Ir para o conteúdo principal
Foregon.comConteúdos
Acesse sua conta

Cursos gratuitos da USP: veja as opções

Por Janaína TavaresPublicado em

Você quer ter a oportunidade de fazer cursos gratuitos da Universidade de São Paulo (USP)? Saiba que isso é possível, já que a instituição de ensino libera uma série de materiais que estão disponíveis na internet. Acompanhe a leitura e veja todas as possibilidades.

Por onde você pode ter acesso aos cursos gratuitos da USP?

Vale destacar antes que todos os cursos disponibilizados pela USP podem ser consultados a qualquer momento e ainda contam com textos, vídeos, áudios e apresentações.

Sendo assim, você vai encontrar cursos dessa universidade nas seguintes plataformas:

Imperdível
Sua chance de ter um cartão de crédito sem anuidade78.477 pessoas já pediram
Ver cartão
Encerra em 16:20

Coursera

A Coursera é uma empresa que foi fundada pelas universidades norte-americanas de Standford, Princeton, Michigan e Pennsylvania. Ela possui cerca de 40 milhões de usuários que podem aproveitar os materiais oferecidos pelos 190 centros de ensino superior parceiros da plataforma.

Assim como essas outras instituições, a USP, desde 2014, também mantém uma parceria com a Coursera. Basta acessar o site para ficar por dentro dos cursos disponibilizados.

Univesp

Já pelo canal do Youtube da Univesp, primeira universidade pública gratuita de Educação a Distância (EAD) de São Paulo, você pode ter aulas gratuitas com os professores da USP.

Além disso, no ambiente virtual desta instituição de ensino, você tem à disposição videoaulas, material didático, bibliografia das disciplinas e muito mais.

Canal USP

Por outro lado, a Universidade de São Paulo tem o seu próprio canal no Youtube, voltado para quem quer ter acesso à produção científica, acadêmica e cultural da USP. 

Com mais de quatro mil vídeos disponíveis, o canal tem cerca de 30 disciplinas de graduação e de pós-graduação. Aliás, toda semana você pode conferir novidades como, por exemplo: reportagens, aulas, palestras com professores, concertos das três orquestras da USP, dentre outras atividades.

e-Aulas

Por fim, com o auxílio deste portal você tem acesso a conteúdos educacionais em mídia digital produzidos ou apoiados pela USP. Por lá, você vai encontrar mais de 180 disciplinas que estão disponíveis para o público.

O diferencial, neste caso, é que o e-Aulas também disponibiliza conteúdos voltados para estudantes do ensino médio.

Importante: dependendo da plataforma escolhida, ao final do curso, o estudante tem a chance de obter um certificado de conclusão.

Sugestões de leitura

Gostaria de ver outros conteúdos? Separamos alguns para você:

Descomplicamos?

Agora queremos saber, você já conhecia as opções de cursos gratuitos que a USP oferece? Deixe seu comentário aqui e até a próxima!

Gostou? Deixe seu curtir
Compartilhe
Janaína Tavares

Jornalista e Especialista em Produtos e Serviços Financeiros na Foregon, a Janaína (ou Jana). Como redatora, ama os conteúdos sobre dicas financeiras. Preza pela checagem de todas as informações e o conteúdo perfeito para ela, é aquele que ajuda o leitor a resolver um problema, ensinando e orientando o leitor a tomar a melhor decisão.

Ver todos os posts

Deixe seu comentário

Leia também

Mercado Pago: guia completo

Tipos de carro: principais características e diferenças

5 livros que mudarão sua vida financeira

3 conselhos básicos para alcançar a liberdade financeira

Inteligência artificial em soluções antifraude

Onde usar a carteira digital Apple Pay?

Digio estreia no Apple Pay: veja como ativar

Aplicativos colaborativos: conheça 4 Apps que podem facilitar a sua vida