Ir para o conteúdo principal
Foregon.comConteúdos
Acesse sua conta

Demora muito para uma empresa gerar lucro? Descubra

Por Janaína TavaresPublicado em

Abrir uma empresa significa que você terá que lidar com diversos desafios diariamente, seja na parte organizacional ou financeira. Contudo, já parou para pensar em quanto tempo ela vai demorar para crescer e gerar o lucro que você tanto espera? Vamos descomplicar esse assunto, logo a seguir:

Qual é a realidade dessas empresas?

A primeira coisa que você precisa entender é que um negócio dificilmente dará um bom retorno de imediato. Isso acontece por inúmeras questões como a necessidade de conquistar os clientes, construir uma boa reputação e autoridade no mercado, fazer um um bom trabalho, entre outras.

Dessa maneira, não é complicado de entender o motivo pelo qual as empresas demoram meses para ter um lucro positivo e alcançar equilíbrio entre os gastos e ganhos mensais.

Imperdível
Sua chance de ter um cartão de crédito sem anuidade78.477 pessoas já pediram
Ver cartão
Encerra em 16:20

Como avaliar se a empresa está crescendo?

Mesmo que a curto prazo você não tenha certeza em relação ao crescimento do negócio, é interessante saber pelo menos uma estimativa do seu lucro. Para fazer isso, invista na contratação de um profissional especializado no assunto, já que ele estará preparado para te orientar nessa jornada.

Métodos utilizados

Abaixo, você vai ver quais são os principais métodos utilizados pelos especialistas em finanças e gestão para fazer essa estimativa de lucro: 

  • Payback;
  • VPL (Valor Presente Líquido);
  • TIR (Taxa Interna de Retorno).

Payback

O mais conhecido dentre os três é considerado simples, porém muito eficaz. Além de medir o tempo médio de retorno do investimento, este método permite considerar o risco do plano. Outra vantagem é que ele possibilita uma avaliação das despesas e prováveis receitas para cobrir os gastos iniciais do seu negócio.

Já o cálculo desse método precisa ser feito da seguinte forma:

  • Necessidade de avaliar o fluxo de caixa do negócio;
  • Calcular todos os custos do investimento que são: valores gastos para compra de equipamentos e insumos, contratação de funcionários, despesas diárias, dentre outras opções.

VPL e TIR

Por outro lado, estas duas opções servem para fazer os cálculos de retorno. Basicamente, esses métodos servem para analisar o quanto a empresa deverá ganhar para que supere os investimentos iniciais, gastos mensais e, assim, comece a gerar lucro.

Agora queremos conversar com você, empreendedor. Você já tinha pensado nessas possibilidades para avaliar o crescimento da sua empresa? Até a próxima!

Gostou? Deixe seu curtir
Compartilhe
Janaína Tavares

Jornalista e Especialista em Produtos e Serviços Financeiros na Foregon, a Janaína (ou Jana). Como redatora, ama os conteúdos sobre dicas financeiras. Preza pela checagem de todas as informações e o conteúdo perfeito para ela, é aquele que ajuda o leitor a resolver um problema, ensinando e orientando o leitor a tomar a melhor decisão.

Ver todos os posts

Deixe seu comentário

Leia também

Pix: saiba o que você já pode pagar utilizando esse sistema

Viagem dos sonhos: como se organizar e juntar dinheiro?

Instagram como ferramenta de negócios: guia completo

Como recarregar Bilhete Único pelo celular?

PicPay: como fazer cobranças pelo aplicativo?

Caixa abre 10 mil vagas de emprego para concursados, estagiários e aprendizes

Open Banking ou Open Finance: o que você precisa saber sobre esses sistemas

Não consegue guardar dinheiro? Conheça a “poupança por assinatura”