Desemprego cresce para 14,7% e atinge número recorde brasileiros
De acordo com informações divulgadas pela Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, a taxa de desemprego no Brasil ficou em 14,7% no primeiro trimestre e atingiu cerca de 14,8 milhões de brasileiros.

Em decorrência de uma série de fatores, que incluem o Governo Federal e a piora da pandemia do Covid-19 no país, essa foi a maior taxa apresentada pela pesquisa, que teve início em 2012.
O que você procura?
Desemprego em épocas difíceis
Os dados, que foram divulgados após a realização da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (PNAD), indicaram que duas regiões foram as mais afetadas com o desemprego: Norte, que passou de 12,4%, no último trimestre de 2020, para 14,8%, no primeiro trimestre de 2021, e Nordeste, no qual apresentou mudança de 17,2% para 18,6%.
Ambas regiões apresentaram as maiores taxas de afastamentos desde 2012. Nas demais localidades brasileiras, o cenário é de estabilidade em relação ao quarto trimestre do ano passado.
Dados que mostram a realidade do Brasil
A instituição também informou que a taxa de desemprego entre os brancos é de 11,9%, menor que a apresentada entre pretos e pardos, com respectivos 18,6% e 16,9%. Além disso, no primeiro trimestre deste ano, 12,2% dos homens estavam desempregados, enquanto o número entre as mulheres foi de 17,9%.

Ao criar uma conta você aceita nossos termos de uso e política de privacidade. Aceita também receber notificações por e-mail e SMS, que podem ser canceladas quando quiser.
Já entre os jovens de 18 a 24 anos, a taxa de desemprego, de 31%, foi bem mais alta do que a média nacional, registrada em 14,7%.
Busca por emprego
Apesar dos números significativos, a analista da pesquisa do IBGE, Adriana Beringuy, informou em nota que as regiões Norte e Nordeste apresentaram aumento significativo da procura por trabalho no primeiro trimestre de 2021, aumentando o índice de desocupação nessas duas áreas.
Ainda em nota, foi informado que o aumento no número de desempregados no Norte chegou a 187 mil pessoas a mais quando comparado ao último trimestre de 2020. No Nordeste, houve acréscimo de 370 mil pessoas, totalizando 4,4 milhões de pessoas à procura de emprego.
Descomplicamos?
Esperamos que esse conteúdo seja útil para a sua vida. Se você também está em busca de um emprego, confira alguns artigos publicados pelo nosso blog:
- Neon abre 300 vagas para de emprego para candidatos de qualquer lugar do Brasil
- Empresa dona do iFood oferece mais de 800 vagas de emprego
- MadeiraMadeira abre 312 vagas de emprego, maioria remota
E você já sabe, em caso de dúvidas ou sugestões, deixe seu comentário aqui embaixo, combinado? Nos vemos em breve!
Deixe seu comentário