Foregon.comConteúdos
    1. Dicas financeiras

    Dia do Consumidor: tudo sobre a data

    Por Jennifer FigueiredoPublicado em
    Compartilhe

    Você já conhece o Dia Mundial do Consumidor? A data é comemorada no mundo todo em 15 de março e durante essa semana muitas campanhas se iniciam para lembrar os consumidores sobre seus direitos. Conheça os detalhes sobre essa data e os benefícios que ela proporciona para suas compras no Brasil e no exterior.

    Conheça o Dia Mundial do Consumidor

    O Dia do Consumidor foi comemorado pela primeira vez em 1962, após um discurso do então presidente dos Estados Unidos, John Kennedy. Em sua fala, ele defendeu que os direitos do consumidor deveriam ser respeitados, em essencial:

    • Direito à segurança;
    • Direito à informação;
    • Direito à escolha;
    • Direito à ser ouvido.

    Deste então, muitos debates ocorreram em vários países, considerando a data de 15 de março como o Dia Mundial do Consumidor. No Brasil, foi instituído em 1990 o Código de Defesa do Consumidor (CDC), por meio da lei nº 8.078, que entrou em vigor em 11 de março de 1991.

    Imperdível
    Sua chance de ter um cartão de crédito sem anuidade3.521 pessoas já pediram
    Ver cartão
    Encerra em 16:20

    Logo, foi criado o Programa de Proteção e Defesa do Consumidor (Procon), presente em todos os municípios brasileiros com objetivo de servir como mediador dos conflitos consumidores e fornecedores de produtos e serviços. Então, o CDC passou a disciplinar todas as relações de consumo, com dispositivos de ordem civil, processual civil, penal e de direito administrativo.

    Dia do Consumidor 2020: promoções e descontos

    O Dia do Consumidor 2020, assim como anos anteriores, torna-se uma oportunidade para as lojas físicas e online aquecerem as vendas logo no primeiro trimestre do ano, por meio de promoções, condições especiais e descontos. Na semana em que é comemorada a data, muitos e-commerces iniciam suas campanhas e notificam seus usuários a respeito das novidades.

    No entanto, a data ainda não supera as vendas da Black Friday, por exemplo. Essa super campanha de compras só acontece no mês de novembro. Mas, no meio de tantas ofertas de compra e condições que chamam a atenção, é importante estar atento aos detalhes e garantir que seus direitos não sejam violados.

    Durante a compra do produto, esteja atento a informações como prazo de entrega, tempo garantia, política de troca, entre outras características do seu pedido que podem ser determinantes para sua satisfação.

    Gostou? Deixe seu curtir
    Compartilhe nas suas redes sociais

    Leia a seguir

    • Dicas financeiras

      Limpar seu histórico na Serasa vale a pena?

    • Dicas financeiras

      A Proauto Seguros é confiável?

    • Dicas financeiras

      Shoploop: conheça a nova ferramenta de compras do Google

    • Dicas financeiras

      Sicredi: vantagens do financiamento para Energia Solar

    Ver mais conteúdos

    Veja o que estão comentando