Ir para o conteúdo principal
Foregon.comConteúdos
Acesse sua conta

Descubra qual é o score mínimo para cartão de crédito

Camila SilveiraPublicado em

Conseguir um cartão de crédito pode não ser uma tarefa fácil até mesmo para quem está com o nome regular. Se você está enfrentando esse tipo de dificuldade, saiba agora mesmo como a análise financeira é realizada pelos bancos e veja qual é o score mínimo para solicitar um cartão de crédito.

Você encontra nesse artigo:

O que é score de crédito?

O score de crédito é uma pontuação, que vai de 0 a 1.000, calculada pelos órgãos de proteção ao crédito autorizados pelo Banco Central, e que demonstra o potencial que o consumidor tem de pagar uma dívida. Melhor dizendo, o seu CPF recebe uma nota de acordo com o seu comportamento financeiro.

Por exemplo, se você paga as suas contas em dia e possui bons hábitos como pagador, o seu score de crédito vai ser alto ou médio. No entanto, se não honrar com os compromissos dentro do prazo de vencimento, a pontuação tende a ser baixa.

Entenda as faixas do score de crédito

  • Score de 0 a 300: pontuação baixa e alto risco de inadimplência;
  • Score de 301 a 700: pontuação média e médio risco de inadimplência;
  • Score de 701 a 1.000: pontuação alta e baixo risco de inadimplência.

Afinal, para que serve o score de crédito?

No momento em que você solicita um cartão de crédito, empréstimo ou financiamento, o banco realiza uma análise do seu perfil financeiro e consulta o seu score nos órgãos de proteção ao crédito, como o SPC ou Serasa. Dessa forma, a empresa consegue saber se você tem capacidade de honrar com os pagamentos das faturas ou das parcelas.

Caso a sua pontuação seja baixa, é provável que você não seja aprovado na análise. No entanto, se for alta, as chances de você conseguir o produto financeiro aumentam.

Homem desconfiado com a mão no queixo

Com o seu score calculado, você descobre o produto financeiro ideal para você!

Calcule o seu score de forma gratuita, rápida e segura e tenha acesso a centenas de cartões de crédito e outros produtos financeiros.
+ 1.267.543 milhões de pessoas já consultaram

Ao criar uma conta você aceita nossos termos de uso política de privacidade. Aceita também receber notificações por e-mail e SMS, que podem ser canceladas quando quiser.

Além disso, o score de crédito alto ajuda você ter acesso a melhores condições de pagamentos e taxas de juros mais atrativas!

O que significa "score de crédito regular"?

O score de crédito regular, representado pela cor amarela em alguns sites, como o Serasa, significa que o consumidor tem de 15% a 20% de risco de não fazer o pagamento de uma conta. Normalmente, pessoas que têm score entre 301 e 700.

De forma mais simplificada, a pontuação regular representa o score de crédito médio, que pode ser interessante para conseguir cartões básicos, sem benefícios de milhas e pontos ou limites altos.

Isso porque quanto mais vantajoso for o produto financeiro, mais o banco precisa garantir que o cliente irá honrar com o compromisso das contas, anuidade, tarifas e etc.

Como os bancos fazem a análise financeira?

Como citamos anteriormente, a partir do momento em que você solicita um cartão de crédito, o banco em questão realiza uma análise para avaliar o seu comportamento financeiro.

Dependendo da sua pontuação de crédito, a instituição consegue oferecer um produto de acordo com suas condições e necessidades e evita as chances de você não cumprir com o que foi acordado.

Além do score, na análise são analisados alguns fatores. Veja quais são:

  • Renda mensal;
  • Emprego fixo;
  • Dinheiro investido;
  • Bens, como carros e casas;
  • Relacionamento prévio com o banco em questão.

Com todas essas informações em mãos, as operadoras de cartão de crédito conseguem definir se o cliente terá o pedido aprovado e o limite de crédito.

Qual é o score mínimo para cartão de crédito?

Apesar de ser uma dúvida frequente entre os consumidores brasileiros, não é possível saber com exatidão qual é o score mínimo para ter crédito aprovado. Isso porque o mercado financeiro conta com um amplo catálogo de produtos financeiros voltados para todos os tipos de consumidores.

Dessa forma, as empresas e operadoras de cartão analisam cada caso individualmente para avaliar se o perfil atende às exigências daquele determinado produto.

Entenda detalhadamente cada faixa de score de crédito e quais são os cartões ideias de acordo com cada pontuação.

Quais são os cartões ideais de acordo com cada faixa de score?

Já que não é possível definir qual o score mínimo para cartão de crédito, a melhor saída é avaliar quais são as opções de cartão ideal para cada faixa de pontuação. Os cartões seguem uma média, porém não significa necessariamente que isso seja uma regra. Confira detalhes e esclareça as suas dúvidas!

