Foregon.comConteúdos

Dicas para evitar erros no parcelamento do cartão de crédito

Por Janaína TavaresPublicado em
Compartilhe

Com o cartão de crédito, você tem a chance de fazer compras à vista ou a prazo. O mais comum, nesta situação, é optar pelo pagamento parcelado. Contudo, é importante ter muito cuidado ao fazer uma compra parcelada.

Isso significa que você precisa ter uma atenção redobrada, já que a dívida feita com o cartão pode durar vários meses até ser quitada por completo. Por isso, neste artigo, vamos trazer algumas dicas que você pode seguir na hora de solicitar um parcelamento e até mesmo no momento de quitar um.

Avalie o CET da compra

Para que você consiga lidar com a dívida do cartão de crédito, é preciso conhecer e levar em consideração o Custo Efetivo Total (CET) da sua aquisição.

Imperdível
Sua chance de ter um cartão de crédito sem anuidade78.477 pessoas já pediram
Ver cartão
Encerra em 16:20

Com ele, será possível verificar o valor total que a pessoa terá de pagar como, por exemplo: as taxas e os impostos que incidem na compra. 

Portanto, se você não prestar atenção nesse item e em como ele influencia o preço da sua compra, terá mais prejuízos ao quitar o produto ou serviço que você adquiriu de forma parcelada.

Evite usar o cartão de crédito toda hora

Não é segredo que esse produto financeiro deve ser usado com muita cautela e responsabilidade, justamente para que você não acumule muitas dívidas. Dito isso, nossa dica é que você retorne a utilizar o cartão apenas quando as contas já estiverem quitadas.

Sendo assim, se você já teve que parcelar o cartão de crédito no mês passado, evite fazer isso nos próximos meses. Deixe ele parado por algum tempo até que você realmente tenha condições para usá-lo no futuro.

Assuma uma dívida que caiba no seu bolso

Não vale a pena assumir um compromisso maior do que o seu orçamento permite. Isso só vai complicar ainda mais as suas finanças pessoais na hora de tentar negociar um débito. 

Portanto, faça uma análise do valor das parcelas e também da quantidade de prestações. Veja se esses dois elementos estão de acordo com o seu orçamento.

Caso não esteja, você pode tentar fazer uma negociação com a instituição financeira ou estabelecimento para ter acesso a condições mais favoráveis.

Pague o valor total da compra

Mesmo que você prefira fazer um parcelamento para pagar suas compras, quando necessário, opte pelo pagamento à vista.

Além de não ter que se preocupar com uma parcela todo mês, você evita o endividamento e, futuramente, até uma possível inadimplência por causa do atraso nos pagamentos.

É claro que nem todo mês vai ser viável comprar algo à vista, mas pense nessa alternativa como uma solução para sua vida financeira.

Dica extra

Dê preferência para prestações fixas, ou seja, aquelas que não aumentam ao longo do tempo. Assim, você saberá exatamente quanto está pagando e consegue organizar suas finanças pessoais de uma maneira mais eficiente.

Conteúdos que você precisa conhecer

Para facilitar ainda mais a sua vida financeira, preparamos alguns conteúdos que podem ser úteis para você:

Descomplicamos?

Aplique essas dicas quando for fazer um parcelamento com o seu cartão de crédito e não se esqueça de enviar sua pergunta ou sugestão aqui pra gente. Até a próxima!

Gostou? Deixe seu curtir
Compartilhe nas suas redes sociais

Janaína Tavares

Jornalista e produtora de conteúdo, é Redatora na Foregon. Apaixonada por cinema e pelo mundo asiático, seu foco está em entregar textos úteis e inspiradores.

Ver todos os posts

Leia a seguir

  • Dicas financeiras

    PagBank: dúvidas frequentes sobre o Auxílio Emergencial

  • Dicas financeiras

    Pronampe Santander: o que é e como contratar?

  • Dicas financeiras

    Receita Federal alerta sobre golpe aplicado nas redes sociais

  • Dicas financeiras

    BLU365: negocie suas dívidas online

Ver mais conteúdos

Veja o que estão comentando

Principais conteúdos

Principais assuntos

  1. Home
  2. Conteúdo
  3. Dicas financeiras