Ir para o conteúdo principal
Foregon.comConteúdos
Acesse sua conta

Dicas de como cobrar o seu cliente sem desgastar a relação

Por Sabrina VansellaPublicado em

Você tem aquele cliente super fiel, mas que está com algumas contas em aberto na sua empresa? Cobrar o cliente nunca é uma tarefa simples de ser feita. No entanto, mesmo sendo um momento delicado, é preciso receber pelos produtos e serviços vendidos para não impactar financeiramente o seu negócio. 

Como cobrar o cliente sem desgastar a relação

Determinadas atitudes podem acabar sendo ofensivas e até mesmo piorar a situação. Para te ajudar, selecionamos algumas dicas que podem ser úteis ao realizar a cobrança de alguma pendência com seu cliente. 

Faça uma abordagem impessoal

Percebeu o atraso do pagamento de um cliente, mas não sabe como iniciar a cobrança? No primeiro momento, ser impessoal é uma boa abordagem.

Por exemplo, mande uma mensagem por WhatsApp ou SMS com o valor do débito e ofereça diferentes opções de pagamento, como boleto ou Pix. Afinal, o cliente pode somente ter esquecido a conta em aberto.

Entenda qual o motivo do atraso

Uma pesquisa realizada pelo SPC Brasil em 2020 mostra que 22% dos brasileiros não conseguem pagar suas contas em dia por falta de dinheiro.

Quando for cobrar o cliente, fique atento ao seu tom de voz e pergunte qual o motivo do valor em aberto ou débito, evite usar o termo dívida.

Tenha empatia e se coloque no lugar da pessoa

É importante mostrar interesse em entender o porquê do atraso. Ao se colocar no lugar do seu cliente, é possível entender a situação e ter uma abordagem mais tranquila, sem perder a fidelidade dele com o seu negócio.

Faça uma negociação com diferentes formas de pagamento

Tenha à disposição diferentes formas de pagamento para começar uma negociação. Busque alternativas com juros mais baixos ou que ofereçam parcelamento e até mesmo algum desconto que não prejudique o seu negócio.

Neste momento, é importante ouvir o seu cliente e mostrar que você está disposto a resolver a pendência da melhor forma possível.

Informamos?

E aí, gostou de receber nossas dicas de como cobrar o cliente? No blog da Foregon você recebe diferentes soluções, que tal ver 5 motivos para o seu negócio investir em um aplicativo?

Gostou? Deixe seu curtir
Compartilhe
Sabrina Vansella

Redatora e Especialista em Produtos e Serviços Financeiros na Foregon, se identifica com conteúdos noticiosos e sobre dicas financeiras. Procura simplificar e melhorar a qualidade de vida dos usuários e, para isso, preza por uma pesquisa assídua e uma escrita clara.

Ver todos os posts

Deixe seu comentário

Leia também

Conheça 6 vantagens em ser um microempreendedor individual

Dicas de como cobrar o seu cliente sem desgastar a relação

Qual a importância do Social Media dentro do seu negócio

Twitter lança cursos para auxiliar empresas a mensurar campanhas na plataforma

TikTok como ferramenta de negócios: guia completo

Empreendedorismo: por que separar o dinheiro pessoal do da empresa?

Como vender no iFood, Uber Eats e Rappi?

Black Friday 2021: 7 dicas de como preparar seu e-commerce