Ir para o conteúdo principal
Foregon.comConteúdos

Dataprev nega rumores de suposto vazamento de dados

Por Janaína TavaresPublicado em

No dia 03 de fevereiro, a Empresa de Tecnologia e Informações da Previdência (Dataprev) lançou um comunicado oficial desmentindo os rumores que saíram na mídia sobre um suposto vazamento de dados vindos do órgão.

De acordo com as declarações da empresa, "não há registros de incidentes de segurança e nem indícios de vazamento de dados por ataques cibernéticos nos bancos e bases de informações sob a guarda da Dataprev". Acompanhe o artigo e veja mais detalhes sobre esse assunto.

Quem é a Dataprev?

É uma instituição responsável por processar o pagamento mensal de 35 milhões de benefícios sociais.

Imperdível
Sua chance de ter um cartão de crédito sem anuidade78.477 pessoas já pediram
Ver cartão
Encerra em 16:20

Fora isso, a empresa que é vinculada ao Ministério da Economia, também atua no processamento das informações previdenciárias da Receita Federal, além de administrar o serviço que libera o seguro-desemprego.

Clientes da Dataprev

  • Instituto Nacional do Seguro Social (INSS);
  • Conselho Nacional de Justiça (CNJ);
  • Instituições financeiras públicas e privadas, entre outros.

Entenda o suposto vazamento na Dataprev

Segundo uma reportagem do site CISO Advisor, veiculada no dia 02 de fevereiro, um banco de dados contendo 270 milhões de registros da Dataprev estaria sendo oferecido por um cibercriminoso em um fórum da dark web.

Nas informações apresentadas por esse hacker, ele alegou ter 57 bases de dados sobre 270 milhões de brasileiros. Além disso, as informações estariam atualizadas até julho de 2020.

Contudo, o anúncio feito pelo cibercriminoso não menciona quais informações estariam nessas bases de dados. Conforme a reportagem do CISO Advisor, esses dados "muito provavelmente devem conter nome, CPF, e-mail, endereço, entre outros".

Ainda sobre esse caso, no vazamento de 223 milhões de CPFs, o hacker estava oferecendo uma amostra de todos os dados pessoais inclusos, por exemplo: fotos de rosto, informações sobre dívidas, score de crédito, renda e documentos como RG, título de eleitor e PIS.

Dataprev demite diretor de segurança

Em meio à polêmica que foi criada, a Dataprev se pronunciou e disse que "os quantitativos de dados e bases relatados pelo portal Ciso Advisor não coincidem com as informações hospedadas pela Dataprev".

No comunicado divulgado pela empresa, a instituição deixa claro que não teve nenhum exemplo dos dados obtidos como forma de comprovar sua veracidade.

Já em relação à segurança dos dados, a Dataprev disse que tem com um Centro de Operação de Segurança com especialistas ativos 24 horas por dia para monitorar e combater ameaças de segurança, contando ainda com um perímetro com diversas camadas e soluções de proteção em sua infraestrutura.

No entanto, no mesmo dia do suposto vazamento de dados, a instituição demitiu o coordenador geral de Segurança da Informação, Gustavo Oliveira Hoyer.

Neste caso, ela não divulgou o motivo específico do desligamento e nem comentou publicamente sobre o assunto, já que a informação foi vazada por um funcionário da empresa para o jornalista Luiz Queiroz, do site Capital Digital.

Conteúdos que você precisa conhecer

Aproveite para ler outros artigos que também podem ser do seu interesse:

Descomplicamos?

Gostou do nosso conteúdo? Em casos de dúvidas ou sugestões, envie sua mensagem para que possamos responder. Até a próxima!

Gostou? Deixe seu curtir
Compartilhe
Janaína Tavares

Jornalista e Especialista em Produtos e Serviços Financeiros na Foregon, a Janaína (ou Jana). Como redatora, ama os conteúdos sobre dicas financeiras. Preza pela checagem de todas as informações e o conteúdo perfeito para ela, é aquele que ajuda o leitor a resolver um problema, ensinando e orientando o leitor a tomar a melhor decisão.

Ver todos os posts

Deixe seu comentário

Leia também

Copom eleva Taxa Selic a 3,50% ao ano: veja as consequências para economia

Saiu! Governo divulga calendário de pagamento da antecipação do 13º salário

Revisão do FGTS pode gerar dinheiro extra aos trabalhadores: veja como solicitar

Governo de SP vai distribuição cartões alimentação para famílias em situação de vulnerabilidade

WhatsApp Pay: saiba quais são os bancos parceiros

Pronampe 2021: linha de crédito para pequenas empresas

Conta bloqueada no App Caixa Tem pode ser liberada nas lotéricas

Abertura de vagas de emprego cresce 45%; confira os cargos em alta