem essa alternativa. Por isso é importante saber como ele funciona.

Entenda como o CDC funciona

Essa linha de crédito é considerada uma das mais simples de se obter e, por conta disso, é uma das mais contratadas. Embora possa ser usada em diversas modalidades de empréstimo, costuma ser mais comum para aquisição de bens, como veículos.

O CDC pode ser contratado para a obtenção de dinheiro em espécie ou crédito, como é o caso dos crediários de loja. Neste caso, deve ser solicitado diretamente no estabelecimento em questão. Por outro lado, para conseguir as cédulas, o CDC deve ser adquirido em bancos ou instituições financeiras.

Homem desconfiado com a mão no queixo
Com o seu score calculado, você descobre o produto financeiro ideal para você!
Calcule o seu score de forma gratuita, rápida e segura e tenha acesso a centenas de cartões de crédito e outros produtos financeiros.
+ 1.267.543 milhões de pessoas já consultaram

Ao criar uma conta você aceita nossos termos de uso política de privacidade. Aceita também receber notificações por e-mail e SMS, que podem ser canceladas quando quiser.

O parcelamento para essa modalidade de empréstimo é de até 60 e as taxas de juros aumentam conforme o prazo das prestações, assim como acontece com outras linhas de crédito.

Vale ressaltar que, para a quitação antecipada das parcelas, é possível obter desconto no valor de cada uma. Portanto, caso você queira pagar o contrato antes do prazo final, saiba que conseguirá economizar bem com os juros.

Vantagens do CDC

Diversas modalidades

Uma das vantagens é que existem diversas modalidades de CDC. Elas atendem as diferentes demandas do público que precisa de capital. Há opções voltadas para financiamento estudantil, de veículos, de saúde e, até mesmo, as opções oferecidas por lojas, como o crediário e cartão de crédito.

Dinheiro sem burocracias

O CDC é uma maneira de obter dinheiro de maneira descomplicada quando comparada com outras modalidades de crédito. Isso porque alguns bancos e financeiras exigem apenas os comprovantes de renda, residência e o CPF e liberam o dinheiro na hora, após a análise da situação financeira do contratante.

Condições de pagamento flexíveis

As instituições financeiras e bancos oferecem boas condições para o pagamento da dívida e para a quitação antecipada de parcelas. Dessa forma, torna-se possível programar suas despesas mensais e o melhor de tudo: pagar o seu empréstimo em até 60 meses. No entanto, é importante se planejar para não sair no prejuízo.

Desvantagens do CDC

  • Cobrança do Imposto sobre Operações Financeiras (IOF);
  • Taxa de juros maiores do que empréstimos da poupança;
  • Quanto mais parcelada for a compra, mais alto será o valor final do bem;
  • Se não houver controle financeiro, haverá maior facilidade de acumular dívidas;
  • O bem financiado serve como garantia do empréstimo e pode ser tomado, caso o contratante não honre com as devidas parcelas;

Descomplicamos?

Esperamos ter ajudado você com este artigo. Qualquer dúvida sobre o assunto, deixe um comentário para nós e até a próxima!

Gostou? Deixe seu curtir
Compartilhe
Camila Silveira

Redatora e Especialista em Produtos e Serviços Financeiros na Foregon, adora descomplicar os cartões de crédito, empréstimos, financiamentos, seguros, contas digitais, entre outros. Boa parte do seu trabalho é acompanhar a movimentação dos bancos e instituições financeiras para trazer as principais notícias do mercado.

Ver todos os posts

Deixe seu comentário

Leia também

Valor mínimo para empréstimo: veja a quantia básica de cada banco

Como Declarar a Poupança no Imposto de Renda?

Como a inclusão financeira pode ser propagada no Brasil?

PIS/Pasep 2023: Confira o Calendário e Quem Tem Direito

Consulte o Garantia-Safra pelo seu CPF: Saiba Como Fazer

Feirão de Veículos do Banco PAN com a Mobiauto: Como Aproveitar?

Salário Mínimo 2023 sobe de R$ 1.302 para R$ 1.320; Confira

Asset Allocation: qual a Importância dessa Estratégia?