Defis: entenda de uma vez por todas quem precisa declarar
Se você tem uma empresa de pequeno porte ou microempresa, saiba que é preciso fazer a Declaração de Informações Socioeconômicas e Fiscais (Defis). Diferente da declaração do Imposto de Renda, nesse documento você apenas deve informar à Receita Federal sobre os dados sociais e fiscais do seu negócio.

Neste artigo, vamos te explicar como funciona o Defis. Mas não hesite em procurar ajuda de um contador ou profissional qualificado para te auxiliar, ok?
O que você procura?
Defis: afinal, o que é?
A Defis é a declaração para empresas de pequeno porte e microempresas que optaram pelo Simples Nacional, sistema de tributação simplificada, exceto o MEI.
Anteriormente, a Defis era chamada de Declaração Anual do Simples Nacional (DASN), mas seu nome foi substituído em 2018. No entanto, o seu propósito não mudou: informar à Receita Federal os dados sociais, econômicos e fiscais da sua empresa, assim como os tributos e impostos recolhidos.
Observação importante: o prazo para a declaração de 2022, referente ao ano de 2021, teve fim no dia 31 de março.

Ao criar uma conta você aceita nossos termos de uso e política de privacidade. Aceita também receber notificações por e-mail e SMS, que podem ser canceladas quando quiser.
Quem deve declarar?
As empresas que optaram pelo Simples Nacional e não MEIs, precisam declarar a Defis anualmente. Por isso, quem deve declarar:
- Microempresas;
- Empresa de Pequeno Porte;
- Empresa Individual de Responsabilidade Limitada;
- Empresas do Simples Nacional que não tiveram faturamento no ano.
Derfis: para que serve?
Como dissemos anteriormente, o Derfis é uma declaração que informa à Receita Federal acerca de algumas informações sobre a sua empresa, como:
- Ganhos de capital;
- Quantidade de colaboradores durante o período;
- Lucro contábil;
- Identificação e rendimento dos sócios;
- Saldo em caixa no período;
- Despesas do período;
- Mudança de endereço.
Como fazer a Defis?
Para conseguir fazer a declaração, é necessário preencher todas as informações no Documento de Arrecadação do Simples Nacional. O arquivo pode ser baixado no próprio site da Receita Federal. Veja o passo a passo:
- Acesse o site do Simples Nacional;
- Clique em PGDAS-D, depois em Defis e faça o login;
- No portal, escolha "Regime de Apuração", depois toque em "Optar";
- Escolha qual o regime de apuração e o ano que será informado;
- Informe o regime (competência ou caixa) e confirme;
- Por fim, clique em "Salvar demonstrativo".
Descomplicamos?
Esperamos ter ajudado com esse artigo. Se tiver alguma sugestão, faça um comentário que nós te respondemos e não esqueça de deixar seu like.
Até a próxima!
Deixe seu comentário