Score baixo (0 a 300 pontos)

Quem tem o score baixo possui um perfil considerado de alto risco de inadimplência e, consequentemente, não encontra boas opções de produtos financeiros no mercado. Nesse caso, a melhor alternativa é partir em busca dos cartões para negativados, como:

  • Cartões pré-pago;
  • Cartões consignados;
  • Cartões que não consultam os órgãos de proteção ao crédito;
  • Cartões de débito.

Confira: Os 20 melhores cartões de crédito para negativados: guia completo

Algumas dessas categorias costumam ser associadas a uma conta bancária, na qual o consumidor só pode gastar o valor disponível por recargas e depósitos. Dessa forma, o risco de inadimplência torna-se quase zero, já que o uso do cartão depende do saldo na conta.

Essas são boas opções para quem quer se inserir no mercado financeiro, mas encontra dificuldades na concessão de crédito.

Score médio ou regular (301 a 700 pontos)

Com essa pontuação, as opções de cartão disponíveis começam a aumentar. Afinal, por mais que o grupo não tenha um score tão elevado, o banco entende que essas pessoas já conseguem arcar com os custos de um cartão de entrada, por exemplo.

Apesar disso, antes de escolher o cartão, é necessário considerar o seu perfil financeiro para não tomar decisões erradas. Confira algumas dicas para quem tem o score de crédito médio!

Dicas para quem tem o score médio

O primeiro passo é entender os seus hábitos de consumo e a realidade financeira. Se você está em busca de cartão com um alto limite de crédito, certifique-se de que realmente terá capacidade para honrar com os pagamentos.

Ao mesmo tempo em que o cartão oferece boas condições de pagamento, ele conta com taxas de juros, anuidade (em alguns casos) e outras tarifas. Além disso, lembre-se que as taxas de juros do cartão de crédito são as mais altas do mercado.

Ao entender o seu perfil como consumidor, as chances de você se enrolar com dívidas diminuem significativamente.

Por fim, opte por cartões de crédito dos bancos digitais, como Neon e Nubank. Além de serem de fácil aprovação, o limite vai crescendo na medida em que o cliente utiliza o produto.

Score alto (701 e 1.000 pontos)

Nesse caso, o consumidor já é considerado confiável pelos bancos e instituições, podendo acessar uma série de cartões de crédito.

Com essa pontuação, você consegue solicitar cartões das categorias Gold e Platinum e até mesmo solicitar um upgrade na conta, dependendo do que você precisa. Assim, torna-se possível aproveitar benefícios exclusivos e contar com outras soluções de crédito, como empréstimos com juros reduzidos.

Dependendo da pontuação, a instituição financeira oferece os serviços para o cliente, convidando-o para fazer parte da categoria VIP. Isso porque um score muito alto não depende somente dos hábitos de compra, mas também de um bom relacionamento com o banco.

De forma resumida, não é possível saber exatamente qual é o score mínimo para cartões, mas quanto maior ela for, mais opções você tem para solicitar.

Onde posso acompanhar meu score de crédito?

No Brasil, existem algumas empresas que são responsáveis por calcular o score de crédito dos consumidores. Se você deseja saber qual é a sua pontuação, conheça as principais formas de consultá-la, sem precisar sair de casa!

1. Foregon

Você pode consultar seu score de crédito gratuitamente na Foregon, através da tela do seu computador ou celular. Veja como:

  1. Entre no site da Foregon;
  2. Clique no botão "Consultar CPF grátis";
  3. Digite seu CPF e clique em "Continuar";
  4. Faça login com sua conta do Google ou Facebook;
  5. Caso não tenha cadastro, clique em "Cadastre-se" e preencha todas as informações solicitadas;
  6. Faça a análise de segurança e cadastre uma senha de acesso ao site da Foregon.

Pronto! Tenha acesso ao seu score de crédito e receba as melhores recomendações de cartão, conta e empréstimo.

Consulte seu CPF grátis e receba as melhores ofertas!

Mais de 300 opções entre cartões de crédito, contas e empréstimos.

Consultar CPF grátis
+ 1.267.543 milhões de pessoas já consultaram

2. Boa Vista

A Boa Vista é um órgão de proteção ao crédito, que realiza análises financeiras e possibilita a consulta do score. Veja como:

  1. Acesse o Painel Consumidor Positivo;
  2. Faça o login, ou o cadastrado caso seja o primeiro acesso na plataforma;
  3. O valor da sua pontuação carregará e aparecerá automaticamente após o login.

3. SPC

O SPC oferece em seu site um pacote chamado de "Consulta de CPF SPC e Serasa". De acordo com a empresa, o cliente acessa as informações detalhadas sobre seu nome nas bases de dados do SPC e da Serasa Experian.

