Ir para o conteúdo principal
Foregon.comConteúdos
Acesse sua conta

Crowdfunding: descubra o que é e como ganhar dinheiro com financiamento coletivo

Por BloxsPublicado em

undefined 
O crowdfunding é um tipo de financiamento no qual um grupo de investidores se unem para concretizar projetos. (Imagem: Freepik)

Você sabe o que é crowdfunding? Também conhecido como financiamento coletivo, consiste na união de um grupo de investidores para colocar em prática projetos do seu interesse.

Essa modalidade de investimento, que já é comum em países com economias avançadas, passou a ganhar força no Brasil com o crescimento das redes sociais e a partir da sua regulamentação em 2017, quando passou a atrair a atenção de investidores interessados em formas alternativas de investimentos.

Mas como funciona o crowdfunding? É rentável? Como investir e captar via crowdfunding? Nos tópicos a seguir iremos tirar essas e outras dúvidas sobre o assunto.

Entenda o que é crowdfunding

Para entender melhor o conceito de crowdfunding, vamos à explicação dada pelo CEO da plataforma de financiamento Bloxs, Felipe Souto:

Por definição, o crowdfunding significa "financiamento coletivo", é uma espécie de "vaquinha" online através da qual empresas ou pessoas físicas buscam recursos para viabilizar seus projetos.

Modalidade altamente rentável, por meio do crowdfunding é possível formar um grupo de investidores para financiar o se tornar sócio de empreendimentos sólidos em promissores em diversos segmentos, como mercado imobiliário, agronegócio, comercial, geração de energia distribuída e distressed assets (ativos judiciais).

Dessa forma, é possível investir diretamente em empreendimentos sólidos e promissores, com alto potencial de retorno, ligados à economia real, e sem correlação com o mercado financeiro tradicional.

Para se ter uma ideia do crescimento do crowdfunding no Brasil, somente em 2020, foram captados mais de R$ 84 milhões, um aumento de 43% em comparação com 2019, quando foram captados R$ 59.043.689, segundo dados da Comissão de Valores Mobiliários (CVM).

Como funciona o crowdfunding

Apenas plataformas autorizadas pela Comissão de Valores Mobiliários (CVM) podem realizar captações via crowdfunding.

Portanto, se você é investidor e quer entender como funciona, saiba que é necessário se cadastrar em uma plataforma de financiamento 100% online e regulamentada, como a Bloxs, para ter acesso a projetos e oportunidades altamente promissores.

Esta é uma alternativa vantajosa tanto para investidores como para empreendedores. Para os primeiros, uma oportunidade de apostar em projetos rentáveis; para os empreendedores uma possibilidade de expandir os seus negócios e obter recursos para tirar projetos do papel. Todos saem ganhando.

Entre os principais benefícios do crowdfunding podemos destacar:

  • Acessibilidade e baixo custo: não é necessário lidar com toda a burocracia comum no sistema tradicional de financiamento;
  • Diversificação: trata-se de uma estratégia inteligente para diversificar o portfólio no setor do agronegócio;
  • Segurança: por não possuir correlação com o mercado financeiro, é uma alternativa segura que protege a carteira contra o risco inflacionário.

Modalidades do crowdfunding

Existem infinitas modalidades de crowdfunding. O ponto mais importante dessa questão é que os projetos precisam estar de acordo com a instrução normativa 588, da CVM, para que seja possível realizar as captações por meio do crowdfunding.

O crowdfunding imobiliário é uma modalidade que vem ganhando força nos últimos anos, por exemplo, pois os investidores podem financiar etapas importantes da incorporação imobiliária.

Nesse caso, o crowdfunding capta os recursos com vários investidores para o financiamento coletivo de um projeto no segmento imobiliário. Assim, os investidores conseguem obter lucro a partir de uma parte do valor das vendas do empreendimento ou, nos casos em que o empreendimento tenha como objetivo a locação e não venda, uma parte da renda dos aluguéis.

Dessa forma, os investidores podem aportam o capital para financiamento da etapa do empreendimento e recebem juros sobre o capital investido em troca, que costuma ser acima da média.

Como captar via crowdfunding

Agora que você já sabe o que é crowdfunding e como funciona, precisa saber como é possível captar via crowdfunding. Conforme já citado ao longo deste artigo, é necessário acessar uma plataforma de financiamento que seja regulamentada pela CVM.

A Bloxs, por exemplo, é uma plataforma que foca nos investimentos lastreados à economia real e foca em projetos rigorosamente selecionados nas áreas de agronegócio, setor comercial, energia solar e real estate.

Em suma, com a limitação de crédito por parte dos bancos e instituições financeiras tradicionais, além de toda a burocracia encontrada nesses meios para obter recursos, o crowdfunding mostra-se como uma alternativa para aqueles investidores que desejam investir em negócios bons e rentáveis, e também para os empreendedores que querem alavancar o seu negócio e concretizar projetos.

Gostou? Deixe seu curtir
Compartilhe
Bloxs

Somos uma fintech, cuja missão é fornecer acesso fácil a investimentos alternativos de alta qualidade, antes restrito a investidores institucionais, family offices e clientes ultra high. Tudo isso, 100% online e com a segurança de um mercado regulado e autorizado pela CVM, de acordo com a instrução 588.

Ver todos os posts

Deixe seu comentário

Leia também

Crowdfunding: descubra o que é e como ganhar dinheiro com financiamento coletivo

Financiamento de veículos Itaú: conheça e veja como contratar

Financiamento de imóveis do Banco Inter: conheça e veja como solicitar

Banco Inter lança financiamento para construção de casas em condomínios

Como ser aprovado no financiamento? Confira dicas para aumentar suas chances

Financiamento de veículos Banco do Brasil: conheça e veja como solicitar

Financiamento de imóvel Itaú: conheça e veja como contratar

Financiamento de imóvel Banco do Brasil: conheça e veja como solicitar