Ir para o conteúdo principal
Foregon.comConteúdos
Acesse sua conta

Saiba como cobrar um cliente educadamente

Por Sabrina VansellaPublicado em

Você tem aquele cliente super fiel, mas que está com algumas contas em aberto na sua empresa? Entender como cobrar um cliente parece uma tarefa difícil, mas que precisa ser feita. Afinal, mesmo sendo um momento delicado para o seu cliente, você precisa receber pelos produtos e serviços vendidos para não impactar financeiramente o seu negócio.

A boa notícia é que nós temos a solução para esse problema. Continue a leitura do artigo e descubra!

Como cobrar um cliente?

Está frustrado porque seu cliente está inadimplente? Saiba que é possível cobrá-lo e aumentar as chances de receber pelo valor devido sem causar maiores transtornos para a relação dos dois.

Primeiramente, substitua a palavra "dívida" para: débito, valor devido, pagamento pendente ou valor em aberto, ok? Depois, siga nosso passo a passo:

1. Faça uma abordagem impessoal

Percebeu o atraso do pagamento de um cliente, mas não sabe como iniciar a cobrança? No primeiro momento, ser impessoal é uma boa abordagem.

Homem desconfiado com a mão no queixo

Com o seu score calculado, você descobre o produto financeiro ideal para você!

Calcule o seu score de forma gratuita, rápida e segura e tenha acesso a centenas de cartões de crédito e outros produtos financeiros.
+ 1.267.543 milhões de pessoas já consultaram

Ao criar uma conta você aceita nossos termos de uso política de privacidade. Aceita também receber notificações por e-mail e SMS, que podem ser canceladas quando quiser.

Por exemplo, mande uma mensagem por WhatsApp ou SMS com o valor do débito e ofereça diferentes opções de pagamento, como boleto ou Pix. Afinal, o cliente pode somente ter esquecido a conta em aberto.

2. Entenda qual o motivo do atraso

Uma pesquisa realizada pelo SPC Brasil em 2020 mostra que 22% dos brasileiros não conseguem pagar suas contas em dia por falta de dinheiro.

Quando for cobrar o cliente, fique atento ao seu tom de voz e pergunte qual o motivo do valor em aberto ou débito, evite usar o termo dívida.

3. Tenha empatia e se coloque no lugar da pessoa

É importante mostrar interesse em entender o porquê do atraso. Ao se colocar no lugar do seu cliente, é possível entender a situação e ter uma abordagem mais tranquila, sem perder a fidelidade dele com o seu negócio.

4. Faça uma negociação com diferentes formas de pagamento

Tenha à disposição diferentes formas de pagamento para começar uma negociação. Busque alternativas com juros mais baixos ou que ofereçam parcelamento e até mesmo algum desconto que não prejudique o seu negócio.

Neste momento, é importante ouvir o seu cliente e mostrar que você está disposto a resolver a pendência da melhor forma possível.

Principais canais para cobrar um cliente educadamente

Não existe um canal ideal para cobrar um cliente. Por outro lado, é válido dizer que a tecnologia possui capacidade de te ajudar nesses momentos. Por isso, veja as melhores formas de como cobrar um cliente na atualidade:

Como cobrar um cliente por WhatsApp

Não é novidade para ninguém que o WhatsApp (Android e iOS) é um dos canais de comunicação mais utilizados no Brasil. No entanto, já adiantamos que cobrar um cliente por WhatsApp pode acarretar em denúncias de Spam ou desconfiança do cliente, visto que o App se tornou alvo de fraudadores.

Caso você realmente conheça o cliente e utilize o WhatsApp como canal no seu negócio, a forma mais efetiva de realizar a cobrança é:

  • Se apresentando;
  • Sendo objetivo.
  • Informando o valor;
  • Encerrando a conversa educadamente.

Exemplo para iniciar a conversa: Bom dia, é o João? Sou a Maria da Foregon. Notamos que você está com um pagamento pendente de XXX com 30 dias de atraso, referente a determinado serviço. Podemos parcelar esse valor em até X vezes, mas estamos abertos para negociação. Afinal, entendemos que imprevistos acontecem!

Como cobrar um cliente por e-mail

Apesar de ser um meio mais formal para efetuar uma cobrança, o e-mail continua sendo utilizado por diversas empresas, inclusive companhias de energia e água, por exemplo. Esse método pode ser bom para envio de boletos que não foram pagos, propostas de negociação, entre outros.

Por outro lado, também existem chances de que o seu e-mail não seja notado caso ele seja direcionado ao Spam ou a caixa eletrônica do cliente esteja cheia.

Para realizar a cobrança por e-mail, utilize as dicas compartilhadas pela Rock Content.

Como cobrar um cliente por ligação

As ligações telefônicas não costumam ser bem recebidas em casos de frequências abusivas ou tom ameaçador, mas se você souber utilizar esse meio ele também pode trazer ótimos resultados.

Basta ter um roteiro prático e esteja sempre aberto para ouvir seu cliente, que as chances de conquistar o sucesso nessa abordagem são altas.

Como cobrar um cliente por SMS

Receber um SMS é uma coisa incomum para muitas pessoas no Brasil, por isso cobrar um cliente por mensagem de texto pode ser uma boa abordagem, mas foque em um lembre rápido com poucos detalhes e não esqueça de deixar uma forma de contato.

Informamos?

E aí, gostou de receber nossas dicas de como cobrar um cliente? No blog da Foregon você recebe diferentes soluções para sua vida financeira, que tal conhecer 5 motivos para o seu negócio investir em um aplicativo?

Até mais!

Gostou? Deixe seu curtir
Compartilhe
Sabrina Vansella

Redatora e Especialista em Produtos e Serviços Financeiros na Foregon, se identifica com conteúdos noticiosos e sobre dicas financeiras. Procura simplificar e melhorar a qualidade de vida dos usuários e, para isso, preza por uma pesquisa assídua e uma escrita clara.

Ver todos os posts

Deixe seu comentário

Leia também

Qual o CNPJ do Banco Pan?

Porque diversificar meios de cobrança da sua empresa

Descubra o poder de uma boa primeira impressão para impulsionar seus negócios

Otimize a rotina do seu financeiro com uma plataforma de pagamentos

Utilizar a Braip é seguro?

Marcação a mercado: como ganhar dinheiro com o Tesouro Direto

Comprovante de renda para autônomo, como emitir?

Seguro para Testes Clínicos: características e principais considerações antes de contratar