Ir para o conteúdo principal
Foregon.comConteúdos
Acesse sua conta

Custo de Aquisição de Cliente (CAC): o que significa?

Por Sabrina VansellaPublicado em

Atrair novos clientes é o principal objetivo de muitos negócios, afinal, quanto mais clientes, maior o lucro. Mas para atingir essa meta é preciso definir estratégias de marketing e investir em outras técnicas. Caso queira se organizar e ter mais informações, existe uma métrica que é responsável por calcular o Custo de Aquisição de Cliente (CAC).

O que é Custo de Aquisição de Clientes (CAC)?

Basicamente, o CAC é um indicador que mostra qual é, ou vai ser, o investimento para trazer novos clientes a sua empresa. 

Essa métrica é calculada por negócios de vários tamanhos e segmentos, pois a partir dessa informação, é possível apurar indícios do que deve ser mudado ou mantido nas estratégias de aquisição de novos clientes.

Como descobrir o CAC?

É preciso realizar um cálculo simples para entender qual o Custo de Aquisição de Cliente da sua empresa. Confira o passo a passo:

  1. Defina qual o período de tempo que você quer considerar;
  2. Agora, confira quantos investimentos foram feitos para aquisição de clientes e divida pelo número de clientes conquistados.

Os gastos que podem ser considerados na hora do cálculo, são: investimentos em anúncios ou campanhas publicitárias, salários dos funcionários, fornecedores, despesas com eventos e transportes, comissões de vendas e outros custos que fazem parte da aquisição.

Homem desconfiado com a mão no queixo

Com o seu score calculado, você descobre o produto financeiro ideal para você!

Calcule o seu score de forma gratuita, rápida e segura e tenha acesso a centenas de cartões de crédito e outros produtos financeiros.
+ 1.267.543 milhões de pessoas já consultaram

Ao criar uma conta você aceita nossos termos de uso política de privacidade. Aceita também receber notificações por e-mail e SMS, que podem ser canceladas quando quiser.

Por que é importante saber o CAC do seu negócio?

Definir e ter conhecimento sobre essa métrica é essencial para a organização financeira do seu negócio. Além disso, entender qual o Custo de Aquisição de Cliente garante outros benefícios, como:

  • Redução de custos: claro que apenas ter conhecimento dessa métrica não vai ser responsável por reduzir custos, mas a partir desse indicador você vai conseguir entender o que pode ser aprimorado no marketing e em vendas;
  • Aprimorar estratégias de vendas: ao ter conhecimento desse dado é possível entender a eficácia das suas estratégias de vendas. A partir do resultado, você pode testar novas ações comerciais;
  • Fidelizar seus clientes: para equilibrar o seu CAC é importante prestar atenção nas estratégias de retenção do seu negócio. Pois quanto mais tempo seus clientes passam na sua empresa, mais lucro eles trazem;
  • Estabelecer estratégias: como foi possível perceber, essa métrica consegue trazer reflexões de vários pontos de melhoria da sua empresa. 

Como melhorar o CAC

Selecionamos três dicas para você melhorar o Custo de Aquisição de Cliente no seu negócio e conseguir trazer resultados a partir dessa métrica:

  • Fortaleça seu serviço de pós-vendas: invista no serviço de pós-venda e resolva as dores do seu cliente para que ele continue comprando com você;
  • Defina metas: defina em quanto você quer aumentar ou diminuir o CAC e qual será o período para atingir o resultado;
  • Registre um histórico: fazer comparações com outros períodos permitem mais controle dos seus resultados e novas ferramentas para tomar decisões assertivas.

E aí, gostou do nosso conteúdo?

No blog da Foregon você tem acesso a outros conteúdos feitos especialmente para você aprimorar o seu negócio. Caso tenha alguma dúvida ou sugestão, faça um comentário. Até mais!

Gostou? Deixe seu curtir
Compartilhe
Sabrina Vansella

Redatora e Especialista em Produtos e Serviços Financeiros na Foregon, se identifica com conteúdos noticiosos e sobre dicas financeiras. Procura simplificar e melhorar a qualidade de vida dos usuários e, para isso, preza por uma pesquisa assídua e uma escrita clara.

Ver todos os posts

Deixe seu comentário

Leia também

MEI pode ter sócio na empresa? Descubra agora

O que é e como fazer uma Pipeline de Vendas

E-commerce: como se prevenir contra fraudes?

Pagar DAS MEI: valores, como emitir, formas de pagamento e mais!

Como parcelar MEI atrasado?

Verificação de dados nos dias atuais

Segurança e confiança nos e-commerces

Losango Crednet: conheça a solução de gestão de crédito para seu negócio