Ir para o conteúdo principal
Foregon.comConteúdos
Acesse sua conta

Crédito: Serasa muda cálculo do score; confira como fica

Por Nara LimaPublicado em

A Serasa está com uma novidade que proporcionará uma nova forma de realizar o cálculo do score de crédito em todo território nacional.

O Score 2.0 priorizará informações do cadastro positivo, ou seja, os bons hábitos de pagamentos serão mais priorizados do que o histórico de dívidas de cada indivíduo. A tabela continua sendo de zero a mil, no entanto, os bons hábitos de pagamento podem ajudar a subir a pontuação.

Como funciona o Score?

O Score possui um intervalo que vai de 0 a 1000 pontos, quanto mais próxima de 1000 chegar a sua pontuação, maior é a chance de obter crédito no mercado. O mesmo acontece ao contrário, quanto mais próximo você se encontrar de 0, mais difícil será conseguir crédito.

Continue a leitura e confira os dados a seguir.

Critérios de cálculo Score 1.0 Score 2.0
Dados positivos, comportamentos de pagamento, tempo dos contratos e tipos de contratos 26% 62%
Informações de dívidas, histórico de regularização e em aberto 26% 19%
Consultas para novos contratos de serviço ou crédito 17% 19%

Score 2.0: o que muda?

A principal diferença entre o Score 1.0 e 2.0 surge em decorrência da mudança do peso de cada componente usado para medir o intervalo de pontos, como pode ser visto na tabela acima. Além disso, também foi feita a parceria com a base de dados do SPC Brasil.

Score 2.0 tem como principal objetivo tornar a fotografia da vida financeira da população mais realista. Essa mudança pode auxiliar um grande número de brasileiros a conseguirem crédito de forma mais simples.

Resumidamente, podemos afirmar que as informações do cadastro positivo, que indicam como a pessoa está pagando suas contas, financiamentos e cartão de crédito, terão um peso muito maior do que as dívidas.

Você pode conferir seus dados por meio do aplicativo Serasa, disponível gratuitamente para Android e iOS, espaço onde também serão disponibilizadas explicações sobre as mudanças que ocorreram no seu score.

Descomplicamos?

Esperamos que esse conteúdo seja útil para você e sua vida financeira. Em caso de dúvidas ou sugestões, deixe seu comentário aqui embaixo.

Até mais!

Gostou? Deixe seu curtir
Compartilhe
Nara Lima

Redatora e Especialista em Produtos e Serviços Financeiros na Foregon, gosta de escrever sobre educação financeira. Preza pela facilidade da leitura e pela checagem das informações, buscando produzir um conteúdo de leitura simplificada e que sane as dúvidas do leitor.

Ver todos os posts

Deixe seu comentário

Leia também

Tribunal de Justiça de São Paulo abre concurso para 845 vagas de nível médio

Lojas Renner terá conta digital para fidelizar clientes

Oportunidade de emprego: confira mais de 3 mil vagas abertas

Banco Inter disponibiliza cashback para MEI e PJ no cartão de crédito

PicPay compra 100% do Guiabolso com foco no open banking

Procon-SP: bancos deverão provar segurança dos aplicativos

Netflix altera preço da assinatura: confira os novos valores

Junção de Open Banking com Pix: tudo o que você precisa saber