Ir para o conteúdo principal
Foregon.comConteúdos
Acesse sua conta

Dicas para economizar no Natal

Por Guilherme GadelhaPublicado em

Por conta do aumento de preços, algumas dicas de Natal para economizar podem ser um excelente presente para o seu bolso. Atentar-se aos detalhes é sempre fundamental, afinal, a única pessoa que deve entrar no vermelho, é aquele parente engraçado na hora de vestir a roupa de Papai Noel, certo?

Dicas de Natal para economizar nos presentes

Na hora de montar o seu orçamento, os presentes são um dos itens que mais ocupam espaço na carteira. Ter um procedimento que facilite a compra das lembranças pode ser um passo importantíssimo para o seu milagre de natal. Confira algumas dicas abaixo.

Quanto devo gastar?

Esse passo é essencial para não gastarmos mais do que temos. Busque fechar um orçamento com um limite específico. O foco em compras à vista deve ser levado em conta, visto que as dívidas em Janeiro costumam ser mais altas por conta de impostos como o IPTU e IPVA.

Imperdível
Sua chance de ter um cartão de crédito sem anuidade78.477 pessoas já pediram
Ver cartão
Encerra em 16:20

O que é preciso levar como prioridade?

Contar com uma lista de prioridades também pode salvar o seu bolso. Mesmo que o seu amor seja grande, é importante saber se esse sentimento se equipara a quantidade de dinheiro que você tem. Por isso, escolha cuidadosamente quem você vai presentear.

dicas de Natal para economizar

Pesquise produtos e preços com antecedência

Apesar do jeitinho brasileiro deixar tudo para a última hora, é de extrema importância ter em mente o que e onde comprar. Dessa forma, você evita imprevistos e surpresas desagradáveis relacionadas a estoques e preço.

Outro ponto que devemos levar em conta, são as companhias que você leva na hora de fazer suas compras. Uma segunda opinião pode mudar todo o roteiro, principalmente quando se trata de crianças. Evite as tentações e mantenha o foco no seu orçamento.

Compras na internet e os devidos cuidados

As facilidades que a internet nos oferece apresentam várias soluções para o nosso cotidiano, no entanto, é preciso se prevenir de possíveis problemas que você pode encontrar na web. Com o site do Reclame Aqui, você tem um ótimo recurso para evitar cair em uma roubadas.

A reputação da empresa é um ótimo indicador para saber se a compra compensa ou não. Além do Reclame aqui, também é essencial se ligar no prazo que a encomenda pode demorar para chegar. Até porque você não quer entregar o presente depois do Natal, não é mesmo?

O valor de um presente não é definido pelo preço

Saber diferenciar valor e preço é uma dica que você deve levar para a sua vida. Nem tudo que é valioso costuma custar dinheiro, visto que o principal papel de um presente é proporcionar felicidade à alguém. Se você conhece bem a pessoa que deseja presentear, é possível encontrar outras alternativas e presenteá-la com algo feito por você.

Amigo Secreto

Recorrer a velha brincadeira de fim de ano pode te ajudar a levar a sério as suas economias. Com o Amigo Secreto, todo mundo pode se presentear sem nenhuma dificuldade. Consulte a sua família e descubra se a brincadeira vale a pena.

Se for viajar, encontre maneiras de economizar

É comum que as pessoas viajem nessa época do ano para encontrar seus entes queridos. Contudo, você pode encontrar alternativas para economizar durante a viagem.
Em viagens de carro, é possível economizar usando alguns cartões de crédito específicos.

Geralmente, os cartões de postos de combustível oferecem vantagens maiores aos motoristas. Clicando aqui, você confere um comparativo entre os cartões Ipiranga e Petrobrás e decide qual se encaixa melhor nas suas necessidades.

Dicas de Natal para economizar na Ceia

Quando se trata de comida, um banquete é sempre a primeira coisa que vem na nossa mente. No entanto, dá pra fazer bastante coisa gastando pouco. Confira como abaixo:

Ceia colaborativa

Além de unir os temperos da família e promover o espírito natalino, as ceias coletivas são uma ótima maneira para economizar. Combine as formas de colaboração com os seus amigos e familiares para garantir variedade e economia em sua ceia.

Compre com antecedência

A oferta e demanda são alguns itens que podem encarecer a maioria dos alimentos nesta época do ano. Faça uma lista com os itens essenciais e garanta boa parte da comida, isso será de grande ajuda para evitar imprevistos.

Pesquise preços

A variação de preços entre os mercados e supermercados pode assustar qualquer consumidor. Por isso é importante fazer uma pesquisa para checar valores e encontrar possíveis substituições de alguns alimentos.

Para se ter ideia, o preço dos panetones de marcas mais conhecidas podem chegar a incríveis 500% de diferença de outras marcas. É importante economizar, mas sem perder a qualidade que você busca.

Agora que você já sabe as nossas dicas de Natal para economizar, você tem um tempo para se programar e evitar futuras dificuldades. Esperamos que você tenha gostado do nosso presente e que ele renda um futuro próspero para você!

Gostou? Deixe seu curtir
Compartilhe
Guilherme Gadelha

Publicitário e Redator na Foregon. Gosta do universo financeiro e tem a escrita como hobby e profissão.

Ver todos os posts

Deixe seu comentário

Leia também

Conheça o Anthor, aplicativo que conecta empresas a prestadores

WhatsApp Pay: confira 8 vantagens desse tipo de pagamento

Mercado Pago: guia completo

Tipos de carro: principais características e diferenças

5 livros que mudarão sua vida financeira

3 conselhos básicos para alcançar a liberdade financeira

Inteligência artificial em soluções antifraude

Onde usar a carteira digital Apple Pay?