Ir para o conteúdo principal
Foregon.comConteúdos
Acesse sua conta

Descubra como se proteger de cobranças indevidas nas suas contas de telefone

Por UnicainstanciaPublicado em

Você provavelmente já teve o valor da sua conta da operadora de telefonia aumentado repentinamente e sem nenhuma justificativa. Isso é mais comum do que você pensa! Segundo o Sindec, órgão da Secretaria Nacional do Consumidor, o tema que mais aparece entre todas as reclamações feitas ao PROCON está relacionado com cobranças indevidas e/ou abusivas. 

Pensando nisso, hoje vamos te mostrar como você poderá se defender dessas cobranças descabidas em 5 passos: 

1- Sempre anote os números de protocolo de atendimento. 

Quando você for entrar em contato com a sua operadora para contestar cobranças indevidas em suas contas nunca se esqueça de anotar o número de protocolo que o atendente te disponibilizar e se certificar de qual data você realizou o contato. Se porventura o atendente não te dar esse número, solicite no meio do atendimento. A operadora é obrigada por lei a fornecer essa numeração aos seus consumidores. 

Com o número de protocolo de atendimento em mãos você terá a prova necessária que mostra que você entrou em contato com a operadora para solucionar o problema das cobranças abusivas.

2-Grave a ligação do atendimento que você recebeu da operadora.

Assim como o número de protocolo de atendimento, possuir a gravação da ligação que você teve com o atendente da sua operadora será muito importante. Essa gravação também será fundamental para provar que você recebeu determinadas respostas quando contestou a operadora sobre o problema na sua conta telefônica. 

Homem desconfiado com a mão no queixo
Com o seu score calculado, você descobre o produto financeiro ideal para você!
Calcule o seu score de forma gratuita, rápida e segura e tenha acesso a centenas de cartões de crédito e outros produtos financeiros.
+ 1.267.543 milhões de pessoas já consultaram

Ao criar uma conta você aceita nossos termos de uso política de privacidade. Aceita também receber notificações por e-mail e SMS, que podem ser canceladas quando quiser.

3- Entre em contato com a ouvidoria da sua operadora

Todas as operadoras possuem ouvidorias que são responsáveis por coletar reclamações e tratar de resolver problemas que por algum motivo não foram solucionados no atendimento convencional proporcionado pela operadora. 

4- Realize uma reclamação formal na plataforma da ANATEL

A ANATEL é a agência reguladora responsável por fiscalizar e garantir a boa atuação das operadoras de telecomunicações no país. Ela possui uma plataforma digital onde você pode, de forma simples, registrar sua reclamação. Aqui tem um vídeo explicando como você pode fazer isso.

Feita a reclamação, a sua operadora de telefone será obrigada a te responder e dar uma satisfação sobre o problema que você está enfrentando. Vale ressaltar que nessa reclamação é importante que você insira todos os números de protocolo de atendimento com as respectivas datas que você coletou anteriormente.

5- Envie seu caso para a Unicainstancia

Se mesmo após todas essas etapas você ainda vem recebendo cobranças indevidas em suas contas de telefone, entre agora no site da Unicainstancia e relate o seu caso. Seu caso será analisado em um prazo máximo de 48h e, constatado o erro na sua conta, você receberá imediatamente uma compensação financeira de até R$600. 

É isso mesmo, a Unicainstancia te dá uma indenização antecipada e fica responsável por negociar diretamente com a operadora a solução do seu problema. Você não precisará mais ter dor de cabeça com sua operadora de telefone! 

Gostou? Deixe seu curtir
Compartilhe
Unicainstancia

Nós acreditamos na simplicidade e na transparência das relações, por isso descomplicamos os bancos

Ver todos os posts

Deixe seu comentário

Leia também

FGTS e seguro desemprego são a mesma coisa?

Bitcoin: Descubra aqui quais são suas vantagens e suas limitações

Inflação: imprimir dinheiro é prejudicial para a economia?

Não é preciso muito dinheiro para investir em cripto

Qual é o futuro da mineração de criptomoedas?

Você soube do hard fork da Ethereum?

Dividendos: o que é e como funciona o investimento em renda passiva?

Quem pode ganhar adicional de 25% na aposentadoria?