Ir para o conteúdo principal
Foregon.comConteúdos
Acesse sua conta

Cuidados que você deve ter antes de pedir um cartão de crédito

Por Thais SouzaPublicado em

Apesar das diversas facilidades oferecidas pelo cartão se crédito, se ele não for escolhido e utilizado com cuidado pode se tornar um problema para as suas finanças. Por isso, separamos 5  pontos de atenção que você deve ter antes de solicitar o produto financeiro. 

Cuidados que você deve ter ao pedir e usar um cartão de crédito

1. Verifique se o cartão de crédito possui anuidade

A anuidade é uma tarifa de manutenção do cartão de crédito cobrada pela instituição financeira ou banco emissor para manter o cartão e seus serviços ativos. Esse valor normalmente é cobrado de forma parcelada. 

Dependendo do valor da anuidade, essa tarifa pode ser prejudicial para o seu orçamento. Portanto, antes de solicitar um cartão de crédito, verifique se existe essa cobrança e se vale a pena pagá-la de acordo com os benefícios oferecidos. 

2. Saiba o quanto você poderá gastar por mês com o cartão

Nunca se esqueça de que seu limite de crédito não é uma renda extra. O principal erro ao utilizar o cartão é não saber, de fato, o quanto do salário pode ser destinado ao pagamento de fatura, aumentando as chances de endividamento. 

O ideal é que o limite de crédito do seu cartão seja equivalente a 30% da sua renda mensal. Portanto, faça o cálculo e avalie qual o limite ideal para você.

Homem desconfiado com a mão no queixo

Com o seu score calculado, você descobre o produto financeiro ideal para você!

Calcule o seu score de forma gratuita, rápida e segura e tenha acesso a centenas de cartões de crédito e outros produtos financeiros.
+ 1.267.543 milhões de pessoas já consultaram

Ao criar uma conta você aceita nossos termos de uso política de privacidade. Aceita também receber notificações por e-mail e SMS, que podem ser canceladas quando quiser.

3. Evite ter mais de um cartão de crédito

Mesmo que você precise de mais limite, solicitar um novo cartão de crédito não é o ideal. Isso porque, ao concentrar todos seus gastos em apenas um cartão, o banco entenderá que você utiliza bem o produto financeiro e você terá mais chances de conseguir um bom limite. 

Além da possibilidade de descontrole dos gastos, ter mais de um cartão de crédito implicará no pagamento de mais taxas e tarifas, como a anuidade, por exemplo. 

Portanto, evite ao máximo ter mais de um cartão de crédito, pois isso exigirá muito mais cuidado e controle dos seus gastos. 

4. Atente-se aos benefícios da bandeira e cobertura do cartão

Além dos benefícios oferecidos pelo banco emissor, a bandeira do cartão é a principal responsável por oferecer vantagens para os usuários, como: programa de pontos, seguros, assistências e muito mais. 

Esses benefícios devem ser levados em consideração na hora de escolher seu cartão, já que eles podem ser muito úteis para o seu dia a dia, te auxiliando a economizar.

Além disso, fique atento à cobertura do cartão de crédito, que pode ser nacional ou internacional. Se for internacional, isso quer dizer que você pode fazer compras dentro e fora do país, o que é uma facilidade para os usuários. 

5. Fique de olho nas tarifas cobradas

Além da anuidade que falamos mais acima, os serviços presentes nos cartões de crédito normalmente possuem taxas e tarifas. Por exemplo: 

  • Taxa de juros para parcelamento da fatura;
  • Taxa do rotativo;
  • Tarifa para saque na função crédito.

Portanto, sempre que for utilizar os serviços do seu cartão, verifique se existe uma cobrança. Os bancos oferecem tabelas anuais de taxas e tarifas, o ideal é acompanhá-las para entender os custos dessas operações e evitar ser cobranças indevidas. 

Entenda os benefícios do cartão e solicite o seu!

Às vezes, um benefício que é ótimo para uma pessoa, pode não ser atrativo para você. Portanto, na hora de escolher, cada detalhe deve ser levado em consideração. Abaixo separamos um vídeo para ajudá-lo a entender melhor quais são as principais vantagens oferecidas pelos cartões de crédito. 

Já escolheu os benefícios? Então agora é a hora de solicitar o seu cartão. No site da Foregon você consulta o seu score de crédito gratuitamente e recebe recomendações de cartões de crédito que têm mais chances de aprová-lo. 

Consulte seu CPF grátis e saiba qual o cartão ideal para seu perfil!

Mais de 300 opções entre cartões de crédito, contas e empréstimos.

Consultar CPF grátis
+ 1.267.543 milhões de pessoas já consultaram

Gostou? Deixe seu curtir
Compartilhe
Thais Souza

Redatora e Especialista em Produtos e Serviços Financeiros na Foregon, se identifica com conteúdos relacionados a investimentos e empréstimos e acredita que esse tipo de conhecimento pode mudar a vida das pessoas. Busca impactar a vida dos usuários que buscam resolver um problema ou conhecer melhor um produto ou serviço financeiro.

Ver todos os posts

Deixe seu comentário

Leia também

Nubank: como consultar o limite do cartão?

Cartão Zoom: confira a nova parceria entre o Banco Pan e Mosaico

Semana do cartão de crédito: 1º episódio com Samantha Pittzer

Semana do cartão de crédito: 5º episódio com Helen Cruz

Semana do cartão de crédito: 4º episódio com Marcos Coque

Semana do cartão de crédito: 2º episódio com Rafael Immediato

Semana do cartão de crédito: 3º episódio com Tales Toledo

Semana do cartão de crédito: o 2º evento online e gratuito da Foregon