SiSU 2021: confira as datas para inscrições em 2021
O Ministério da Educação (MEC) divulgou que as inscrições para o Sistema de Seleção Unificada (SiSU) estarão abertas em abril de 2021. Portanto, os estudantes que fizerem o Enem 2020 poderão usar suas notas para concorrer às vagas ofertadas pelas instituições públicas de ensino superior através do SiSU.
No entanto, o MEC ainda não anunciou qual será a data exata do mês de abril em que as inscrições serão abertas para esse programa. Caso queira saber mais informações a respeito, acompanhe a leitura do artigo até o final!
O que é o SiSU?
Este sistema informatizado do Ministério da Educação é uma das formas mais tradicionais que existem no Brasil para a entrada de estudantes no ensino superior.
Mas, diferente do ProUni e FIES, este é direcionado apenas para quem deseja estudar em instituições públicas.

Quem pode participar do SiSU 2021?
Para participar da seleção do SiSU 2021, os candidatos precisam:
- Prestar o exame Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2020;
- Obter uma nota maior que zero na redação do Enem;
- Comparecer nos dois dias de provas do exame.
Dessa forma, os candidatos com melhor classificação são selecionados de acordo com suas notas no Enem.
Importante: você pode se inscrever no SiSU mesmo se já tiver formação em nível superior.
Como se inscrever no SiSU 2021?
Em abril, você deve conferir atentamente o período de inscrições que será divulgado pelo MEC. Assim que ele lançar as datas, siga o seguinte passo a passo para fazer a sua inscrição no sistema:
- Acesse o site oficial do SiSU;
- Clique em "Fazer Inscrição";
- Na tela seguinte, opte por "Entrar com GOV.BR ou fazer cadastro";
- Confirme seus dados para que o sistema atualize as informações;
- Na próxima tela, escolha até duas opções de curso;
- Para começar, clique em "Fazer inscrição na 1ª opção". É possível pesquisar as vagas pelo nome do município, nome da instituição ou nome do curso;
- Quando achar o curso desejado, clique sobre ele para conferir demais detalhes e as modalidades disponíveis;
- Leia as modalidades disponíveis para o curso, escolha uma das alternativas para a qual pretende concorrer;
- Clique em "Escolher esta modalidade" para continuar o processo;
- Confira mais uma vez os dados do curso, modalidade de vaga, além da documentação que será exigida pela instituição na matrícula;
- Após isso, clique em "Confirmar minha inscrição";
- Com isso, você será direcionado para a tela "Minha inscrição";
- É por lá que você vai conseguir alterar suas opções durante o período de inscrições. Fora que também será possível acompanhar as notas de corte dos cursos, além da sua classificação parcial durante o tempo de vigência das inscrições.
Datas de inscrições para outras bolsas de estudos
FIES
- Datas: previstas para os dias 26 a 29 de janeiro. Já a primeira chamada deve sair dia 02 de fevereiro de 2021.
O candidato deve ter participado do Enem a partir da edição de 2010. Além disso, deve ter obtido média aritmética das notas nas provas igual ou superior a 450 e não pode zera na redação.
Contudo, quem quiser concorrer ao Fundo de Financiamento Estudantil (FIES) não poderá utilizar sua pontuação do Enem 2020 no primeiro semestre. Isso porque o resultado ainda não estará disponível. No entanto, o estudante poderá usar a nota da prova em abril e no segundo semestre.
ProUni
- Datas: entre os dias 12 e 15 de janeiro de 2021. O resultado da primeira chamada sairá no dia 19 de janeiro.
Para participar desse programa de bolsas, você não pode zerar a redação do Enem e sua média aritmética das provas deve ser superior a 450 pontos.
Outro critério exigido é ter estudado todo o ensino médio em escolas públicas ou em escolas privadas com bolsa integral (exceto as pessoas com deficiência ou professores da rede pública de ensino).
Vale destacar também que a nota do Enem 2020 só sai em 29 de março. Portanto, as notas usadas no processo seletivo do Programa Universidade para Todos (ProUni) serão as do exame de 2019.
Porém, o presidente do Inep já afirmou em entrevista que poderá ter uma nova edição do programa em abril para que os estudantes possam utilizar a nota do exame de 2020.
Conteúdos que você precisa conhecer
Fique com a gente e aproveite esse momento para ler outros artigos que podem ser interessantes para você:
- Estudante que prestar Enem 2021 não poderá usar a nota para o Prouni;
- Conheça as opções de financiamento estudantil privado;
- FIES: como renegociar seu boleto atrasado.
Descomplicamos?
Esperamos ter ajudado você com o nosso conteúdo. Em caso de dúvidas ou sugestões, deixe seu comentário para que possamos responder. Até a próxima!

Jornalista e Especialista em Produtos e Serviços Financeiros na Foregon, a Janaína (ou Jana). Como redatora, ama os conteúdos sobre dicas financeiras. Preza pela checagem de todas as informações e o conteúdo perfeito para ela, é aquele que ajuda o leitor a resolver um problema, ensinando e orientando o leitor a tomar a melhor decisão.
Deixe seu comentário