Foregon.comConteúdos

Crédito Direto ao Consumidor (CDC): o que é e como funciona?

Por Camila SilveiraPublicado em
Compartilhe

O Crédito Direto ao Consumidor (CDC) é bastante conhecido entre os brasileiros, embora muitas pessoas não entendam como esta categoria de empréstimo funciona. Por isso, nós, da Foregon, resolvemos explicar os detalhes dessa linha de crédito e apresentar suas vantagens e desvantagens para você saber se é uma boa opção ou não para o seu momento.

O que é Crédito Direto ao Consumidor (CDC)?

Quando o comprador adquire um bem parcelado, sendo no cartão de crédito ou não, ele se depara com o Crédito Direto ao Consumidor (CDC). Até porque, de forma geral, esse crédito representa o direito que o consumidor possui de pagar por um produto/serviço, sem precisar ter o valor total no ato da compra. 

Além disso, o CDC também é uma das modalidades de empréstimo mais conhecidas entre os brasileiros, para a obtenção de crédito. Apesar disso, muitas pessoas o solicitam porque não conhecem outras opções ou porque as instituições financeiras só oferecem essa alternativa. Por isso é importante saber como ele funciona.

Imperdível
Sua chance de ter um cartão de crédito sem anuidade78.477 pessoas já pediram
Ver cartão
Encerra em 16:20

Entenda como o CDC funciona

Essa linha de crédito é considerada uma das mais simples de se obter e, por conta disso, é uma das mais contratadas. Embora possa ser usada em diversas modalidades de empréstimo, costuma ser mais comum para aquisição de bens, como veículos.

O CDC pode ser contratado para a obtenção de dinheiro em espécie ou crédito, como é o caso dos crediários de loja. Neste caso, deve ser solicitado diretamente no estabelecimento em questão. Por outro lado, para conseguir as cédulas, o CDC deve ser adquirido em bancos ou instituições financeiras.

O parcelamento para essa modalidade de empréstimo é de até 60 e as taxas de juros aumentam conforme o prazo das prestações, assim como acontece com outras linhas de crédito.

Vale ressaltar que, para a quitação antecipada das parcelas, é possível obter desconto no valor de cada uma. Portanto, caso você queira pagar o contrato antes do prazo final, saiba que conseguirá economizar bem com os juros.

Vantagens do CDC

Diversas modalidades

Uma das vantagens é que existem diversas modalidades de CDC. Elas atendem as diferentes demandas do público que precisa de capital. Há opções voltadas para financiamento estudantil, de veículos, de saúde e, até mesmo, as opções oferecidas por lojas, como o crediário e cartão de crédito.

Dinheiro sem burocracias

O CDC é uma maneira de obter dinheiro de maneira descomplicada quando comparada com outras modalidades de crédito. Isso porque alguns bancos e financeiras exigem apenas os comprovantes de renda, residência e o CPF e liberam o dinheiro na hora, após a análise da situação financeira do contratante.

Condições de pagamento flexíveis

As instituições financeiras e bancos oferecem boas condições para o pagamento da dívida e para a quitação antecipada de parcelas. Dessa forma, torna-se possível programar suas despesas mensais e o melhor de tudo: pagar o seu empréstimo em até 60 meses. No entanto, é importante se planejar para não sair no prejuízo.

Desvantagens do CDC

  • Cobrança do Imposto sobre Operações Financeiras (IOF);
  • Taxa de juros maiores do que empréstimos da poupança;
  • Quanto mais parcelada for a compra, mais alto será o valor final do bem;
  • Se não houver controle financeiro, haverá maior facilidade de acumular dívidas;
  • O bem financiado serve como garantia do empréstimo e pode ser tomado, caso o contratante não honre com as devidas parcelas;

Descomplicamos?

Esperamos ter ajudado você com este artigo. Qualquer dúvida sobre o assunto, deixe um comentário para nós e até a próxima!

Gostou? Deixe seu curtir
Compartilhe nas suas redes sociais

Camila Silveira

Estudante de Publicidade e Propaganda e Redatora na Foregon. É fascinada por músicas, livros, conversas e procura entender a real necessidade das pessoas para poder solucioná-la através de seu trabalho.

Ver todos os posts

Leia a seguir

  • Dicas financeiras

    Mibank: conheça

  • Dicas financeiras

    WhatsApp clonado: o que fazer?

  • Dicas financeiras

    Como calcular o valor de uma dívida?

  • Dicas financeiras

    O que é linha de crédito e como obter uma para sua empresa?

Ver mais conteúdos

Veja o que estão comentando

Principais conteúdos

Principais assuntos

  1. Home
  2. Conteúdo
  3. Dicas financeiras