Depósito com envelope: qual é o prazo para cair na conta?
Descubra como aumentar suas chances de aprovação e outras dicas
Enviado!
Seus dados foram enviados com sucesso!

Os serviços eletrônicos oferecidos pelas bancos como saques e transferências simples são feitos de forma automática. Melhor dizendo, quando você saca dinheiro da sua conta, este valor é debitado na mesma hora e no momento em que você faz uma transferência simples para outra pessoa, ela é creditada no mesmo segundo.
Isso ocorre porque esses serviços não precisam passar por uma verificação humana para validar as informações. Em casos de depósito com envelope, o procedimento costuma ser mais demorado, pois passa por um por uma verificação chamada "compensação bancária". Portanto, se você quer saber mais sobre prazos e espera dos depósitos, continue com a gente.
Compensação bancária
A compensação bancária é o procedimento de verificação. Significa que os dados de transferência passam pela conferência, ou seja, as transações tornam-se mais demoradas, como em casos de depósitos, pagamentos e cheques.
E para saber quanto tempo demora um depósito com envelope, por exemplo, existe uma fórmula padrão que define o prazo da verificação. A fórmula é D+n, mas você não precisa se preocupar com isso, pois nós vamos te mostrar que é bem simples de entender.
A letra "D" é a data do depósito e a letra "n" significa a quantidade de dias úteis para a confirmação da transação. Portanto, um depósito que demora D+2 leva até dois dias úteis para ser verificado e confirmado. Super simples!
O depósito com envelope cai no mesmo dia?
O depósito com envelope precisa passar pela compensação bancária para ser validado e confirmado, desta forma, ele costuma demorar mais de um dia. No entanto, se ele for feito na boca do caixa, o valor é depositado na hora. Confira os prazos de cada tipo de depósito:
No guichê de atendimento
- Depósitos em dinheiro: o valor cai de imediato (D+0);
- Depósitos em cheque: até 3 dias úteis (D+3);
No caixa eletrônico
- Depósito com envelope: antes das 16h00 o valor cai imediatamente (D+0) ou depois das 16h00 leva até um dia útil (D+1);
- Depósito em cheque: antes das 16h00 o valor cai em 72 horas úteis (D+3) ou depois das 16h00 leva até 4 dias para cair (D+4);
Restou alguma dúvida? Deixe um comentário e até a próxima!

Redatora e Especialista em Produtos e Serviços Financeiros na Foregon, adora descomplicar os cartões de crédito, empréstimos, financiamentos, seguros, contas digitais, entre outros. Boa parte do seu trabalho é acompanhar a movimentação dos bancos e instituições financeiras para trazer as principais notícias do mercado.
Deixe seu comentário