O pacote custa R$ 16,90 e inclui um relatório com as seguintes informações:

  • Registro de inadimplência;
  • Informações do poder Judiciário;
  • Histórico de crédito concedido no CPF;
  • Consultas realizadas no seu CPF nos últimos seis meses;
  • Entre outras.

4. Serasa

Para consultar o score de crédito pelo Serasa basta seguir os seguintes passos:

  • Acesse o site da Serasa;
  • Clique em "Entrar" no canto superior direito da tela;
  • Preencha os dados de login ou faça o cadastro caso seja o primeiro acesso e pronto. A sua pontuação aparecerá logo em seguida.

Qual o tempo de atualização do score?

A atualização do score de crédito é dinâmica e pode ocorrer de maneira frequente, ou seja, você poderá ver uma variação na sua pontuação de maneira diária. Esse processo, inclusive, costuma variar de acordo com o repasse de informações das instituições financeiras para os órgãos de proteção ao crédito, como o SPC e Serasa.

Como aumentar o score de crédito?

Já que para aumentar o score de crédito é necessário ter bons hábitos financeiros, veja quais são esses comportamentos que podem te ajudar a melhorar sua pontuação!

1. Mantenha o seu nome limpo

Um dos principais fatores que impactam negativamente no score de crédito é a inclusão do nome nos órgãos de proteção ao crédito, devido às dívidas pendentes. Sendo assim, se você pretende aumentar, o primeiro passo é limpar o seu nome, caso ele esteja restrito.

Para isso, procure entrar em contato com a empresa credora e forneça um acordo que seja vantajoso para ambos os lados. Faça um planejamento financeiro, diminua alguns gastos superficiais e guarde dinheiro para quitar as dívidas.

Saiba que a partir do momento em que você quita a primeira parcela, o seu nome já sai dos órgãos de proteção ao crédito. Dessa forma, o seu perfil passa por uma nova avaliação, o que pode gerar um aumento no seu score.

2. Pague suas contas em dia

Outra dica importante para aumentar a sua pontuação é manter o pagamento das suas contas em dia. Você pode escolher pelo débito automático, o que diminui as chances de esquecimento ou perda do prazo do vencimento, ou anotar em uma planilha para garantir o controle.

Assim, as empresas conseguirão identificar seus hábitos financeiros saudáveis, aumentando as chances de você conseguir um cartão de crédito.

3. Evite pendências de crédito

Antes de solicitar o seu cartão, o ideal é verificar se você não tem nenhuma pendência de crédito. Isso inclui contratos de empréstimos, financiamentos e consignados, por exemplo.

Cada contratação é registrada no perfil do consumidor, podendo influenciar na aprovação do seu pedido de cartão.

Muitos bancos podem entender que a renda está comprometida, o que aumenta os riscos de inadimplência. Sendo assim, se você deseja ter crédito aprovado com mais facilidade, procure quitar outras pendências de crédito antes.

4. Mantenha seus dados atualizados

Por fim, mantenha os seus dados sempre atualizados em todos os bancos e instituições que possui relacionamento. Dessa forma, essas empresas entenderão que você não está escondendo nada delas e, como resultado, o seu score de crédito poderá aumentar.

Inclua, também, novas informações de renda mensal e patrimônio. Além de comprovar movimentação no perfil, também permite que os bancos tenham acesso a dados recentes.

Assim, mesmo sem saber qual o score mínimo para cartão de crédito, você consegue aumentar as suas chances de ser aprovado!

Gostou do conteúdo?

Nossa missão é descomplicar todos os assuntos sobre finanças e economia, bem como te auxiliar a encontrar o produto financeiro ideal. Consulte o seu CPF no Portal da Foregon e receba as melhores ofertas.

Até a próxima!

Gostou? Deixe seu curtir
Compartilhe
Camila Silveira

Redatora e Especialista em Produtos e Serviços Financeiros na Foregon, adora descomplicar os cartões de crédito, empréstimos, financiamentos, seguros, contas digitais, entre outros. Boa parte do seu trabalho é acompanhar a movimentação dos bancos e instituições financeiras para trazer as principais notícias do mercado.

Ver todos os posts

Deixe seu comentário

Leia também

C6 Tag: saiba tudo sobre a tag de pedágio do C6 Bank

Por que você deve considerar ter um cartão que pontua por Real?

Milhas Aéreas: O que um iniciante precisa saber?

Como conseguir internet de graça? Saiba como se conectar

Saiba como ganhar dinheiro online rápido

Inflação hoje: entenda como o seu dinheiro é afetado

Golpe do CPF falso: conheça e saiba como se proteger

Conheça 10 cursos de finanças gratuitos para aprender a investir