Foregon.comConteúdos

Cuidados que o idoso deve ter ao usar cartão de crédito

Por Thais SouzaPublicado em
Compartilhe

O idoso está no grupo de pessoas que mais deve ter precaução na hora de fazer transações, contratar e utilizar produtos e serviços financeiros. Isso porque, eles são os principais alvos de fraudes. Pensando nisso, separamos neste artigo todos os cuidados que os idosos devem tomar ao usar o cartão de crédito e outros serviços financeiros.  

Cuidados que o idoso deve ter ao usar cartão de crédito 

Golpes por telefone e SMS

Os idosos são abordados o tempo todo por bancos e instituições financeiras oferecendo produtos e serviços através de telefonemas, e-mails, mensagens no celular e até na tela de caixas eletrônicos.

Porém, o cuidado com as fraudes deve ser redobrado. Isso porque, algumas pessoas aplicam golpes ao oferecer contas, empréstimos ou cartões por telefone ou SMS. Caso o idoso aceite, pode ter seus dados roubados.  

Imperdível
Sua chance de ter um cartão de crédito sem anuidade78.477 pessoas já pediram
Ver cartão
Encerra em 16:20

Por isso, nunca contrate qualquer produto ou serviço financeiro por telefone ou SMS. Verifique se a instituição financeira é confiável e prefira solicitar esses serviços presencialmente.

Golpes nos caixas eletrônicos

Algumas pessoas aplicam golpes em idosos ao oferecer ajuda para efetuar operações. No momento em que o idoso aceita, ele fica vulnerável a ter os dados do cartão roubados.

Portanto, só aceite ajuda dos funcionários do banco e nunca digite sua senha na frente de qualquer pessoa. 

Nunca entregue seu cartão na hora de fazer pagamentos

Na hora de fazer pagamentos na maquininha, nunca entregue seu cartão na mão no cobrador. Quem deve inseri-lo no aparelho é você. Isso porque, você pode ter os dados roubados.

Senha do cartão

Jamais forneça a senha do seu cartão de crédito para terceiros. Caso você empreste e a transação não seja paga, poderá se comprometer e ter o nome negativado

Compras online 

Alguns sites só existem para aplicar golpes. Portanto, todo cuidado é pouco na hora de inserir os dados do seu cartão para fazer pagamentos online. 

Antes de realizar compras online, certifique-se que o site é seguro. No seu navegador, localizado no canto superior esquerdo, você encontra o ícone de cadeado. Clique nele para visualizar se a conexão é segura.

Além disso, você pode aumentar a segurança das suas compra se verificar comentários e recomendações de pessoas que já compraram no site. Afinal, cuidado redobrado nunca é demais. 

Cuidados ao contratar crédito 

O crédito consignado é um tipo de empréstimo destinado a aposentados e pensionistas do INSS. Por possuir a garantia de pagamento através do desconto das parcelas do empréstimo direto na folha do benefício, essa modalidade costuma ser bem mais fácil de contratar. 

Porém, ao adquirir esse tipo de empréstimo, fique atento às exigências. Não pode haver nenhuma exigência de compra de um produto, como: seguros ou títulos de capitalização, por exemplo, pois trata-se de uma prática ilegal chamada: venda casada.

Os idosos são os principais alvos, pois são mais frágeis e por isso, precisam tomar cuidado redobrado para não cair em golpes e armadilhas.

Ficou com alguma dúvida? Então deixe seu comentário aqui abaixo e não esqueça de seguir a gente nas nossas redes sociais para sempre ficar atualizado com os nossos conteúdos. 

Até a próxima!

Gostou? Deixe seu curtir
Compartilhe nas suas redes sociais

Thais Souza

Estudante de Publicidade e Propaganda, é Redatora na Foregon. Gosta de escrever textos sobre dicas de viagens e destinos. Nas horas livres gosta de ler e cozinhar.

Ver todos os posts

Leia a seguir

  • Cartão de crédito

    Cartão WEX: como funciona?

  • Cartão de crédito

    Cartões Bradesco e Inter: conheça as opções sem consulta ao SPC/Serasa

  • Cartão de crédito

    Cartão Zaffari: dúvidas frequentes

Ver mais conteúdos

Veja o que estão comentando

Principais conteúdos

Principais assuntos

  1. Home
  2. Conteúdo
  3. Cartão de crédito