Foregon.comConteúdos

Dicas de segurança digital

Por Banco PANPublicado em
Compartilhe

Estamos conectados quase que o tempo inteiro. Basta observar que o brasileiro passa cerca de 9 horas por dia em atividades online, o que reforça a importância de conhecer algumas das melhores dicas de segurança digital.

Para ajudar, reunimos seis dicas para que você tenha um pouco mais de segurança digital nas suas atividades de lazer ou de trabalho na internet.

#1 Atualize seu antivírus constantemente

Ter um antivírus instalado em seu computador é obrigatório — assim como mantê-lo sempre atualizado. Para isso, certifique-se de que existem novas versões do seu aplicativo para que ele mantenha o seu computador protegido contra as ameaças online.

Imperdível
Sua chance de ter um cartão de crédito sem anuidade78.477 pessoas já pediram
Ver cartão
Encerra em 16:20

A cada atualização, o antivírus acumula camadas de proteção e passa a entender melhor o comportamento e as ações de crimes virtuais. Por isso, ao atualizar o programa de tempos em tempos, você se protege contra essas eventuais ameaças.

#2 Crie senhas realmente complexas

Senhas com sequências fáceis, como 12345, ou que remetam a datas relativamente fáceis e associadas à sua vida, como a data do seu aniversário ou de algum parente, são riscos à sua segurança digital.

É preferível que você crie senhas que tenham as seguintes características:

  • O uso combinado e misturado de números e letras;
  • Letras minúsculas e maiúsculas ao longo da senha;
  • Caracteres especiais, como #@_/; e outros.

Além disso, considere a troca de suas senhas depois de algum tempo. Isso ajuda a dar mais segurança para lidar com as questões do dia a dia online.

#3 Atenção ao utilizar o comércio eletrônico

Ao fazer transações online — como o internet banking e compras em e-commerces — estamos sujeitos a ataques virtuais. Afinal, é um momento em que compartilhamos nossos dados pessoais e também algumas informações bancárias, como o número do cartão de crédito.

Porém, é possível ficar de olho em algumas questões que podem ser armadilhas para o consumidor. Por exemplo: caso você tenha chegado a uma loja virtual desconhecida, certifique-se de que o site é confiável (faça uma pesquisa online sobre a marca) e se a empresa tem boa reputação em sites como o Reclame Aqui.

Além disso, sites confiáveis têm um cadeado localizado na barra de endereço do seu navegador. Isso atesta que a empresa se preocupa com a sua segurança digital e que os seus dados estão um pouco mais protegidos contra crimes virtuais, como o roubo de suas informações.

#4 Desconecte-se dos sites ao sair

Saiu da sua rede social? Então, desconecte o seu perfil. O mesmo vale para lojas virtuais, fóruns online e sites que pedem o seu cadastro para determinadas atividades.

Você pode gastar mais tempo, tendo que logar e deslogar todas as vezes, mas ao menos isso cria uma boa dose de segurança para que ninguém acesse e use a sua conta sem que você fique sabendo.

#5 Atenção aos e-mails falsos

É muito comum que criminosos criem e-mails falsos para aplicar golpes em pessoas desavisadas. Geralmente, essas mensagens contêm links falsos com vírus, uma vez que a pessoa clica neles, ou mesmo o conteúdo do e-mail é inteiramente falso, mas enviado em nome de outras instituições.

Vale a pena se atentar ao endereço de e-mail do remetente e, até mesmo, ficar de olho em soluções que ajudam a identificar a veracidade dos anexos enviados, como boletos para pagamentos.

#6 Evite o uso de redes públicas de internet

É comum que tenhamos o hábito de nos conectarmos a todo tipo de rede pública que apareça no caminho, como a rede da faculdade, de um shopping center e de outros espaços públicos. Mas são alternativas cujas medidas de segurança digital podem não ser tão eficientes.

Com isso, corremos o risco de ter os nossos dados extraviados, como as senhas que você usa para o e-mail, seu banco e redes sociais. Evite, então, navegar por sites que demandam algum tipo de informação particular para garantir que os ataques virtuais não sejam endereçados a você.

Gostou? Deixe seu curtir
Compartilhe nas suas redes sociais

Banco PAN

O Banco PAN atua com foco em pessoas físicas, ofertando crédito consignado (empréstimo e cartão de crédito), financiamento de veículos usados e motos novas, além de conta corrente digital completa, cartões de crédito e venda de seguros

Ver todos os posts

Leia a seguir

  • Dicas financeiras

    Mibank: conheça

  • Dicas financeiras

    WhatsApp clonado: o que fazer?

  • Dicas financeiras

    Como calcular o valor de uma dívida?

  • Dicas financeiras

    O que é linha de crédito e como obter uma para sua empresa?

Ver mais conteúdos

Veja o que estão comentando

Principais conteúdos

Principais assuntos

  1. Home
  2. Conteúdo
  3. Dicas financeiras