Foregon.comConteúdos
    1. Educação financeira

    Dicas de presente de dia dos pais: orçamento em dia

    Por Leonardo JacominiPublicado em
    Compartilhe

    A nossa conversa de hoje é direta e reta para você que quer dicas de presente de dia dos pais sem sair do orçamento. Então procura uma posição confortável e fique ligado!

    Você já sabe né, agosto chegou e o segundo domingo do mês é dedicado a eles, nossos pais. Para quem ainda tem o privilégio de ter essa pessoa tão importante por perto, certamente procura agradar nesse dia especial.

    Para muitos, o herói, o melhor amigo, confidente e muitas vezes o cúmplice de aventuras. Carinho de pai pode ser impossível de retribuir a altura. Mas, mesmo assim, os filhos sempre buscam fazer esse dia mais feliz.

    O problema surge mesmo quando a gente pensa no orçamento. Sem ter se preparado – o erro mais comum das pessoas – as datas surpreendem e a correria para o presente perfeito que caiba no orçamento pode se tornar uma tarefa difícil.

    Penso que talvez seja o seu caso, caro leitor. Por isso mesmo o Foregon Edu quer te ajudar nessa missão muito importante – as melhores dicas de presente de dia dos pais e ainda ficar com o orçamento em dia.

    Tá curioso? Vem ver!

    Presente de dia dos pais – a missão

    Você já deve ter ouvido aquele papo de que o presente é o que menos importa. Amor e carinho são os principais pedidos dos pais. Isso não deixa de ser verdade. Muitos dizem não esperar presentes, mas sim as coisas mais simples, aquilo que só abraço e admiração conseguem dizer.

    Por outro lado, muitos filhos fazem questão de presentear o paizão. Mas, na hora de olhar a carteira ou o saldo bancário… É, você deve imaginar (ou viver) a cara de angústia, sem saber o que fazer.

    Não precisa se desesperar. Existem meios para que você consiga fazer a sua surpresa e ainda assim não ficar tão enrolado. O melhor de tudo, é que isso vai servir para as próximas datas comemorativas. Tenho certeza de que, no ano que vem, você vai estar preparado para esse dia dos pais.

    Então, antes de falar sobre as dicas de presente de dia dos pais, confira como fazer um planejamento para datas especiais.

    Planejamento ajuda a economizar

    Essa dica é simples rápida e muito importante para você que busca controlar os gastos e planejar a sua vida financeira. É regra, quem se organiza, vive melhor com o dinheiro.

    Por isso, já falamos sobre planejamento e organização financeira aqui no blog. Pode parecer difícil, mas quem começa a fazer, nunca mais abandona o costume. 

    Então, para que você não passe mais por essa situação complicada de quando chega as datas especiais, assim como dia dos pais, você precisa saber com antecedência o que vai ter pelo ano.

    Por exemplo. Dia das mães, pais, natal e aniversários das pessoas que mais amamos, não mudam. Então, fica fácil saber quais meses esses gastos são esperados.

    O que é melhor: quando você compra com antecedência, bem antes da data (se tratando das especiais), os produtos tendem a ser mais baratos, já que a procura pelo segmento é baixa.

    Então, coloca aí no seu planejamento: datas especiais em vermelho e de preferência com algumas semanas de antecedência. Assim, você sabe que no próximo mês não pode gastar tanto, já que tem outras prioridades.

    Agora que você aprendeu a não passar mais “sustos” de uma forma bem fácil, que tal ver as melhores dicas para presentear seu pai?

    Dicas de presente de dia dos pais sem dívidas

    Não é difícil presentear com amor e ainda ficar com a conta no azul. Primeiro, você deve adotar dois pensamentos: o primeiro, de que o presente não muda o que seu pai pensa de você ou o carinho que tem. O segundo, é colocar o presente dentro do seu orçamento.

    Não adianta pensar em surpreender quem você ama e depois viver na dívida ou se enrolar no orçamento com o parcelamento do cartão de crédito. Isso pode provocar a preocupação e não a felicidade do seu pai – pense nisso.

    Seguindo esses princípios, confira nossas outras dicas de presente de dia dos pais para quem tem um orçamento pequeno.

    Dicas de como presentear o pai

    • Pense no presente que seu pai precisa, isso é unir o útil ao agradável
    • Procure por promoções em lojas e shoppings, normalmente nessas datas o comércio tem bons preços
    • Pesquise sempre – nunca leve de primeira, você pode economizar muito se tirar um tempo para rodar pelas lojas, por isso, nunca deixe para a última hora
    • Se tiver e for possível, divida o valor do presente com seu irmãos
    • Um almoço ou jantar especial pode ser bem mais legal e  ainda construir boas memórias
    • Se for dividir em parcelas, analise antes a sua fatura, veja se cabe mais uma despesa e se não virão novas pelos próximos meses
    • Fuja de juros, caso parcele a compra, procure por estabelecimentos que não cobrem juros pelo tipo de pagamento escolhido
    • Faça você mesmo: eu não sei você, mas adoro essa coisa de faça você mesmo. Pode ser um bom café da manhã ou aquele almoço de domingo preparado por você ou até uma cesta com os produtos que ele mais gosta
    • Vale presente – não sabe o que dar de presente do dia dos pais? O vale presente é uma boa alternativa. Você escolhe o valor e o deixa livre para escolher o que quer.

    Fique atento

    A internet é uma ótima aliada quando o assunto é compras. Pesquise por diversas lojas e use os comparadores de preço. Assim, você garante que fez o melhor negócio.

    Só não se esqueça de ficar atento ao prazo de entrega! Se a loja possui sistema para retirar na loja, opte por essa. Normalmente, o frete é mais barato ou até gratuito e ainda  pode chegar mais rápido.

    Pela internet ainda, é possível se arrepender da compra. Caso o produto não atenda às suas necessidades ou outro tipo de desconforto com a compra. Fique ligado, o prazo para arrependimento da compra, sem ônus ao consumidor é de 7 dias a contar da data de recebimento.

    Pronto para o dia dos pais? Que tal também começar a falar sobre educação financeira em casa? Aqui no blog você encontra dicas de como começar e de quanto essa rotina faz bem.

    Não esqueça de dar aquele abraço apertado e um beijo no seu paizão. Ah, e uma cartinha feita a mão também é bem legal!

    Gostou? Deixe seu curtir
    Compartilhe nas suas redes sociais

    Leia a seguir

    • Educação financeira

      Os melhores sites e aplicativos sobre educação financeira

    • Educação financeira

      Educação financeira será matéria obrigatória nas escolas

    • Educação financeira

      10 lições sobre dinheiro que você precisa saber

    • Educação financeira

      Por que é importante ter uma boa educação financeira?

    Ver mais conteúdos

    Veja o que estão comentando

    Cadastre-se e receba grátis as melhores dicas e conteúdos sobre o mundo financeiro
    Ainda não tem uma conta?