14 dicas para economizar gás em casa

Apesar do grande desafio, economizar no gás em casa é algo que deve ser sempre uma tarefa bem-vinda. O preço médio do botijão de gás sofreu um aumento e está custando mais caro a cada dia que passa.

Saiba como economizar no gás de cozinha na sua casa e garanta mais rentabilidade.

Começando a economizar gás

1. Atente-se aos vazamentos. Busque sempre checar a mangueira e certifique-se de que ela está em bom estado. Caso você note algum defeito, procure fazer a troca imediatamente.

2. Regule o seu fogão. Quando ele está desregulado, além de deixar o ambiente mais perigoso, ele também pode aumentar o consumo de gás. Para fazer a manutenção, procure por um técnico de confiança.

3. Mantenha as bocas do fogão limpas. Quando o gás consegue sair sem nenhum problema, isso diminui o desperdício e aumenta a sua economia.

Não se esqueça da panela

4. Tenha certeza de que a panela está no meio da chama. Assim, a comida irá ficar quente por igual e pronta com mais agilidade.

5. Enquanto estiver cozinhando os alimentos, tampe as panelas. Além de economizar mais gás, a sua comida também irá ficar pronta mais rapidamente.

6. Utilize as panelas de tamanho certo para as bocas do fogão. Evite colocar uma panela pequena em uma boca maior.  É provável que uma parte da chama nem chegue ao fundo da panela. Você pode não saber, mas uma panela com 2 centímetros menor ou maior que os limites da boca pode desperdiçar até 40% do calor.

7. Também busque alterar as panelas que estão mais tortas. Lembre-se de que elas não distribuem o calor da chama de forma correta.

Cozinhe da forma certa

8. Use bem a sua panela de pressão. Ela cozinha os alimentos mais rápido do que as panelas comuns.

9. Ao cozinhar feijão ou leguminosas, não se esqueça de deixá-las de molho antes. Dessa forma, a comida não vai precisar ficar cozinhando por muito tempo.

10. Quando for cozinhar macarrão, adicione sal assim que colocar a água no fogo. A partir do momento que ela ferver, insira o macarrão, misture, desligue o fogo e mantenha a panela fechada. Depois de cozido, escorra a água pela pia.

11. Nunca exagere na quantia de água quando for cozinhar algum alimento e não permita que a fervura fique mais que o necessário. Quando você coloca uma muita água, ela leva mais tempo para ferver, e consequentemente, demora mais para cozinhar a comida.

Dicas extra

12. O micro-ondas é uma boa alternativa. Ele é ótimo para esquentar comidas em menor quantidade.

13. Mantenha as refeições em um único horário. Isso também irá te ajudar a economizar mais gás.

14.  Tome cuidado com os ventos, para evitar que a chama do fogão se apague. Isso também irá te ajudar na quantidade de tempo gasto para cozinhar os alimentos.

A economia para no gás de cozinha?

Como também estamos falando de alimentos, vale lembrar que a economia com comida e supermercado também deve ser levada em conta. Conferir algumas dicas para economizar no mercado pode te ajudar bastante.

Outro ponto importante que também deve ser avaliado é saber se compensa mais comer fora ou em casa. Para te ajudar a decidir qual é o hábito mais econômico para o seu bolso, nós separamos algumas dicas que também irão te ajudar bastante. Clique aqui e saiba qual rotina se encaixa melhor com o seu bolso.

Este conteúdo foi útil para voce? 1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (1 voto(s), média: 5,00)
Loading...