Ir para o conteúdo principal
Foregon.comConteúdos
Acesse sua conta

Descubra o poder de uma boa primeira impressão para impulsionar seus negócios

Por VoittoPublicado em

Quem nunca ouviu falar do ditado popular "a primeira impressão é a que fica"? Segundo a Universidade de Cornell, o ser humano costuma dividir e classificar seus conhecidos em função das primeiras impressões.

Basta uma fração de segundos para que nossa opinião sobre algo ou alguém, baseada em nossa vivência, seja formada.

Além disso, segundo estudos apresentados no congresso anual da Sociedade de Psicologia Social e Personalidade dos Estados Unidos, uma vez que nossa opinião é formada, mudá-la se torna muito difícil.

Se a primeira impressão influencia como nos sentimos em relação a outra pessoa, você consegue imaginar o quanto ela pode influenciar alguém que está disposto a gastar seu dinheiro em algo?

Jim Lecinski, ex-vice-presidente de vendas e serviços do Google EUA, explica em seu livro "ZMOT" que o primeiro contato que o consumidor tem com o seu produto influencia muito no processo de compra e na forma como ele irá interagir com o seu negócio.

Homem desconfiado com a mão no queixo

Com o seu score calculado, você descobre o produto financeiro ideal para você!

Calcule o seu score de forma gratuita, rápida e segura e tenha acesso a centenas de cartões de crédito e outros produtos financeiros.
+ 1.267.543 milhões de pessoas já consultaram

Ao criar uma conta você aceita nossos termos de uso política de privacidade. Aceita também receber notificações por e-mail e SMS, que podem ser canceladas quando quiser.

Jim explica em seu livro, que foi escrito enquanto ainda trabalhava no Google, que para causar uma boa primeira impressão é, primeiramente, necessário atender às necessidades do cliente.

Segundo o autor, o processo de atender às necessidades do cliente é o Momento Zero da Verdade, ou Zero Moment of Truth, em inglês, (ZMOT). É a partir desse momento que o cliente dará o próximo passo para conhecer ou não seu negócio.

Quer saber como causar uma primeira impressão impactante na jornada do consumidor? Continue a leitura com a gente e veja os melhores insights para aproveitar o ZMOT!

1. Não conte com o funil de vendas

Durante a estratégia do funil de vendas, o primeiro contato do cliente com a empresa se dá através da prospecção da empresa. A seguir, o time de vendas precisa atrair, converter, analisar e se relacionar com o consumidor.

Mas, não é em todo processo de compra que o consumidor é prospectado. Na verdade, na maioria das vezes é ele quem vai atrás do produto desejado e é aí que o Momento Zero da Verdade se torna tão importante, pois você e seus concorrentes estarão competindo por sua atenção.

Quando o cliente deseja algo, inicia-se o processo de pesquisa e quanto mais ele se informa, mais opções ele considera.

Nas palavras do autor:

"Se você estiver disponível no momento zero da verdade, seus clientes o encontrarão no exato momento em que estiverem pensando em comprar e também quando estiverem pensando em pensar em comprar".

2. Abuse da propaganda boca a boca

Desde os primórdios a melhor estratégia de marketing para alcançar vendas é a recomendação boca a boca. Mas, com o avanço da tecnologia e a expansão digital, como podemos fazer a propaganda boca a boca do nosso negócio?

Uma coisa é certa, esse tipo de propaganda nos dias atuais é ainda melhor no mundo online, uma vez que os consumidores que falam bem do seu produto não falam apenas para uma pessoa, mas sim para várias.

No meio online essas recomendações se dão através de e-mails, comentários em redes sociais sobre o produto, bate-papos, reviews no Youtube, comentários e avaliações no site, fóruns etc. No mundo digital as possibilidades são infinitas!

Uma vez que uma boa avaliação sobre seu produto ou serviço é feita, pronto! A possibilidade de primeira compra feita por um novo cliente é muito maior.

3. Invista em estratégias de SEO

Quando você vai fazer uma pesquisa no Google, seja ela para uma compra ou apenas uma busca por conhecimento, você costuma passar da primeira página de resultados?

Cada vez mais as vendas vêm migrando para o mundo digital e é de extrema importância aplicar estratégias de marketing que permitam a expansão das vendas na internet.

Jim Lecinski ensina que para começar a vencer no Momento Zero da Verdade, o empreendedor precisa investir em estratégias de SEO (Search Engine Optimization) para que seu produto apareça na primeira página das pesquisas. É essencial, ainda, que sua marca apareça nos principais sites de classificação do seu nicho.

4. Esteja onde seu cliente está

Ainda que seu negócio não seja digital, você precisa estar onde seu cliente está.

Nos dias atuais, a maior fonte de busca por produtos e serviços não só está no meio digital, como também tem se expandido cada vez mais nos smartphones.

Na dica anterior, mencionamos a importância do SEO, lembre-se de também focar suas otimizações para que elas sejam o máximo mobile-friendly possível.

5. Estimule seus clientes a divulgarem seu negócio

Que o marketing boca a boca funciona, você já sabe. Mas, você sabe como torná-lo seu aliado?

Empresas como Uber, Airbnb, Ifood, entre outras gigantes, costumam dar benefícios, descontos, ou cupons para os clientes que utilizam seus serviços e divulgam para seus conhecidos.

Essa, definitivamente, é uma das melhores estratégias de incentivar seus consumidores a compartilharem seu serviço.

Lembre-se, é importante não só recompensar quem já usa seu serviço e está compartilhando com os outros, mas também quem está utilizando pela primeira vez. Afinal, quem quer perder a oportunidade de um primeiro uso gratuito ou com um grande desconto?

Não deixe seus futuros clientes escaparem!

Jim Lecinski deixa bem claro que quanto mais oportunidades você dá para que seu público pesquise e conheça seus concorrentes, pior para seu negócio.

Seja no mundo real ou no digital, você não vai querer que seu cliente pense que existem opções melhores do que seu negócio, certo?

Então, aprofunde seus conhecimentos em ZMOT e entregue de primeira para o seu cliente o que ele está procurando!

Este post foi produzido pela equipe do PocketBook4You, uma plataforma que oferece centenas de resumos de livros dos maiores autores e best-sellers da atualidade, e tem como principal missão levar conhecimento diversificado que se encaixa no dia a dia de cada um dos seus usuários, ao redor do Brasil e do mundo!

Gostou? Deixe seu curtir
Compartilhe
Voitto

Somos uma escola online de negócios que ensina habilidades que todo profissional, independentemente da sua área de atuação, deveria dominar para melhorar seus resultados e acelerar sua carreira.

Ver todos os posts

Deixe seu comentário

Leia também

Descubra como ganhar dinheiro no YouTube em 2022 (guia completo)

Qual o CNPJ do Banco Pan?

Porque diversificar meios de cobrança da sua empresa

Descubra o poder de uma boa primeira impressão para impulsionar seus negócios

Otimize a rotina do seu financeiro com uma plataforma de pagamentos

Utilizar a Braip é seguro?

Marcação a mercado: como ganhar dinheiro com o Tesouro Direto

Comprovante de renda para autônomo, como emitir?